sexta-feira, maio 15, 2009
Esperem pela próxima manif de profs...
NEW DELHI, May 12 (Xinhua) -- Over 160,000 people in twin cities of Hyderabad and Secunderabad in West India gathered to sing in one voice and made it to the Guinness Book of World Records, local tabloid Mail Today said Tuesday.
The mammoth gathering paid a tribute to the 15th century South Indian Telugu composer Tallapaka Annamayya by singing seven classical songs composed by him at the Secunderabad Parade Grounds in the twin cities Sunday evening, according to the report.
The previous record was set more than seven decades ago by a German choir on Aug. 2, 1937, when 60,000 people sang the German national anthem in chorus under Nazi orchestration.
In the twin cities, the sprawling ground was packed with people of all age groups and from all walks of life. They joined a team of classical singers led by Carnatic -- a south Indian form of music -- vocalist Garimella Balakrishna Prasad. The event marked the Telugu composer's 601st birth anniversary, said the report.
The composer wrote over 35,000 songs in praise of Hindu Lord Venkateswara.
A Guinness representative, Raymond Marshal, announced after the choir finished its performance that a new record had been set.
A notícia aqui.
quinta-feira, maio 14, 2009
quarta-feira, maio 13, 2009
Favoritos - 35**
J.S. Bach – Variações Goldberg, BWV 988 – Glenn Gould, piano.
Estávamos no ano de 1955. Um jovem pianista canadiano de 23 anos tem um acto de ousadia: gravar as Variações Goldberg, BWV988 de J.S. Bach em piano, coisa que ninguém tinha feito antes e ainda para mais no seu primeiro registo discográfico. A escolha da obra para ser gravada foi objecto de controvérsia e de dúvida, mas o sucesso alcançado pelo disco rapidamente tirou fundamento a todos os argumentos. Rapidamente a obra lhe ficou associada de uma forma profunda sendo interpretada por Gould na íntegra ou por partes em variadíssimos concertos.
Em 1964 deixaria de dar concertos públicos, dedicando-se apenas a gravações.
Ano de 1981. Gould com quase 50 anos de idade faz, o que viria a ser, a sua última gravação da obra. A escolha de tempos para a Ária, 30 variações e Ária da Capo é completamente diferente da de 1955. Na sua grande maioria as Variações são tocadas bastante mais lentas agora.
A obra estrutura-se, como disse, em: Ária – 30 Variações – Ária da Capo, um pouco como a vida de Gould no que diz respeito a esta peça: foi a que gravou em 1º lugar – continuou com gravações variadas (na sua maioria de obras de Bach) – foi a peça que gravou em último lugar.
Assim, esta Ária da Capo é como o seu canto do cisne. E a mim parece-me que ele o sabia. Aqui está toda a emoção e mestria de Glenn Gould. Ele morreria cerca de 1 ano depois da gravação, dois dias depois de completar 50 anos de idade.
Reparem no momento que começa cerca dos 2:40, e principalmente a maneira como esse momento é preparado. Tudo é perfeito. Tudo é emoção. Quase que podemos ver o peso do mundo inteiro nos seus ombros, inclinando-o sobre o teclado, mas, no entanto, ele encontra Paz e Liberdade na sua música. Neste breves minutos está presente a união entre Tristeza e Alegria. Entre Racionalidade e Insanidade. Vida e Morte. É música para se ouvir de joelhos…
Nuno Batoca
terça-feira, maio 12, 2009
Cantique de Jean Racine Op.11
Discover Faure!
A propósito do aniversário de Fauré, fomos descobrir esta gravação antiga do Cantique de Jean Racine, cantada pelo CCS dirigido por Raul Avelãs e com Rodrigo Gomes no orgão.
Jean Racine foi um dramaturgo, matemático e historiador francês que viveu no Século XVII.O texto desta peça, é uma paráfrase de Racine do Hino Consors paterni luminis.
Cantique de Jean Racine
Verbe, égal au Très-Haut, notre unique espérance,
Jour éternel de la terre et des cieux;
De la paisible nuit nous rompons le silence,
Divin Sauveur, jette sur nous les yeux!
Répands sur nous le feu de ta grâce puissante,
Que tout l'enfer fuie au son de ta voix;
Dissipe le sommeil d'une âme languissante,
Qui la conduit à l'oubli de tes lois!
O Christ, sois favorable à ce peuple fidèle
Pour te bénir maintenant rassemblé.
Reçois les chants qu'il offre à ta gloire immortelle,
Et de tes dons qu'il retourne comblé!
Aniversários

segunda-feira, maio 11, 2009
Já nasceu!

O André, primeiro rebento da Ana Costa e do Luís! Sabemos que nasceu em Lisboa, na Maternidade Alfredo da Costa às dez da manhã de hoje, e que está tudo bem!
O CCS dá os parabéns aos pais babados, as boas vindas ao príncipe e deseja as maiores felicidades à família alargada!
