segunda-feira, maio 25, 2009

Aniversário do Coro Juvenil N.Sra. Conceição


Infelizmente, e apesar dos inquestionáveis dotes do nosso fotógrafo de serviço (Obgd mi_), só se aproveitaram estas duas fotos do evento de ontem... De qualquer forma, renovamos os votos de parabéns ao Coro Juvenil ! E já sabemos quem vamos contratar para organizar o 10º aniversário do CCS (sim, Susana, esta é contigo mesmo)...

domingo, maio 24, 2009

Olha a cegonha...

E a pouco e pouco vão-se reunindo as condições para se formar o Coro de Câmara Infantil de Setúbal... Parabéns aos futuros papás!

Seminário A Voz e a saúde vocal




Seminário de Técnica Vocal orientado por Ana Leonor Pereira, dia 30 de Maio de 2009, das 10h00 às 18h00, no Auditório José Saramago da Escola Secundária de Bocage, organizado pelo Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage.
Recomendamos vivamente!!!

quinta-feira, maio 21, 2009

Um aperitivo...



Julgamos ser o coro que irá actuar amanhã em Palmela (pelo menos o nome é o mesmo), como divulgámos no post aqui abaixo. É um ambiente informal, um filme caseiro... não sei quem é a Donna, mas é uma sortuda, pois dá para perceber que cantam bastante bem! Estamos curiosos...

quarta-feira, maio 20, 2009

10º Aniversário do Coro Juvenil da N. Sra. da Conceição

Programa do aniversário do Coro


10h00Ensaio para a Eucaristia

11h00Eucaristia

12h30 - Almoço compartilhado

15h00 - Workshop de técnica vocal pelo maestro Raul Avelãs

16h00 Concerto pelo Coro de Câmara de Setúbal e pelo Coro Juvenil N. Sra. da Conceição




Olá a todos, é com grande prazer que o Coro Juvenil N. Sra. da Conceição vos convida para a comemoração do seu 10º aniversário (alcançado no passado dia 8 de Abril), nesta missão de cantar para Deus. Contamos convosco no dia 24 de Maio, na Paróquia de N. Sra. da Conceição.

Susana Santos

terça-feira, maio 19, 2009

Favoritos - 36 **



Não me apetece fazer nenhum comentário. É só ouvir e flutuar!
Helena Matias

segunda-feira, maio 18, 2009

Worcester State College Chorale



Não é todos os dias que temos oportunidade de ouvir coros com esta qualidade (a julgar pelo concerto anterior), à porta de casa e de borla.
Aproveitemos pois!

domingo, maio 17, 2009

Prémio Polar de Música

Peter Gabriel e J. Antonio Abreu ganham Polar
13 Maio 2009

O músico e cantor britânico Peter Gabriel (na foto) e o compositor venezuelano José Antonio Abreu ganharam a edição deste ano do Prémio Polar de Música, o maior da Suécia, que é repartido entre figuras da música pop e clássica, e atribuído pela Real Academia Sueca de Música.
Gabriel e Abreu receberão um milhão de coroas (93 mil euros) durante uma cerimónia de gala em Estocolmo, no dia 31 de Agosto, na presença do rei Carlos Gustavo XVI. Gabriel foi distinguido pela sua "influência significativa no desenvolvimento da música popular - ele redefiniu o próprio conceito". Abreu fundou uma rede que oferece música clássica e workshops para jovens, e foi premiado por ter posto a música a fazer "parte integrante da vida quotidiana das pessoas".
Notícia do DN
aqui.

Sinceramente, achamos que a visão da obra do Mestre Abreu merecia uma notícia de maior destaque e com o devido desenvolvimento. "Oferece música clássica e workshops para jovens" é muito curto... Quem redigiu a notícia fala sem paixão e com total desconhecimento da dimensão da obra do Mestre!Pois, não é futebol... Enfim, não deixa de ser uma excelente notícia!

sábado, maio 16, 2009

Uma fábula revisitada...

Era uma vez, na manhã do princípio de uma Primavera quente, uma cigarra, uma formiga jovem e também a formiga mãe. O sol subia no azul do céu. Pouco a pouco, estendia-se por toda a verdura do prado. Chegou ao arbusto rasteiro em que se achava a cigarra, aquecendo-lhe o corpo pequeno. A cigarra recebeu-o, contente, movendo-se rapidamente de um lado para outro lado do pequeno ramo que a sustinha. Esticou os membros, uma e outra vez, procurou a melhor posição e deu largas à sua alegria, cantando e voltando a cantar.

Muito próximo, dormia a jovem formiga, na gruta que a protegera e à família do frio e das chuvas do último Inverno. Acordada do seu longo sono e desperta para o bom tempo da Primavera pelo canto da vizinha cigarra, a jovem formiga levantou-se e logo disse de si para si:

- Que bom, a vizinha cigarra já canta! Lá fora, o dia deve estar lindo! Vou abrir a gruta e voltar à claridade. Vou ver o azul do céu. Vou sentir o calor do sol. Vou caminhar pelo verde do prado. Vou recolher alimentos.


Pondo mãos à obra, cheia de energia e felicidade, a jovem formiga , esgravatando, esgravatando, abriu num ápice a porta da gruta, que limpou cuidadosamente. Já fora, deliciou-se, por breves instantes, com o calor e a doce claridade do tempo primaveril. Muito feliz, regressou à gruta, dirigindo-se ao caminho em que guardara, no Verão anterior, o melhor naco de alimento que conseguira recolher. Apertou-o contra si e reconduziu-o, com muito esforço, gruta acima, até perto da cigarra. Aí chegada, a jovem formiga exclamou:

- Vizinha, como passou todo este tempo? Obrigada por me ter despertado para este dia tão lindo. Se não fosse o seu canto, ainda agora estaria, sonolenta, no escuro e frio da gruta.
Ao ouvir a voz amiga e meiga da jovem formiga, a cigarra, jovem também, parou de cantar, desceu, ágil e apressada do seu ramo e abraçou, longamente, a vizinha que, desde os primeiros frios do Outono, não via. Conversaram por longos minutos, riram alegremente e já quando se preparava para partir para as lonjuras do prado, a jovem formiga disse, cheia de alegria:
- Amiga, aqui deixo-lhe alimento para que possa continuar a cantar e a tornar mais alegres e felizes estes dias quentes, tão azuis, tão lindos.