Ah!.. Claro está, aguardamos ansiosamente as primeiras fotos do Andrézinho!
domingo, maio 10, 2009
sábado, maio 09, 2009
Concerto pelo Lehigh University Choir
Isto por cá está bonito...

sexta-feira, maio 08, 2009
Astronauta
Não é bem um "Favorito", é mais um "Apeteceu-me".
Odeio Rap. Mas este Pensador é um poeta e a voz dele soa-me cantada.
Mais alguém gosta?
Astronauta! Tá sentindo falta da Terra?
Que falta que essa Terra te faz?
A gente aqui embaixo continua em guerra
Olhando aí prá lua implorando por paz
Então me diz: Porque quê você quer voltar?
Você não tá feliz onde você está?
Observando tudo a distância
Vendo como a Terra é pequenininha
Como é grande a nossa ignorância
E como a nossa vida é mesquinha
A gente aqui no bagaço morrendo de cansaço
De tanto lutar por algum espaço
E você com todo esse espaço na mão
Querendo voltar aqui pro chão?
Ah não, meu irmão! Qual é a tua?
Que bicho te mordeu aí na lua?
quinta-feira, maio 07, 2009
Aniversários
Há uns anos cantámos o seu "Waldesnacht". Aqui fica para relembrar...
quarta-feira, maio 06, 2009
Piano a 4 pernas e duas mãos
Com dedicatória especial ao nosso Pianoman. Já pensaste no que um piano destes pode fazer pela forma física de um pianista? Todos deveriam ter - também - um destes!
terça-feira, maio 05, 2009
Cantar em coro pode mantê-lo mais jovem

Depois de termos comprovado que nos torna mais felizes, verificamos agora que também nos torna mais jovens.
'Bora lá poupar no Retinol!
Encontrado aqui.
Singing in a choir can keep you young, researcher says
Benefits found to be similar to those of general exercise
Though Brahms and Beethoven aren't what Richard Simmons had in mind with Sweatin' to the Oldies, new research suggests the composers' choral work might be just what your body wants.
According to Victoria Meredith, a University of Western Ontario professor who used the school's adult choirs as a "live research lab," participation in choral music leads to increased respiratory function, improved overall health, a heightened immune system and improved brain function.
Meredith also concludes that performing in a choir "can keep you younger and healthier for longer," pointing to similar studies that found people who sing on a regular basis require fewer doctors' visits, are less prone to falls, don't need as much medication, and are less likely to be depressed.
Put simply, group singalongs may offer the benefits of exercise without the humiliation of Spandex.
"Just as in general physical exercise, optimal results are seen when a singer exercises their vocal muscles at least three times a week for at least 20 minutes at a time," says Meredith, who has worked with the Canadian Centre for Aging and Activity.
"A heavy workout one day is usually best followed by either a light workout or vocal rest the following day."
Meredith's research with four choirs, whose members varied in age from 18 to 84, spanned the last two years. Her investigation looked at everything from breath control and vocal range to anecdotal information such as whether or not the choristers felt happier or more aware of their bodies when they performed.
"Individual participant responses included such comments as: 'Singing keeps my mind more agile,' 'Singing increases the amount of joy in my life' (and) 'My breathing is better -- even after lung surgery,'" says Meredith, noting that the observations align closely with those of George Washington University's three-year study on the impact of professionally conducted cultural programs on older adults.
Though Meredith remarks that many of the documented benefits of singing are "of a psychological nature, related to being part of a group with shared goals," researchers have also discovered compelling evidence for physical advantages. The disease-fighting protein (sIg A), for example, was found to increase by 150 per cent during choir rehearsals and 240 per cent during performances.
John McMillan, an Edmonton musician and choir director, may be living proof of the power of song. Since he began performing choral music 13 years ago, McMillan says he gets sick less often, has more energy, and feels generally happier.
"When (a show) goes well and you feel like you've positively affected other people, it affects you, too," says McMillan, 28.
"I feel rejuvenated after a performance -- kind of like my soul has been revitalized."
segunda-feira, maio 04, 2009
Vasco Granja ( 1925-2009 )
Morreu hoje, aos 83 anos de idade, Vasco Granja.
Se calhar, muitos dos nossos jovens coralistas não o conhecem... mas aqueles que, como nós, nasceram nos anos 70 estão decerto marcados por esta figura.
I Know I am.
Roubámos a ideia deste vídeo ao GRANDE Umbigo.
domingo, maio 03, 2009
Favoritos - 34
Adoro a forma como as vozes, de características tão diferentes, se fundem. E depois o próprio texto, que é mesmo uma oração..
Margarida Brandão
sábado, maio 02, 2009
A Ferrari dado não se olha a cor...
Ecos de um Concerto
Depois de tanto alarde que fizemos em volta deste concerto, ficar-nos-ia mal não darmos a nossa impressão. Assim, achámos que:
- tudo aquilo que se diz sobre a energia, vitalidade, explosão de ritmo da orquestra Juvenil Simon Bolivar é absolutamente VERDADE, especialmente no que ao repertório "mais latino" diz respeito.