O sol ia já mais alto quando, apressada e sempre feliz, a jovem formiga regressou, carregada, com os alimentos que colhera, à sua gruta. A formiga mãe levantara-se e tinha já varrido e arrumado quase todos os cantos da gruta. Ao avistar a jovem formiga, a mãe disse bruscamente:
- Onde está o melhor naco de alimento que tínhamos naquele canto?
- Dei-o, minha mãe, à vizinha cigarra, que, esta manhã, com o seu canto, me avisou da chegada do calor primaveril, fazendo-me tão alegre e tão feliz.
Fora de si, falando alto, quase aos gritos, a formiga mãe advertiu:
- A cigarra se quiser comer que pare de cantar e vá arranjar alimentos. Não temos de dar de comer a quem passa a vida a cantar. Não voltarei a avisar-te! Se repetires o que fizeste hoje, castigar-te-ei duramente. Não terei dó nem piedade.
Escorrendo-lhe copiosas, já as lágrimas pelo rosto, a jovem formiga, com voz trémula, soluçada, mas suave, disse:
- Sabia que a avó dizia isso, mas, desde então, passou tanto tempo! Acreditava que a mãe pensasse de outro modo! A cigarra canta, faz o que deve, faz o que melhor sabe fazer, alegra o Mundo e os outros seres. Foi esse o papel que lhe coube no acto da Criação. E por entre soluços, continuou:
- Mãe, já pensou na tristeza que seria o Mundo sem o canto mavioso dos passatinhos, sem a beleza inigualável das flores na Primavera, sem a poesia, a música e toda a arte dos humanos?! Mãe, deixe-me, pelo bem dela é certo, mas também pelo nosso bem, pela nossa felicidade, ajudar a cigarra a cantar!

A formiga mãe que se acalmara com as palavras suaves da filha e a ouvira em silêncio, permaneceu imóvel, doce e comovidamente, por alguns instantes.
Seguidamente, sem dizer palavra, dirigiu-se-lhe, abraçou-se, enxugou-lhe as lágrimas, afagou-a e beijou-a carinhosamente.
Daí em diante, naquele prado, em tempo quente, o canto alegre da cigarra nunca mais deixaria de ouvir-se.

Hélder Olavo






sexta-feira, maio 15, 2009

O príncipe André!




Olá a todos! A maior parte de vós já sabe mas cá vai a novidade: JÁ SOU MAMÃ DE UM LINDO MENINO! O André Arruda nasceu no dia 11 de Maio às 9h57 da manhã com 2 840 kg. Ele é muito pequenote mas muito sossegado e mamão, por isso, em breve prevejo que aumente de peso. Beijos muiiiiiiiiitos felizes da mamã muiiiiiiiiiito babada e cumprimentos do papá Luís e do André também claro.


Ana Costa Arruda

Esperem pela próxima manif de profs...

India breaks Guinness Record in choir singing

NEW DELHI, May 12 (Xinhua) -- Over 160,000 people in twin cities of Hyderabad and Secunderabad in West India gathered to sing in one voice and made it to the Guinness Book of World Records, local tabloid Mail Today said Tuesday.

The mammoth gathering paid a tribute to the 15th century South Indian Telugu composer Tallapaka Annamayya by singing seven classical songs composed by him at the Secunderabad Parade Grounds in the twin cities Sunday evening, according to the report.

The previous record was set more than seven decades ago by a German choir on Aug. 2, 1937, when 60,000 people sang the German national anthem in chorus under Nazi orchestration.

In the twin cities, the sprawling ground was packed with people of all age groups and from all walks of life. They joined a team of classical singers led by Carnatic -- a south Indian form of music -- vocalist Garimella Balakrishna Prasad. The event marked the Telugu composer's 601st birth anniversary, said the report.

The composer wrote over 35,000 songs in praise of Hindu Lord Venkateswara.

A Guinness representative, Raymond Marshal, announced after the choir finished its performance that a new record had been set.  


A notícia
aqui.

quinta-feira, maio 14, 2009

Coro com bom humor



Cartoon claramente dedicado, com muito carinho, à Maria João o nosso GRANDE soprano de coloratura.

quarta-feira, maio 13, 2009

Favoritos - 35**



J.S. Bach – Variações Goldberg, BWV 988 – Glenn Gould, piano.

Estávamos no ano de 1955. Um jovem pianista canadiano de 23 anos tem um acto de ousadia: gravar as Variações Goldberg, BWV988 de J.S. Bach em piano, coisa que ninguém tinha feito antes e ainda para mais no seu primeiro registo discográfico. A escolha da obra para ser gravada foi objecto de controvérsia e de dúvida, mas o sucesso alcançado pelo disco rapidamente tirou fundamento a todos os argumentos. Rapidamente a obra lhe ficou associada de uma forma profunda sendo interpretada por Gould na íntegra ou por partes em variadíssimos concertos.

Em 1964 deixaria de dar concertos públicos, dedicando-se apenas a gravações.

Ano de 1981. Gould com quase 50 anos de idade faz, o que viria a ser, a sua última gravação da obra. A escolha de tempos para a Ária, 30 variações e Ária da Capo é completamente diferente da de 1955. Na sua grande maioria as Variações são tocadas bastante mais lentas agora.

A obra estrutura-se, como disse, em: Ária – 30 Variações – Ária da Capo, um pouco como a vida de Gould no que diz respeito a esta peça: foi a que gravou em 1º lugar – continuou com gravações variadas (na sua maioria de obras de Bach) – foi a peça que gravou em último lugar.

Assim, esta Ária da Capo é como o seu canto do cisne. E a mim parece-me que ele o sabia. Aqui está toda a emoção e mestria de Glenn Gould. Ele morreria cerca de 1 ano depois da gravação, dois dias depois de completar 50 anos de idade.

Reparem no momento que começa cerca dos 2:40, e principalmente a maneira como esse momento é preparado. Tudo é perfeito. Tudo é emoção. Quase que podemos ver o peso do mundo inteiro nos seus ombros, inclinando-o sobre o teclado, mas, no entanto, ele encontra Paz e Liberdade na sua música. Neste breves minutos está presente a união entre Tristeza e Alegria. Entre Racionalidade e Insanidade. Vida e Morte. É música para se ouvir de joelhos…

Nuno Batoca

terça-feira, maio 12, 2009

Cantique de Jean Racine Op.11


Discover Faure!


A propósito do aniversário de Fauré, fomos descobrir esta gravação antiga do Cantique de Jean Racine, cantada pelo CCS dirigido por Raul Avelãs e com Rodrigo Gomes no orgão.

Jean Racine foi um dramaturgo, matemático e historiador francês que viveu no Século XVII.O texto desta peça, é uma paráfrase de Racine do Hino Consors paterni luminis.

Cantique de Jean Racine

Verbe, égal au Très-Haut, notre unique espérance,
Jour éternel de la terre et des cieux;
De la paisible nuit nous rompons le silence,
Divin Sauveur, jette sur nous les yeux!

Répands sur nous le feu de ta grâce puissante,
Que tout l'enfer fuie au son de ta voix;
Dissipe le sommeil d'une âme languissante,
Qui la conduit à l'oubli de tes lois!

O Christ, sois favorable à ce peuple fidèle
Pour te bénir maintenant rassemblé.
Reçois les chants qu'il offre à ta gloire immortelle,
Et de tes dons qu'il retourne comblé!

Aniversários


Gabriel Fauré nasceu eno dia 12 de Junho em Palmiers em 1845 e morreu em Paris em 1924. Foi compositor, organista e mestre de coro. A partir de 1896 , foi professor de composição no Conservatório de Paris, tendo tido alunos como Maurice Ravel e Nadia Boulanger. A música de Fauré demorou tempo a ser aceite fora de França, mas hoje é reconhecido como um dos maiores compositores franceses, um mestre do ciclo de canções, um poeta do teclado e um profundo compositor de música de câmara. Das suas obras mais conhecidas destacam-se o Requiem em Ré m Op. 48, Pélleas et Mélisande Op.80 e a Pavana Op.50. Fauré compôs óperas, música coral, ciclos de cançoes, música de câmara, para além de várias peças para piano.

segunda-feira, maio 11, 2009

Já nasceu!



O André, primeiro rebento da Ana Costa e do Luís! Sabemos que nasceu em Lisboa, na Maternidade Alfredo da Costa às dez da manhã de hoje, e que está tudo bem!
O CCS dá os parabéns aos pais babados, as boas vindas ao príncipe e deseja as maiores felicidades à família alargada!
Ah!.. Claro está, aguardamos ansiosamente as primeiras fotos do Andrézinho!

domingo, maio 10, 2009

Fã que é fã...







...aguarda pela vedeta durante duas horas, debaixo de chuva cerrada e sem qualquer protecção para a mesma, por um rabisco que se guarda com a vida.

Boa mi_!!!

sábado, maio 09, 2009

Concerto pelo Lehigh University Choir



Hoje às 21h30 na Igreja Matriz de Palmela, o Lehigh University Choir irá interpretar obras de Bach, Stanford, Josquin des Prés e do próprio Steven Sametz, director coral e compositor de renome. A entrada é livre.

Isto por cá está bonito...

"Setúbal: violência voltou esta noite à Bela Vista com viaturas incendiadas e tiros"
Eis o que me espera para o ano.. Acho melhor começar a investir num Kevlar, num curso de defesa pessoal e num carro blindado :(


O resto da notícia do jornal Público aqui.

sexta-feira, maio 08, 2009

Astronauta



Não é bem um "Favorito", é mais um "Apeteceu-me".
Odeio Rap. Mas este Pensador é um poeta e a voz dele soa-me cantada.
Mais alguém gosta?


Astronauta! Tá sentindo falta da Terra?
Que falta que essa Terra te faz?
A gente aqui embaixo continua em guerra
Olhando aí prá lua implorando por paz
Então me diz: Porque quê você quer voltar?
Você não tá feliz onde você está?
Observando tudo a distância
Vendo como a Terra é pequenininha
Como é grande a nossa ignorância
E como a nossa vida é mesquinha
A gente aqui no bagaço morrendo de cansaço
De tanto lutar por algum espaço
E você com todo esse espaço na mão
Querendo voltar aqui pro chão?
Ah não, meu irmão! Qual é a tua?
Que bicho te mordeu aí na lua?



quinta-feira, maio 07, 2009

Aniversários

Johannes Brahms, compositor e pianista alemão, nasceu em Hamburgo em 1833, vindo a falecer em Viena em 1897. Em 1853 Robert Schumann referiu-se a ele com "um génio" num artigo intitulado "Novos Caminhos". Em 1860 assinou um manifesto em que se opunha aos "novos métodos" de composição, sendo considerado, a partir de então, como a antítese de Wagner na música alemã. O seu primeiro concerto para piano (1859) foi um fracasso e só dez anos depois conheceu o sucesso com o "Requiem Alemão". Brahms foi um mestre em todas as formas musicais, à excepção da ópera, que nunca compôs. As suas principais obras são as 4 Sinfonias, os 2 concertos para piano, o concerto para violino, as Danças Húngaras e as Variações sobre um tema de Haydn para orquestra e, o já referido, Requiem Alemão para sop, bar, coro e orquestra.
Há uns anos cantámos o seu "Waldesnacht". Aqui fica para relembrar...

quarta-feira, maio 06, 2009

Piano a 4 pernas e duas mãos



Com dedicatória especial ao nosso Pianoman. Já pensaste no que um piano destes pode fazer pela forma física de um pianista? Todos deveriam ter - também - um destes!

terça-feira, maio 05, 2009

Cantar em coro pode mantê-lo mais jovem


Depois de termos comprovado que nos torna mais felizes, verificamos agora que também nos torna mais jovens.
'Bora lá poupar no Retinol!

Encontrado aqui.

Singing in a choir can keep you young, researcher says
Benefits found to be similar to those of general exercise

Though Brahms and Beethoven aren't what Richard Simmons had in mind with Sweatin' to the Oldies, new research suggests the composers' choral work might be just what your body wants.

According to Victoria Meredith, a University of Western Ontario professor who used the school's adult choirs as a "live research lab," participation in choral music leads to increased respiratory function, improved overall health, a heightened immune system and improved brain function.

Meredith also concludes that performing in a choir "can keep you younger and healthier for longer," pointing to similar studies that found people who sing on a regular basis require fewer doctors' visits, are less prone to falls, don't need as much medication, and are less likely to be depressed.

Put simply, group singalongs may offer the benefits of exercise without the humiliation of Spandex.

"Just as in general physical exercise, optimal results are seen when a singer exercises their vocal muscles at least three times a week for at least 20 minutes at a time," says Meredith, who has worked with the Canadian Centre for Aging and Activity.

"A heavy workout one day is usually best followed by either a light workout or vocal rest the following day."

Meredith's research with four choirs, whose members varied in age from 18 to 84, spanned the last two years. Her investigation looked at everything from breath control and vocal range to anecdotal information such as whether or not the choristers felt happier or more aware of their bodies when they performed.

"Individual participant responses included such comments as: 'Singing keeps my mind more agile,' 'Singing increases the amount of joy in my life' (and) 'My breathing is better -- even after lung surgery,'" says Meredith, noting that the observations align closely with those of George Washington University's three-year study on the impact of professionally conducted cultural programs on older adults.

Though Meredith remarks that many of the documented benefits of singing are "of a psychological nature, related to being part of a group with shared goals," researchers have also discovered compelling evidence for physical advantages. The disease-fighting protein (sIg A), for example, was found to increase by 150 per cent during choir rehearsals and 240 per cent during performances.

John McMillan, an Edmonton musician and choir director, may be living proof of the power of song. Since he began performing choral music 13 years ago, McMillan says he gets sick less often, has more energy, and feels generally happier.

"When (a show) goes well and you feel like you've positively affected other people, it affects you, too," says McMillan, 28.