- embora seja uma orquestra de topo, a "Sagração da Primavera" ainda fica um pouco além do domínio técnico destes jovens, isto sem mencionar a entrada absolutamente caótica do pobre fagotista a quem deve ter acontecido um percalço qualquer...
- algumas más-línguas afirmam que o Dudamel é um produto de marketing, vivendo apenas da imagem carismática e do seu ar exótico; contestamos veemente!!! Na nossa humilde opinião, o Dudamel tem um gesto muito claro e definido, domínio perfeito da técnica e consegue uma expresividade enorme por parte da orquestra, desde uns pianíssimos dulcíssimos até uns fortíssimos épicos e brutais!
Ah! E não foi preciso pedir o bilhete de volta no que ao fato de treino diz respeito ;))
Encontrámos dois amigos nossos no concerto.. será que nos brindarão com a sua opinião?...
quarta-feira, abril 29, 2009
segunda-feira, abril 27, 2009
Asagohan..
Este vídeo é dedicado ao nosso contralto mais apreciador de Sushi do CCS (todos sabem quem é!). Mas também pode ser dedicado ao nosso reforço tenor mais dado às lides da dança (também todos sabem quem é!), reparem só no minuto 2:25 se não vos faz lembrar algo... ;)
Finalmente, um novo Ferrari a prémio (desta vez verde alface) a quem descobrir o significado de Asahogan...
domingo, abril 26, 2009
Canto do Livre
Liberdade é mote escrito
No céu na terra e no mar
Di-lo a fera no seu grito
E a ave cruzando o ar
Di-lo o vento na procela
A vaga que se encapela
E nos espaços a estrela
Em seu contínuo girar
sábado, abril 25, 2009
Hm... Onde é que você estava no 25 de Abril?...
sexta-feira, abril 24, 2009
É já amanhã!!!!
quinta-feira, abril 23, 2009
Setúbal no seu melhor
Ora aí está, o filme sobre Che, esse famoso revolucionário Aregentino. Ainda não tive oportunidade de visitar esse belo país que é a Aregentina. Tenho uma amiga, que tendo nascido em Portugal, viveu durante vários anos na Aregentina. Também tive uma colega Aregentina na Faculdade, mas era só de nome.
Também não é grave, isto é só no Auditório Municipal Charlot, na cidade de Setúbal.
Cara AP, acho a "ultrapassámos", não?... Acredite, é com desgosto e não com júbilo que o constato...
quarta-feira, abril 22, 2009
Hoje é dia da Terra

Hoje é dia da Terra. A Pi, nossa consultora oficial para assuntos relacionados com o ambiente ;)) enviou-nos um link de um blogue a descobrir: para vos deixar curiosos, casa, arte, sapatos carros... Aqui.
E uma última sugestão (ainda Pi dixit): Desçam as escadas a pé, deixem o elevador descansar.
segunda-feira, abril 20, 2009
Coros criativos
Na minha ronda blogosférica diária, encontrei no blogue Fantasia Musical este vídeo. Achei-o extremamente criativo, simples mas eficaz... Realmente o mais difícil é ter boas ideias...
Favoritos - 33*
Esta faz-me chorar! É o lamento mais belo da história! Transmite a dor de amar de uma forma extraordinária!
Helena Matias
domingo, abril 19, 2009
Oops..
"Botox mal aplicado deixou voz da ópera sem poder cantar"
Acho que vamos ter de inserir uma nova cláusula no Regulamento Interno do CCS: não é permitido, a qualquer membro do coro, realizar intervenções cirurgicas de carácter estético que envolvam botox, silicones e afins... ;))
sábado, abril 18, 2009
Concerto pelo Coral Infantil de Setúbal
sexta-feira, abril 17, 2009
Favoritos - 32*
É a melhor interpretação que já vi desta canção. A expressão do Jacques Brel no vídeo diz tudo. Resistam às lágrimas se conseguirem. Eu tenho dificuldade...
Raul Avelãs
quinta-feira, abril 16, 2009
What teachers make...
... surgiu num comentário do Pianoman,(a quem agradecemos) mas merece um post próprio. Como tudo o que, nos dias que correm e Portugal, possa inspirar os professores e lembrar-lhes que vale a pena.
Dia Mundial da Voz
Hoje é o Dia Mundial da Voz!
Relembramos os seus maiores inimigos:
- Tabaco
- Álcool
- Cafeína
- Poluição
- Stresse
- Diferenças de temperatura
- Mudanças de estação do ano
- Bebidas quentes e geladas
- Refluxo gaso-esofágico
- Mau uso e abuso vocal
Cuidados a ter com a voz:
Manter uma voz saudável, requer alguns cuidados diários:
- Hidratação: beba água, em pequenos golos, ao longo do dia, à temperatura natural (2l/dia);
- Faça gargarejos com uma solução salina em água tépida;
- Lave as fossas nasais com soluções aquosas ou vaporizações diárias;
- Reduza a ingestão de bebidas como o álcool, café, bebidas com cafeína, chá preto e bebidas gaseificadas e o consumo de pastilhas à base de menta, que podem provocar desidratação;
- Não fume, evite frequentar ambientes com fumo;
- Evite ambientes com ar condicionado;
- Faça repouso vocal, após o uso prolongado de voz ou uso vocal de intensidade muito forte;
- Utilize uma articulação adequada, velocidade do discurso moderada;
- Evite usar a voz sempre que esteja “constipado”, ou em crises de alergias;
- Reduza o consumo de condimentos na alimentação provocam azia e má digestão;
- Mantenha um estilo de vida saudável.