"I feel rejuvenated after a performance -- kind of like my soul has been revitalized."

segunda-feira, maio 04, 2009

Vasco Granja ( 1925-2009 )



Morreu hoje, aos 83 anos de idade, Vasco Granja.
Se calhar, muitos dos nossos jovens coralistas não o conhecem... mas aqueles que, como nós, nasceram nos anos 70 estão decerto marcados por esta figura.
I Know I am.
Roubámos a ideia deste vídeo ao GRANDE Umbigo.

domingo, maio 03, 2009

Favoritos - 34



Adoro a forma como as vozes, de características tão diferentes, se fundem. E depois o próprio texto, que é mesmo uma oração..
Margarida Brandão

sábado, maio 02, 2009

A Ferrari dado não se olha a cor...


"O Nosso Ferrari é Veeeeeeeeerde!!"
E como prometido, aqui está o grande prémio. Espero que gostes, demorou mais tempo a chegar por causa da personalização... Farás furor!!!

Ecos de um Concerto

orq simon bol

Depois de tanto alarde que fizemos em volta deste concerto, ficar-nos-ia mal não darmos a nossa impressão. Assim, achámos que:
- tudo aquilo que se diz sobre a energia, vitalidade, explosão de ritmo da orquestra Juvenil Simon Bolivar é absolutamente VERDADE, especialmente no que ao repertório "mais latino" diz respeito.

- embora seja uma orquestra de topo, a "Sagração da Primavera" ainda fica um pouco além do domínio técnico destes jovens, isto sem mencionar a entrada absolutamente caótica do pobre fagotista a quem deve ter acontecido um percalço qualquer...


- algumas más-línguas afirmam que o Dudamel é um produto de marketing, vivendo apenas da imagem carismática e do seu ar exótico; contestamos veemente!!! Na nossa humilde opinião, o Dudamel tem um gesto muito claro e definido, domínio perfeito da técnica e consegue uma expresividade enorme por parte da orquestra, desde uns pianíssimos dulcíssimos até uns fortíssimos épicos e brutais!


Ah! E não foi preciso pedir o bilhete de volta no que ao fato de treino diz respeito ;))
Encontrámos dois amigos nossos no concerto.. será que nos brindarão com a sua opinião?...

segunda-feira, abril 27, 2009

Asagohan..



Este vídeo é dedicado ao nosso contralto mais apreciador de Sushi do CCS (todos sabem quem é!). Mas também pode ser dedicado ao nosso reforço tenor mais dado às lides da dança (também todos sabem quem é!), reparem só no minuto 2:25 se não vos faz lembrar algo... ;)
Finalmente, um novo Ferrari a prémio (desta vez verde alface) a quem descobrir o significado de Asahogan...

domingo, abril 26, 2009

Canto do Livre

Ainda a propósito da passagem do 35º Aniversário do 25 de Abril, aqui deixamos a gravação e o texto do refrão da 1ª Canção Heróica do 2º caderno, gravada pelo CCS, acompanhado pelo Pianoman, num CD preenchido com obras de Fernando Lopes-Graça.

Liberdade é mote escrito
No céu na terra e no mar
Di-lo a fera no seu grito
E a ave cruzando o ar

Di-lo o vento na procela
A vaga que se encapela
E nos espaços a estrela
Em seu contínuo girar


Soares de Passos


Discover !

sábado, abril 25, 2009

Hm... Onde é que você estava no 25 de Abril?...


Pois é mesmo este o repto que lançamos aos nossos amigos visitantes. Onde estavam no 25 de Abril? Os que "ainda não estavam" podem sempre recorrer a uma história por que a família tenha passado.
Partilhem connosco.

sexta-feira, abril 24, 2009

É já amanhã!!!!




Depois de largos meses de espera, é finalmente amanhã que vamos assistir ao concerto dirigido pelo meu segundo maestro com caracolinhos mais preferido do mundo todo. ;))
Espero que bem que tragam o fato de treino, senão exigirei o meu dinheiro de volta!!

quinta-feira, abril 23, 2009

Setúbal no seu melhor



Ora aí está, o filme sobre Che, esse famoso revolucionário Aregentino. Ainda não tive oportunidade de visitar esse belo país que é a Aregentina. Tenho uma amiga, que tendo nascido em Portugal, viveu durante vários anos na Aregentina. Também tive uma colega Aregentina na Faculdade, mas era só de nome.

Também não é grave, isto é só no Auditório Municipal Charlot, na cidade de Setúbal.
Cara AP, acho a "ultrapassámos", não?... Acredite, é com desgosto e não com júbilo que o constato...

quarta-feira, abril 22, 2009

Hoje é dia da Terra





Hoje é dia da Terra. A Pi, nossa consultora oficial para assuntos relacionados com o ambiente ;)) enviou-nos um link de um blogue a descobrir: para vos deixar curiosos, casa, arte, sapatos carros... Aqui.

E uma última sugestão (ainda Pi dixit): Desçam as escadas a pé, deixem o elevador descansar.

segunda-feira, abril 20, 2009

Coros criativos



Na minha ronda blogosférica diária, encontrei no blogue Fantasia Musical este vídeo. Achei-o extremamente criativo, simples mas eficaz... Realmente o mais difícil é ter boas ideias...

Favoritos - 33*


Esta faz-me chorar! É o lamento mais belo da história! Transmite a dor de amar de uma forma extraordinária!
Helena Matias

domingo, abril 19, 2009

Oops..




"Botox mal aplicado deixou voz da ópera sem poder cantar"


Acho que vamos ter de inserir uma nova cláusula no Regulamento Interno do CCS: não é permitido, a qualquer membro do coro, realizar intervenções cirurgicas de carácter estético que envolvam botox, silicones e afins... ;))

sábado, abril 18, 2009

Concerto pelo Coral Infantil de Setúbal


No âmbito das celebrações da elevação de Setúbal a cidade, o Coral Infantil de Setúbal e o Coro Feminino TuttiEncantus darão um concerto amanhã, dia 19 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, nos Paços do Concelho, pelas Dez da manhã. Venham e tragam os vossos rebentos!

sexta-feira, abril 17, 2009

Favoritos - 32*

Infelizmente não é possível apresentar aqui o vídeo do youtube desta canção, mas poderão vê-lo clicando aqui.

É a melhor interpretação que já vi desta canção. A expressão do Jacques Brel no vídeo diz tudo. Resistam às lágrimas se conseguirem. Eu tenho dificuldade...

Raul Avelãs

quinta-feira, abril 16, 2009

What teachers make...


... surgiu num comentário do Pianoman,(a quem agradecemos) mas merece um post próprio. Como tudo o que, nos dias que correm e Portugal, possa inspirar os professores e lembrar-lhes que vale a pena.