Informações mais detalhadas no sítio do Dia Mundial da Voz e no sítio dos Médicos de Portugal.
quarta-feira, abril 15, 2009
Especial para as meninas
Elas vão perceber porquê, embora seja mais uma curiosidade do que outra coisa qualquer. Até porque a nossa versão é bem mais bonita... Será que podemos confiar numa sueca a cantar em finlandês para treinar a nossa pronúncia?...
segunda-feira, abril 13, 2009
Votos...

Não, não, não são eleitorais. Até porque esses... bem, isso agora não interessa nada. A todos os professores que cantam no CCS (e ainda são alguns) e também aos que nos acompanham, mesmo aqueles privilegiados que só têm UM aluno de cada vez na sala de aula, desejamos VOTOS de um terceiro período lectivo calmo, tranquilo e pleno de sucesso (real)!
domingo, abril 12, 2009
Páscoa, Bach, a Paixão
Com os votos de uma Feliz Páscoa, aqui deixamos um coral da Paixão Segundo São Mateus de Bach, que o CCS cantou há uns anos atrás. Quem se lembra que se acuse!...
sexta-feira, abril 10, 2009
Favoritos - 31*
...porque tenho dois oboístas cá em casa e demonstraram-me que este instrumento é mesmo especial.
Armanda Patrício
quinta-feira, abril 09, 2009
Aniversários

Este post é um pretexto para falarmos neste compositor pois não há certezas sequer quanto ao ano em que nasceu, quanto mais ao dia, mas a importância de Palestrina justifica esta eventual imprecisão... Palestrina terá nascido em 1524 ou 1525. Como era hábito no Renascimento, o seu nome refere a sua cidade de origem Palestrina, perto de Roma. Compôs essencialmente música religiosa, embora também tenha escrito madrigais. A sua obra mais famosa é a Missa Papae Marcelli, para 6 vozes, dedicada ao Papa Marcelo II, cujo papado durou apenas 22 dias. A lenda conta que terá sido esta missa a convencer os participantes do Concílio de Trento a não abolirem o uso da música das celebrações litúrgicas, como alegadamente estaria a ser discutido. Não há, no entanto, qualquer verdade histórica nesta lenda. O estilo de escrita clara, flutuante de Palestrina tornou-se na principal referência da música sacra renascentista.
Deixamos aqui um exemplo da sua música, interpretada pelos The Tallis Scholars dirigidos por Peter Phillips.
domingo, abril 05, 2009
Blogue de férias
Vamos estar de férias, mais ou menos por aqui. Apesar de todas as nova tecnologias, dos PC's portáteis, das placas de banda larga e das redes wireless, durante quatro dias preferimos estar desligados da World Wide Web para estarmos ligados à Mãe Terra. Se o tempo ajudar, esperamos regressar repletos de fotos de campos floridos e verdejantes para partilhar convosco.
sábado, abril 04, 2009
The Voca People
Foi o mi_ que descobriu no tubo. Custa a crer que não tenha quaisquer efeitos... de qualquer forma está muito bem feito, só me deixa um pouco a sensação de... sim?? e agora, que se segue?... Além de que têm um quê de Oompa Loompa do Charlie and the Chocolate Factory... Lol... O que acham vocês?
sexta-feira, abril 03, 2009
Favoritos 30*
Há assim um punhado de seres, que eu creio sinceramente não serem deste planeta... a Ute é, sem dúvida, um deles (assim como o Bobby e Cecilia). A perfeição,a beleza,a voz, a sensibilidade... e é mãe de três filhos! Já assisti a um concerto dela e foi, sem dúvida, um dos concertos da minha vida. Depois de a ouvir cantar e explorar todos os potenciais da sua voz, é difícil dizer de outra pessoa que canta bem...
Ana Cláudia
quinta-feira, abril 02, 2009
Castratis castrandis
A propósito do Favorito de ontem e dos comentários da Sílvia e do mi_:
Castrato (plural castrati) é um cantor masculino cuja extensão vocal corresponde, grosso modo, à das vozes femininas de soprano, mezzo-soprano, ou contralto. Na realidade, uma das características dos castrati era utrapassar a tessitura dos sopranos no grave e dos contraltos nos agudos.
A castração antes da puberdade impede a libertação para a corrente sanguínea das hormonas sexuais produzidas pelos testículos, as quais provocariam o crescimento normal da laringe masculina (para o dobro do comprimento) entre outras características sexuais secundárias, como o crescimento da barba.Basicamente, os castrati podiam fazer tudo... menos ter filhos.
Quando o jovem castrato chega à idade adulta, o seu corpo desenvolve-se, nomeadamente em termos de capacidade pulmonar e força muscular, mas a sua laringe não. A prática de castração de jovens cantores teve início no século XVI, tendo surgido devido à necessidade de vozes agudas nos coros das igrejas da Europa Ocidental, já que a Igreja Católica Romana não aceitava mulheres no coro das igrejas. Na ópera, esta prática atingiu o seu auge nos séculos XVII e XVIII. O papel do herói era muitas vezes escrito para castrati, como por exemplo nas óperas de Handel. Nos dias de hoje, esses papéis são frequentemente desempenhados por cantoras ou por contratenores. Todavia, a parte composta para castrati de algumas óperas barrocas é de execução tão complexa e difícil que é quase impossível cantá-la.
Muitos rapazes que eram alvo da castração eram crianças órfãs ou abandonadas. Algumas famílias pobres, incapazes de criar a sua prole numerosa, entregavam um filho para ser castrado. Em Nápoles, recebiam a sua instrução em conservatórios pertencentes à Igreja, onde leccionavam músicos de renome. Algumas fontes referem que muitas barbearias napolitanas tinham à entrada um dístico com a indicação "Qui si castrano ragazzi" (Aqui castram-se rapazes).
Em 1870, a prática de castração destinada a este fim foi proibida em Itália, o último país onde ainda era efectuada. Em 1902, o papa Leão XIII proibiu definitivamente a utilização de castrati nos coros das igrejas. O último castrato a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913.
Favoritos 29*
Olá! Deve haver uma grande lista de espera, mas mesmo assim envio o meu favorito 2.
Cena do filme Farinelli, que eu agradeço à Cláudia por me ter emprestado aqui há uns tempos, em que ele canta a famosa ária de Haendel. É uma cena electrizante; esta ária belíssima e um ambiente tão bem recriado, quase dá vontade de termos vivido durante o Barroco.
Sílvia Carvalho
quarta-feira, abril 01, 2009
terça-feira, março 31, 2009
Aniversários

Nasceu em Rohrau, Áustria, a 31 de Março de 1732, tendo morrido em Viena a 31 de Maio de 1809. Foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Tendo vivido a maior parte de sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico da corte da rica família dos Esterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. Haydn é considerado, embora erradamente, o “pai” da sinfonia clássica e do quarteto de cordas; compôs 104 sinfonias e mais de 80 quartetos. Além disso, compôs 20 óperas, vários Concertos, Oratórias, Cantatas, 13 Missas, Sonatas, Trios, etc. Das obras com coro destacam-se “A Criação”, “As Últimas Sete Palavras do Nosso Salvador na Cruz” e as Missas “St. Cecília”, “Nelson” e “Paukenmesse”.
Curiosidades: Haydn compôs 32 obras para relógio mecânico e uma Sinfonia do Adeus, em que os músicos vão abandonando o palco um a um até restar apenas um. Esta sinfonia foi composta quando Haydn e toda a comitiva da corte do Princípe Nikolaus Esterházy se encontravam no palácio de verão e este decidiu prolongar a estada mais do que previsto, fazendo com que os músicos ficassem bastante tempo afastados das suas famílias. Assim, no último andamento, Haydn, ao retirar os músicos do palco, encontra uma forma de, subtilmente, dar a entender ao Príncipe que os músicos estavam cansados e desagradados por tão longa ausência de casa. A mensagem foi entendida e toda a corte regressou a casa no dia seguinte à apresentação da sinfonia.
Deixamos aqui a Filarmónica de Viena “zangada” com o Maestro Daniel Barenboim.
sábado, março 28, 2009
Blast
Recebi este vídeo por mail, há uns dias atrás. Sou fã do West Side Story. Achei graça, sobretudo pela dificuldade em classificar estes músicos/ginastas/acrobatas/artistas circenses... Devem ter sido escolhidos a dedo..
quinta-feira, março 26, 2009
quarta-feira, março 25, 2009
Aniversários

Béla Viktor János Bartók de Szuhafő , nasceu a 25 de Março de 1881 na cidade húngara de Nagyszentmiklós (actual Sînnicolau Mare, na Roménia). Filho de uma pianista de quem recebeu as primeiras aulas, estudou piano com István Thoman e composição com János Koessler na Academia de Música de Budapeste. Desde muito novo que adquiriu um estatuto de notável pianista, tendo dado o seu primeiro concerto com apenas 11 anos. Sob influência e em conjunto com o seu amigo e colega compositor Zoltán Kodály, percorreu cidades do interior da Hungria e Roménia, onde recolheu e anotou um grande número de canções de origem popular. Este interesse pela música folclórica viria a ter uma influência decisiva e duradoura nas suas composições. Com a chegada dos Nazis ao poder na Alemanha e o rebentar da Segunda Guerra Mundial, apesar so grande apego à sua terra natal, Bartók e a sua segunda esposa, a pianista Ditta Pásztory, decidiram abandonar a Hungria e emigrar para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Nova Iorque. No entanto, aqui havia pouco interesse pela sua obra e, dadas as poucas encomendas, as suas condições económicas pioraram consideravelmente. O apoio de amigos e a encomenda por parte de Koussevitsky para um Concerto para Orquestra permitiram-lhes algum alívio financeiro numa altura em que a sua saúde se deteriorava. Apesar disso, foi ainda capaz de completar o seu 3º Concerto para Piano. Esboçou ainda um Concerto para Viola, mas viria a falecer antes de o terminar. Béla Bartók morreu em Nova Iorque no dia 26 de Setembro de 1945, vítima de leucemia.