Dia Mundial da Voz

Hoje é o Dia Mundial da Voz!
Relembramos os seus maiores inimigos:
- Tabaco
- Álcool
- Cafeína
- Poluição
- Stresse
- Diferenças de temperatura
- Mudanças de estação do ano
- Bebidas quentes e geladas
- Refluxo gaso-esofágico
- Mau uso e abuso vocal

Cuidados a ter com a voz:
Manter uma voz saudável, requer alguns cuidados diários:

- Hidratação: beba água, em pequenos golos, ao longo do dia, à temperatura natural (2l/dia);
- Faça gargarejos com uma solução salina em água tépida;
- Lave as fossas nasais com soluções aquosas ou vaporizações diárias;
- Reduza a ingestão de bebidas como o álcool, café, bebidas com cafeína, chá preto e bebidas gaseificadas e o consumo de pastilhas à base de menta, que podem provocar desidratação;
- Não fume, evite frequentar ambientes com fumo;
- Evite ambientes com ar condicionado;
- Faça repouso vocal, após o uso prolongado de voz ou uso vocal de intensidade muito forte;
- Utilize uma articulação adequada, velocidade do discurso moderada;
- Evite usar a voz sempre que esteja “constipado”, ou em crises de alergias;
- Reduza o consumo de condimentos na alimentação provocam azia e má digestão;
- Mantenha um estilo de vida saudável.

Informações mais detalhadas no sítio do Dia Mundial da Voz e no sítio dos Médicos de Portugal.

quarta-feira, abril 15, 2009

Especial para as meninas



Elas vão perceber porquê, embora seja mais uma curiosidade do que outra coisa qualquer. Até porque a nossa versão é bem mais bonita... Será que podemos confiar numa sueca a cantar em finlandês para treinar a nossa pronúncia?...

segunda-feira, abril 13, 2009

Votos...




Não, não, não são eleitorais. Até porque esses... bem, isso agora não interessa nada. A todos os professores que cantam no CCS (e ainda são alguns) e também aos que nos acompanham, mesmo aqueles privilegiados que só têm UM aluno de cada vez na sala de aula, desejamos VOTOS de um terceiro período lectivo calmo, tranquilo e pleno de sucesso (real)!

domingo, abril 12, 2009

Páscoa, Bach, a Paixão



Com os votos de uma Feliz Páscoa, aqui deixamos um coral da Paixão Segundo São Mateus de Bach, que o CCS cantou há uns anos atrás. Quem se lembra que se acuse!...

sexta-feira, abril 10, 2009

Favoritos - 31*



...porque tenho dois oboístas cá em casa e demonstraram-me que este instrumento é mesmo especial.

Armanda Patrício

quinta-feira, abril 09, 2009

Aniversários

Giovanni Pierluigi da Palestrina
Este post é um pretexto para falarmos neste compositor pois não há certezas sequer quanto ao ano em que nasceu, quanto mais ao dia, mas a importância de Palestrina justifica esta eventual imprecisão... Palestrina terá nascido em 1524 ou 1525. Como era hábito no Renascimento, o seu nome refere a sua cidade de origem Palestrina, perto de Roma. Compôs essencialmente música religiosa, embora também tenha escrito madrigais. A sua obra mais famosa é a Missa Papae Marcelli, para 6 vozes, dedicada ao Papa Marcelo II, cujo papado durou apenas 22 dias. A lenda conta que terá sido esta missa a convencer os participantes do Concílio de Trento a não abolirem o uso da música das celebrações litúrgicas, como alegadamente estaria a ser discutido. Não há, no entanto, qualquer verdade histórica nesta lenda. O estilo de escrita clara, flutuante de Palestrina tornou-se na principal referência da música sacra renascentista.
Deixamos aqui um exemplo da sua música, interpretada pelos The Tallis Scholars dirigidos por Peter Phillips.

Dias de descanso




domingo, abril 05, 2009

Blogue de férias





Vamos estar de férias, mais ou menos por aqui. Apesar de todas as nova tecnologias, dos PC's portáteis, das placas de banda larga e das redes wireless, durante quatro dias preferimos estar desligados da World Wide Web para estarmos ligados à Mãe Terra. Se o tempo ajudar, esperamos regressar repletos de fotos de campos floridos e verdejantes para partilhar convosco.

sábado, abril 04, 2009

The Voca People



Foi o mi_ que descobriu no tubo. Custa a crer que não tenha quaisquer efeitos... de qualquer forma está muito bem feito, só me deixa um pouco a sensação de... sim?? e agora, que se segue?... Além de que têm um quê de Oompa Loompa do Charlie and the Chocolate Factory... Lol... O que acham vocês?

sexta-feira, abril 03, 2009

Favoritos 30*



Há assim um punhado de seres, que eu creio sinceramente não serem deste planeta... a Ute é, sem dúvida, um deles (assim como o Bobby e Cecilia). A perfeição,a beleza,a voz, a sensibilidade... e é mãe de três filhos! Já assisti a um concerto dela e foi, sem dúvida, um dos concertos da minha vida. Depois de a ouvir cantar e explorar todos os potenciais da sua voz, é difícil dizer de outra pessoa que canta bem...

Ana Cláudia

quinta-feira, abril 02, 2009

Castratis castrandis



A propósito do Favorito de ontem e dos comentários da Sílvia e do mi_:

Castrato (plural castrati) é um cantor masculino cuja extensão vocal corresponde, grosso modo, à das vozes femininas de soprano, mezzo-soprano, ou contralto. Na realidade, uma das características dos castrati era utrapassar a tessitura dos sopranos no grave e dos contraltos nos agudos.
A castração antes da puberdade impede a libertação para a corrente sanguínea das hormonas sexuais produzidas pelos testículos, as quais provocariam o crescimento normal da laringe masculina (para o dobro do comprimento) entre outras características sexuais secundárias, como o crescimento da barba.Basicamente, os castrati podiam fazer tudo... menos ter filhos.
Quando o jovem castrato chega à idade adulta, o seu corpo desenvolve-se, nomeadamente em termos de capacidade pulmonar e força muscular, mas a sua laringe não. A prática de castração de jovens cantores teve início no século XVI, tendo surgido devido à necessidade de vozes agudas nos coros das igrejas da Europa Ocidental, já que a Igreja Católica Romana não aceitava mulheres no coro das igrejas. Na ópera, esta prática atingiu o seu auge nos séculos XVII e XVIII. O papel do herói era muitas vezes escrito para castrati, como por exemplo nas óperas de Handel. Nos dias de hoje, esses papéis são frequentemente desempenhados por cantoras ou por contratenores. Todavia, a parte composta para castrati de algumas óperas barrocas é de execução tão complexa e difícil que é quase impossível cantá-la.
Muitos rapazes que eram alvo da castração eram crianças órfãs ou abandonadas. Algumas famílias pobres, incapazes de criar a sua prole numerosa, entregavam um filho para ser castrado. Em Nápoles, recebiam a sua instrução em conservatórios pertencentes à Igreja, onde leccionavam músicos de renome. Algumas fontes referem que muitas barbearias napolitanas tinham à entrada um dístico com a indicação "Qui si castrano ragazzi" (Aqui castram-se rapazes).
Em 1870, a prática de castração destinada a este fim foi proibida em Itália, o último país onde ainda era efectuada. Em 1902, o papa Leão XIII proibiu definitivamente a utilização de castrati nos coros das igrejas. O último castrato a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913.

Favoritos 29*



Olá! Deve haver uma grande lista de espera, mas mesmo assim envio o meu favorito 2.
Cena do filme Farinelli, que eu agradeço à Cláudia por me ter emprestado aqui há uns tempos, em que ele canta a famosa ária de Haendel. É uma cena electrizante; esta ária belíssima e um ambiente tão bem recriado, quase dá vontade de termos vivido durante o Barroco.

Sílvia Carvalho

quarta-feira, abril 01, 2009

Notícia em 1ª mão!!


Coro de Câmara de Setúbal convidado a realizar um concerto com a Orquestra Simon Bolivar, dirigida por Gustavo Dudamel!
O concerto será no próximo dia 25 de Abril, no Coliseu dos Recreios, por ocasião da vinda da orquestra a Portugal.



terça-feira, março 31, 2009

Aniversários

Franz Joseph Haydn
Nasceu em Rohrau, Áustria, a 31 de Março de 1732, tendo morrido em Viena a 31 de Maio de 1809. Foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Tendo vivido a maior parte de sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico da corte da rica família dos Esterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. Haydn é considerado, embora erradamente, o “pai” da sinfonia clássica e do quarteto de cordas; compôs 104 sinfonias e mais de 80 quartetos. Além disso, compôs 20 óperas, vários Concertos, Oratórias, Cantatas, 13 Missas, Sonatas, Trios, etc. Das obras com coro destacam-se “A Criação”, “As Últimas Sete Palavras do Nosso Salvador na Cruz” e as Missas “St. Cecília”, “Nelson” e “Paukenmesse”.
Curiosidades: Haydn compôs 32 obras para relógio mecânico e uma Sinfonia do Adeus, em que os músicos vão abandonando o palco um a um até restar apenas um. Esta sinfonia foi composta quando Haydn e toda a comitiva da corte do Princípe Nikolaus Esterházy se encontravam no palácio de verão e este decidiu prolongar a estada mais do que previsto, fazendo com que os músicos ficassem bastante tempo afastados das suas famílias. Assim, no último andamento, Haydn, ao retirar os músicos do palco, encontra uma forma de, subtilmente, dar a entender ao Príncipe que os músicos estavam cansados e desagradados por tão longa ausência de casa. A mensagem foi entendida e toda a corte regressou a casa no dia seguinte à apresentação da sinfonia.
Deixamos aqui a Filarmónica de Viena “zangada” com o Maestro Daniel Barenboim.





sábado, março 28, 2009

Blast



Recebi este vídeo por mail, há uns dias atrás. Sou fã do West Side Story. Achei graça, sobretudo pela dificuldade em classificar estes músicos/ginastas/acrobatas/artistas circenses... Devem ter sido escolhidos a dedo..

quinta-feira, março 26, 2009

Favoritos - 28*



Não arrepia?...
Miguel Conceição

quarta-feira, março 25, 2009

Aniversários

Béla Bartok (1881-1945)
Béla Viktor János Bartók de Szuhafő , nasceu a 25 de Março de 1881 na cidade húngara de Nagyszentmiklós (actual Sînnicolau Mare, na Roménia). Filho de uma pianista de quem recebeu as primeiras aulas, estudou piano com István Thoman e composição com János Koessler na Academia de Música de Budapeste. Desde muito novo que adquiriu um estatuto de notável pianista, tendo dado o seu primeiro concerto com apenas 11 anos. Sob influência e em conjunto com o seu amigo e colega compositor Zoltán Kodály, percorreu cidades do interior da Hungria e Roménia, onde recolheu e anotou um grande número de canções de origem popular. Este interesse pela música folclórica viria a ter uma influência decisiva e duradoura nas suas composições. Com a chegada dos Nazis ao poder na Alemanha e o rebentar da Segunda Guerra Mundial, apesar so grande apego à sua terra natal, Bartók e a sua segunda esposa, a pianista Ditta Pásztory, decidiram abandonar a Hungria e emigrar para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Nova Iorque. No entanto, aqui havia pouco interesse pela sua obra e, dadas as poucas encomendas, as suas condições económicas pioraram consideravelmente. O apoio de amigos e a encomenda por parte de Koussevitsky para um Concerto para Orquestra permitiram-lhes algum alívio financeiro numa altura em que a sua saúde se deteriorava. Apesar disso, foi ainda capaz de completar o seu 3º Concerto para Piano. Esboçou ainda um Concerto para Viola, mas viria a falecer antes de o terminar. Béla Bartók morreu em Nova Iorque no dia 26 de Setembro de 1945, vítima de leucemia.
Compositor prolífero, da sua longa lista de obras, destacam-se a ópera O Castelo do Barba Azul, o bailado O Mandarim Miraculoso, os dois Concertos para Violino, os três Concertos para Piano, Música para Cordas, Percussão e Celesta, os seis Quartetos de Cordas, o Concerto para Orquestra, a Cantata Profana, entre outras. Compôs muita música para piano solo, destacando-se o Allegro Bárbaro e o ciclo didáctico Mikrokosmos. Escreveu ainda centenas de obras corais, peças originais e harmonizações de canções tradicionais.
Há uns anos atrás, o CCS cantou as “Quatro Canções eslovacas” deste compositor. Infelizmente não possuímos registos áudio ou vídeo desses momentos, mas conseguimos encontrar um coro Argentino que colocou um vídeo no Youtube. A qualidade não é a melhor, mas dá para matar saudades. Também lá consta o célebre… “Rada Pila…







segunda-feira, março 23, 2009

Favoritos - 27 *



Imaginem um pianista (Vladimir Horowitz) que sai da sua terra natal (União Soviética) como um grande virtuoso do piano e faz a sua carreira nos Estados Unidos e pelo mundo fora.
60 anos depois (em 1986), em plena Perestroika de Mikhail Gorbatchev, Horowitz retorna à sua Pátria para tocar na mítica sala do Conservatório de Moscovo. Fê-lo pela última vez, pois morreria em 1989.
O concerto foi um momento único de emoção. Os bilhetes esgotaram em 2 horas depois de terem sido postos à venda. A procura foi tal que Horowitz viu-se obrigado a fazer um ensaio público no dia anterior ao concerto (com a sala compeltamente cheia).