Compositor prolífero, da sua longa lista de obras, destacam-se a ópera O Castelo do Barba Azul, o bailado O Mandarim Miraculoso, os dois Concertos para Violino, os três Concertos para Piano, Música para Cordas, Percussão e Celesta, os seis Quartetos de Cordas, o Concerto para Orquestra, a Cantata Profana, entre outras. Compôs muita música para piano solo, destacando-se o Allegro Bárbaro e o ciclo didáctico Mikrokosmos. Escreveu ainda centenas de obras corais, peças originais e harmonizações de canções tradicionais.
Há uns anos atrás, o CCS cantou as “Quatro Canções eslovacas” deste compositor. Infelizmente não possuímos registos áudio ou vídeo desses momentos, mas conseguimos encontrar um coro Argentino que colocou um vídeo no Youtube. A qualidade não é a melhor, mas dá para matar saudades. Também lá consta o célebre… “Rada Pila…
segunda-feira, março 23, 2009
Favoritos - 27 *
Imaginem um pianista (Vladimir Horowitz) que sai da sua terra natal (União Soviética) como um grande virtuoso do piano e faz a sua carreira nos Estados Unidos e pelo mundo fora.
60 anos depois (em 1986), em plena Perestroika de Mikhail Gorbatchev, Horowitz retorna à sua Pátria para tocar na mítica sala do Conservatório de Moscovo. Fê-lo pela última vez, pois morreria em 1989.
O concerto foi um momento único de emoção. Os bilhetes esgotaram em 2 horas depois de terem sido postos à venda. A procura foi tal que Horowitz viu-se obrigado a fazer um ensaio público no dia anterior ao concerto (com a sala compeltamente cheia).
A peça interpretada neste vídeo (como encore) é a "Traumerei" do "Álbum para a Juventude" de Schumann.
Vejam a emoção do público. Emociono-me profundamente SEMPRE que vejo a cena aos 1:30. O que imaginam que aquela lágrima significa? para mim é nostalgia, saudade de um passado glorioso, não sei como explicar. Expliquem vocês. E chorem. Eu choro...
Nuno Batoca
sexta-feira, março 20, 2009
Corrente literária

Ao contrário dos pintores que o precederam, que utilizavam uma tela sobre o cavalete, Pollock pintava sobre uma superfície horizontal e deixava actuar a força da gravidade sobre a tinta. Igualmente ao contrário dos pintores anteriores, Pollock não utilizava os pincéis para produzir pequenos traços controlados, mas sim para deixar cair e atirar tinta sobre a tela.
in CRATO, Nuno, A Matemática das Coisas, Lisboa: Gradiva, 2008.
E agora, parece que tenho que "sensibilizar" mais alguns blogues para o tema.Três, parecem-nos suficientes..
Grupo Coral Escola Secundária de Bocage
Noise and sound
Camelo Sorridente
Favoritos - 26
Inveja pura. Eu tenho sono de manhã porque ando a dormir pessimamente.
Quando é que chega o Verão???...
Isabel Oliveira
quinta-feira, março 19, 2009
El Sistema em Portugal - 2
Notícia retirada do Diário Digital Rostos On-line.
"Junta Metropolitana de Lisboa
Celebra contrato para criação das Orquestras Sinfónicas Juvenis
. Sesimbra envolvida no projecto
Nas instalações da CCDR-LVT, foi celebrado entre a Autoridade de Gestão do POR Lisboa, representada por António Fonseca Ferreira e a Área Metropolitana de Lisboa, representada pelo Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, o contrato de financiamento para implementação do projecto “Orquestras Sinfónicas Juvenis”.
A criação das Orquestras Sinfónicas Juvenis, que envolverá, numa primeira fase, 360 crianças e jovens de diversos bairros críticos da AML, visa promover a sua integração social e resulta da candidatura conjunta da Área Metropolitana de Lisboa e de seis municípios: Amadora, Loures, Oeiras, Sesimbra, Sintra e Vila Franca de Xira.
A coordenação pedagógica e artística do projecto é da responsabilidade da Escola de Música do Conservatório Nacional, que tem sido um parceiro fundamental no processo.
A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, do Secretário de Estado do
Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão."
El Sistema em Portugal - 1
Não sei se é assim muito notório que somos grandes admiradores do Sistema...
Em Portugal existe um projecto denominado Orquestra Geração, uma orquestra juvenil que conta actualmente com 67 elementos.Integrando alunos do 5º ao 7º ano, com os ensaios a decorrer regularmente na Escola Miguel Torga, a Orquestra Geração baseia a sua metodologia no Programa das Orquestras Sinfónicas Infantis e Juvenis da Venezuela, que é hoje um exemplo internacional de utilização do ensino da música como meio para favorecer a inclusão social e que tem a Orquestra Simón Bolívar como seu principal expoente.
Este projecto foi escolhido pela Rainha da Jordânia, que visitou e assistiu a um concerto dado por esta orquestra, aquando da sua deslocação em Portugal nesta mesma semana.
Sim, é mesmo em Portugal!!!
quarta-feira, março 18, 2009
Favoritos - 25
Olá. Como nova seguidora do vosso blogue, sinto-me feliz por poder participar nesta vossa iniciativa Correndo o risco de ser chamada de exagerada (eh, eh, eh) envio 3 vídeos favoritos:
O primeiro, por ser uma obra fantástica e interpretada de forma especial;
Armanda Patrício
terça-feira, março 17, 2009
Alinhamento 1
O primeiro passo para uma boa técnica vocal é ter uma boa saúde vocal e uma boa saúde em geral. Bons hábitos alimentares e exercício físico são essenciais.
Depois é fundamental termos um correcto alinhamento do nosso corpo. É com todo o nosso corpo que cantamos, pelo que todo o nosso corpo tem que estar correctamente alinhado.
Muitos de nós temos percepções erradas sobre a constituição e o funcionamento do nosso corpo, daí que sem a correcção dessas falsas ideias não seja possível uma utilização optimizada do nosso corpo.
Iremos apresentar aqui os princípios de Body Mapping, uma técnica desenvolvida por William Conable, professor de violoncelo na Universidade do Ohio, que se pode resumir como a representação que o nosso cérebro tem de cada um de nós. Conable perecbeu que, se a imagem que o nosso cérebro tem do nosso corpo for incorrecta, então este irá funcionar incorrectamente provocando uma deficiente utilização e, a longo prazo, lesões. A correcção dessa imagem proporciona uma movimentação eficiente livre de tensões. Uma vez corrigida, essa imagem não mais se adultera.
A primeira imagem que temos que gravar no nosso cérebro é a do nosso corpo correctamente alinhado.

Ponto 1 - Junção do Atlas (primeira vértebra cervical) ao Osso Occiptal (base do crânio);
Ponto 2 - Ombros;
Ponto 3 - Pélvis;
Ponto 4 - Ancas;
Ponto 5 - Joelhos;
Ponto 6 - Pés.
O Ponto 1 equilibra a cabeça sobre a coluna vertebral; qualquer movimento da cabeça implicará movimento da coluna. Para um correcto alinhamento deste ponto devemos pensar em afastar a cabeça ligeiramente para cima, como se criássemos um espaço entre esta e a coluna. O principal problema para muita gente é ter a cabeça sempre puxada para a frente, com o queixo longe do peito; pelo contrário, o queixo deverá aproximar-se do peito enquanto a cabeça se afasta da coluna. Ao movimentarmo-nos a cabeça deve iniciar o movimento, ao que a seguirá todo o corpo.
No Ponto 2 deveremos alinhar os nossos ombros com o centro do nosso corpo, ou seja, em linha com a coluna, nem puxados para a frente, nem para trás.
O Ponto 3 é o responsável pelo equilíbrio do toráx nas vértebras lombares. É dos pontos de alinhamento mais importantes, pois, se pensarmos bem, é protegidos pelo tórax que se encontram todos os nossos órgão vitais.
O equilíbrio de toda a parte superior do nosso corpo acontece no Ponto 4, ou seja, nas ancas. É também esta junção a que permite a maior flexibilidade e mobilidade.
Nos joelhos temos o Ponto 5. Os joelhos devem estar flexíveis e perfeitamente equilibrados, nem demasiado dobrados, nem, muito menos, trancados para trás. Quando isto sucede todo o corpo fica desequilibrado para a frente e, para contrabalançar este desequilibrio, acabamos por inevitavelmente contrair a zona lombar. Joelhos trancados são muitas vezes sinal de mau alinhamento da pélvis.
Finalmente, o último ponto de alinhamento, o Ponto 6, são os nossos pés. O peso deve estar igualmente distribuído por toda a sua superfície e não sobre os calcanhares ou sobre os dedos.
sábado, março 14, 2009
Coro de Manos Blancas
Já aqui falámos de "El Sistema", que há trinta anos põe milhares de crianças e jovens a tocar música clássica por todo a Venezuela... O sistema, criado por Mestre Abreu, também pensou nas crianças com necessidades educativas especiais: surdos, autistas, portadores de trissomia XXI, com déficit cognitivo... De que forma podem estas crianças participar na música? Vale a pena (ou)ver o vídeo..
sexta-feira, março 13, 2009
Hoje é dia do PI!

Pi = 3.14159265
3,14159265358979323846..