A peça interpretada neste vídeo (como encore) é a "Traumerei" do "Álbum para a Juventude" de Schumann.
Vejam a emoção do público. Emociono-me profundamente SEMPRE que vejo a cena aos 1:30. O que imaginam que aquela lágrima significa? para mim é nostalgia, saudade de um passado glorioso, não sei como explicar. Expliquem vocês. E chorem. Eu choro...

Nuno Batoca

sexta-feira, março 20, 2009

Corrente literária

Não sou grande fã de correntes. Mas como é de livros... vá lá.Quem nos desafiou foi o Pianoman. As regras são: pegar no livro que andamos a ler e transcrever a 5ª frase da página 161. Tive de "aldrabar" um pouco, pois a página 161 tem, basicamente, uma gravura. Aqui vai:



Ao contrário dos pintores que o precederam, que utilizavam uma tela sobre o cavalete, Pollock pintava sobre uma superfície horizontal e deixava actuar a força da gravidade sobre a tinta. Igualmente ao contrário dos pintores anteriores, Pollock não utilizava os pincéis para produzir pequenos traços controlados, mas sim para deixar cair e atirar tinta sobre a tela.

in CRATO, Nuno, A Matemática das Coisas, Lisboa: Gradiva, 2008.

E agora, parece que tenho que "sensibilizar" mais alguns blogues para o tema.Três, parecem-nos suficientes..
Grupo Coral Escola Secundária de Bocage
Noise and sound
Camelo Sorridente

Favoritos - 26



Inveja pura. Eu tenho sono de manhã porque ando a dormir pessimamente.
Quando é que chega o Verão???...
Isabel Oliveira

quinta-feira, março 19, 2009

El Sistema em Portugal - 2

Não sabemos se este projecto se baseia, também, no Venezuelano, mas cheira-nos que sim. De qualquer forma, é de aplaudir!... Pena é que Setúbal fique de fora..
Notícia retirada do Diário Digital Rostos On-line.

"Junta Metropolitana de Lisboa
Celebra contrato para criação das Orquestras Sinfónicas Juvenis
. Sesimbra envolvida no projecto

Nas instalações da CCDR-LVT, foi celebrado entre a Autoridade de Gestão do POR Lisboa, representada por António Fonseca Ferreira e a Área Metropolitana de Lisboa, representada pelo Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, o contrato de financiamento para implementação do projecto “Orquestras Sinfónicas Juvenis”.

A criação das Orquestras Sinfónicas Juvenis, que envolverá, numa primeira fase, 360 crianças e jovens de diversos bairros críticos da AML, visa promover a sua integração social e resulta da candidatura conjunta da Área Metropolitana de Lisboa e de seis municípios: Amadora, Loures, Oeiras, Sesimbra, Sintra e Vila Franca de Xira.

A coordenação pedagógica e artística do projecto é da responsabilidade da Escola de Música do Conservatório Nacional, que tem sido um parceiro fundamental no processo.
A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, do Secretário de Estado do
Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão.
"

El Sistema em Portugal - 1



Não sei se é assim muito notório que somos grandes admiradores do Sistema...
Em Portugal existe um projecto denominado Orquestra Geração, uma orquestra juvenil que conta actualmente com 67 elementos.Integrando alunos do 5º ao 7º ano, com os ensaios a decorrer regularmente na Escola Miguel Torga, a Orquestra Geração baseia a sua metodologia no Programa das Orquestras Sinfónicas Infantis e Juvenis da Venezuela, que é hoje um exemplo internacional de utilização do ensino da música como meio para favorecer a inclusão social e que tem a Orquestra Simón Bolívar como seu principal expoente.
Este projecto foi escolhido pela Rainha da Jordânia, que visitou e assistiu a um concerto dado por esta orquestra, aquando da sua deslocação em Portugal nesta mesma semana.
Sim, é mesmo em Portugal!!!

quarta-feira, março 18, 2009

Favoritos - 25


Olá. Como nova seguidora do vosso blogue, sinto-me feliz por poder participar nesta vossa iniciativa Correndo o risco de ser chamada de exagerada (eh, eh, eh) envio 3 vídeos favoritos:

O primeiro, por ser uma obra fantástica e interpretada de forma especial;


Armanda Patrício

terça-feira, março 17, 2009

Alinhamento 1

Damos aqui início a uma série de posts dedicados à técnica vocal. Se bem que não é possível, nem é essa a intenção, dar aulas de técnica vocal virtuais, há alguns conceitos que podem ser facilmente compreendidos se explicados e visualizados.
O primeiro passo para uma boa técnica vocal é ter uma boa saúde vocal e uma boa saúde em geral. Bons hábitos alimentares e exercício físico são essenciais.
Depois é fundamental termos um correcto alinhamento do nosso corpo. É com todo o nosso corpo que cantamos, pelo que todo o nosso corpo tem que estar correctamente alinhado.
Muitos de nós temos percepções erradas sobre a constituição e o funcionamento do nosso corpo, daí que sem a correcção dessas falsas ideias não seja possível uma utilização optimizada do nosso corpo.
Iremos apresentar aqui os princípios de Body Mapping, uma técnica desenvolvida por William Conable, professor de violoncelo na Universidade do Ohio, que se pode resumir como a representação que o nosso cérebro tem de cada um de nós. Conable perecbeu que, se a imagem que o nosso cérebro tem do nosso corpo for incorrecta, então este irá funcionar incorrectamente provocando uma deficiente utilização e, a longo prazo, lesões. A correcção dessa imagem proporciona uma movimentação eficiente livre de tensões. Uma vez corrigida, essa imagem não mais se adultera.
A primeira imagem que temos que gravar no nosso cérebro é a do nosso corpo correctamente alinhado.
Quando esse alinhamento é correcto, uma linha recta imaginária atravessa todo o nosso corpo exactamente a meio, passando pelos Seis Pontos de Alinhamento:
Ponto 1 - Junção do Atlas (primeira vértebra cervical) ao Osso Occiptal (base do crânio);
Ponto 2 - Ombros;
Ponto 3 - Pélvis;
Ponto 4 - Ancas;
Ponto 5 - Joelhos;
Ponto 6 - Pés.
O Ponto 1 equilibra a cabeça sobre a coluna vertebral; qualquer movimento da cabeça implicará movimento da coluna. Para um correcto alinhamento deste ponto devemos pensar em afastar a cabeça ligeiramente para cima, como se criássemos um espaço entre esta e a coluna. O principal problema para muita gente é ter a cabeça sempre puxada para a frente, com o queixo longe do peito; pelo contrário, o queixo deverá aproximar-se do peito enquanto a cabeça se afasta da coluna. Ao movimentarmo-nos a cabeça deve iniciar o movimento, ao que a seguirá todo o corpo.
No Ponto 2 deveremos alinhar os nossos ombros com o centro do nosso corpo, ou seja, em linha com a coluna, nem puxados para a frente, nem para trás.
O Ponto 3 é o responsável pelo equilíbrio do toráx nas vértebras lombares. É dos pontos de alinhamento mais importantes, pois, se pensarmos bem, é protegidos pelo tórax que se encontram todos os nossos órgão vitais.
O equilíbrio de toda a parte superior do nosso corpo acontece no Ponto 4, ou seja, nas ancas. É também esta junção a que permite a maior flexibilidade e mobilidade.
Nos joelhos temos o Ponto 5. Os joelhos devem estar flexíveis e perfeitamente equilibrados, nem demasiado dobrados, nem, muito menos, trancados para trás. Quando isto sucede todo o corpo fica desequilibrado para a frente e, para contrabalançar este desequilibrio, acabamos por inevitavelmente contrair a zona lombar. Joelhos trancados são muitas vezes sinal de mau alinhamento da pélvis.
Finalmente, o último ponto de alinhamento, o Ponto 6, são os nossos pés. O peso deve estar igualmente distribuído por toda a sua superfície e não sobre os calcanhares ou sobre os dedos.

sábado, março 14, 2009

Coro de Manos Blancas



Já aqui falámos de "El Sistema", que há trinta anos põe milhares de crianças e jovens a tocar música clássica por todo a Venezuela... O sistema, criado por Mestre Abreu, também pensou nas crianças com necessidades educativas especiais: surdos, autistas, portadores de trissomia XXI, com déficit cognitivo... De que forma podem estas crianças participar na música? Vale a pena (ou)ver o vídeo..

sexta-feira, março 13, 2009

Hoje é dia do PI!



Pi = 3.14159265


3,14159265358979323846..

Este é apenas o início de um número muito especial com uma infinidade de casas decimais: o número π - a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro. Hoje, dia 14 de Março (data que nos EUA se escreve 3/14), celebra-se em todo o mundo o Dia do π (3,14.). Esta celebração tem como objectivo promover junto do público em geral o gosto pela matemática, aproveitando o interesse que o π tem suscitado ao longo dos tempos em todas as culturas.
Parabéns PI! ;)


NB - Este post foi publicado, por lapso, com um dia de antecipação. O dia do Pi foi, claro está, no Sábado...

Favoritos - 23



A música que ultimamente ouço vezes sem conta... que me arrepia, que me faz chorar, que me deixa sem palavras, que me inspira, que me soa a verdade...A Carminho é uma fadista de 23 anos e está a gravar o seu primeiro disco, que sairá em breve. Já tive o prazer de a ver e ouvir ao vivo numa casa de fados em Alfama. É qualquer coisa de extraordinário para cima.
Zé Nova

quarta-feira, março 11, 2009

Favoritos - 22



Tomei-lhe o gosto, olha...
Não tendo aqui o Eurico a dizer qual é a dele, vou eu dizer por ele.
Se olharmos bem, ao fundo nos 2º Violinos lá está ele, o meu homem da cidade. E é Carlos do Carmo, nem preciso dizer mais nada.
Pel'Eurico Cardoso

terça-feira, março 10, 2009

Favoritos per tutti

Tendo constatado a presença de novos seguidores e comentadores, queremos convidá-los, caso assim o desejem, a participar na nossa iniciativa "Favoritos", enviando via-email para ccsetubal@gmail.com o nome da canção/peça/obra seleccionada, bem como um pequeno comentário com as razões da mesma. Não há (praticamente...) quaisquer restrições quanto ao género ou estilo musical. Cá vos esperamos!... Quanto aos nossos amigos que já vão na segunda escolha... estão em lista de espera. E se há escolhas excelentes na calha...

segunda-feira, março 09, 2009

Favoritos - 21



Entre tantas outras...esta vem também associada a um filme que sempre me ficou na memória!
Teresa Ferreira

domingo, março 08, 2009

Favoritos - 20



É uma música que sempre me marcou desde a juventude. É uma música muito especial para mim e o vídeo também.
Pronto, não doeu nada.
bjinhos
Raquel Pereira

sexta-feira, março 06, 2009

Favoritos - 19



Assim que li e sem pensar muito no pedido, a primeira música que me veio à cabeça foi “Balada da estrada do Sol” do André Sardet. Sei que não é nada de especial, mas leva-me à reflexão, à paz e à importância que para mim tem o sol…
Elsa Mobilha

quarta-feira, março 04, 2009

O Baterista de Sevilha



Qual é a vossa opinião sobre isto?
Chiarelli, adoraria saber a tua...

terça-feira, março 03, 2009

Para quem ainda tinha dúvidas...



Psychologist urges: sing for your health by Bill Bowder

CHORAL singing is good for health, a Swedish psychologist has reported, after conducting research into the long tradition of choral music in Sweden.

The psychologist, Dr Maria Sandren, from the University of Stockholm, will be presenting her findings at a seminar in Canterbury Christ Church University’s new centre in Folkestone on 29 April.


Sweden is a good place to study the effects of choral singing because one in five Swedes sing in a choir, she said. “Results indicated that choral singing had strong effects on the well-being, in that positive emotions increased significantly, and, in turn, negative emotions radically subsided. Choral singers, particularly women, are happier, more alert and relaxed after a rehearsal.”


Much less was known, however, about how the content of songs affected the singers’ health, Professor Stephen Clift, the director of the research centre that organised the seminar, said last week. But there was anecdotal evidence: at a recent performance at the university of Verdi’s Gloria and Rutter’s Requiem “a number of singers referred to the religious character of the music and the impact it had on them.”

segunda-feira, março 02, 2009

Favoritos - 18



Eu escolhi esta peça, a "À Chloris" de Hahn, mas antes de tudo, tenho que referir que foi o professor Nuno Batoca que me deu a conhecer este vídeo! (Nem sei muito bem porque o faço... mas... provavelmente... tem a ver com o facto de não querer chumbar a piano... por isso... aqui fica a informação! hehehehe)
Este vídeo é um dos meus favoritos pois,além de achar uma peça muito bonita e gostar bastante da interpretação do Philippe Jaroussky, gosto do facto da parte do piano valer por si só (e tem, para mim, uma melodia muito bonita mesmo) e de não funcionar simplesmente como acompanhamento.

Beijinhos e abraços.
Luís Lopo

1º Prémio!!



Todos os candidatos ao nosso passatempo "Antes ou depois" deram a resposta certa: a primeira versão é mais antiga, foi gravada em 2004, e a segunda foi gravada no Concerto na Igreja da Anunciada, em 2008. Assim, como a primeira a responder foi a Sílvia, aqui vai o seu prémio! E porque é menina...