Este é apenas o início de um número muito especial com uma infinidade de casas decimais: o número π - a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro. Hoje, dia 14 de Março (data que nos EUA se escreve 3/14), celebra-se em todo o mundo o Dia do π (3,14.). Esta celebração tem como objectivo promover junto do público em geral o gosto pela matemática, aproveitando o interesse que o π tem suscitado ao longo dos tempos em todas as culturas.
Parabéns PI! ;)
NB - Este post foi publicado, por lapso, com um dia de antecipação. O dia do Pi foi, claro está, no Sábado...
Favoritos - 23
A música que ultimamente ouço vezes sem conta... que me arrepia, que me faz chorar, que me deixa sem palavras, que me inspira, que me soa a verdade...A Carminho é uma fadista de 23 anos e está a gravar o seu primeiro disco, que sairá em breve. Já tive o prazer de a ver e ouvir ao vivo numa casa de fados em Alfama. É qualquer coisa de extraordinário para cima.
Zé Nova
quarta-feira, março 11, 2009
Favoritos - 22
Tomei-lhe o gosto, olha...
Não tendo aqui o Eurico a dizer qual é a dele, vou eu dizer por ele.
Se olharmos bem, ao fundo nos 2º Violinos lá está ele, o meu homem da cidade. E é Carlos do Carmo, nem preciso dizer mais nada.
Pel'Eurico Cardoso
terça-feira, março 10, 2009
Favoritos per tutti
segunda-feira, março 09, 2009
Favoritos - 21
Entre tantas outras...esta vem também associada a um filme que sempre me ficou na memória!
Teresa Ferreira
domingo, março 08, 2009
Favoritos - 20
É uma música que sempre me marcou desde a juventude. É uma música muito especial para mim e o vídeo também.
Pronto, não doeu nada.
bjinhos
Raquel Pereira
sexta-feira, março 06, 2009
Favoritos - 19
Assim que li e sem pensar muito no pedido, a primeira música que me veio à cabeça foi “Balada da estrada do Sol” do André Sardet. Sei que não é nada de especial, mas leva-me à reflexão, à paz e à importância que para mim tem o sol…
Elsa Mobilha
quarta-feira, março 04, 2009
terça-feira, março 03, 2009
Para quem ainda tinha dúvidas...

Psychologist urges: sing for your health by Bill Bowder
CHORAL singing is good for health, a Swedish psychologist has reported, after conducting research into the long tradition of choral music in Sweden.
The psychologist, Dr Maria Sandren, from the University of Stockholm, will be presenting her findings at a seminar in Canterbury Christ Church University’s new centre in Folkestone on 29 April.
Sweden is a good place to study the effects of choral singing because one in five Swedes sing in a choir, she said. “Results indicated that choral singing had strong effects on the well-being, in that positive emotions increased significantly, and, in turn, negative emotions radically subsided. Choral singers, particularly women, are happier, more alert and relaxed after a rehearsal.”
Much less was known, however, about how the content of songs affected the singers’ health, Professor Stephen Clift, the director of the research centre that organised the seminar, said last week. But there was anecdotal evidence: at a recent performance at the university of Verdi’s Gloria and Rutter’s Requiem “a number of singers referred to the religious character of the music and the impact it had on them.”
segunda-feira, março 02, 2009
Favoritos - 18
Eu escolhi esta peça, a "À Chloris" de Hahn, mas antes de tudo, tenho que referir que foi o professor Nuno Batoca que me deu a conhecer este vídeo! (Nem sei muito bem porque o faço... mas... provavelmente... tem a ver com o facto de não querer chumbar a piano... por isso... aqui fica a informação! hehehehe)
Este vídeo é um dos meus favoritos pois,além de achar uma peça muito bonita e gostar bastante da interpretação do Philippe Jaroussky, gosto do facto da parte do piano valer por si só (e tem, para mim, uma melodia muito bonita mesmo) e de não funcionar simplesmente como acompanhamento.
Beijinhos e abraços.
Luís Lopo
1º Prémio!!
sábado, fevereiro 28, 2009
Uma lição de vida
Le seul Orchestre Symphonique de RDC à Kinshasa
Enviado por pollux91
Um barrete para todos enfiarmos.... até ao pescoço...
Favoritos - 17
Olá!!
Eu tenho muitos favoritos mas mesmo muitos...mas vou optar por uma música de um musical, o West Side Story a a música é o Somewhere.Eu gosto muito dela e cantada por eles nem é a melhor interpretação na minha opinião...mas por ser a sua origem!!
Beijinhos***
Mónica Henriques
sexta-feira, fevereiro 27, 2009
quinta-feira, fevereiro 26, 2009
Favoritos - 16
"Este Caetano me hay puesto el pello de punta"
Caetano Veloso - Cucurrucucu Paloma, no filme Habla con ella
bjs
teresa caldeira
terça-feira, fevereiro 24, 2009
Favoritos - 15
Pronto, pronto... Já respondi!
É a música da minha vida... Dos bons e dos maus momentos... Já me acompanha há muito tempo...
Para mim é PERFEITA!
Aurélio Santos
segunda-feira, fevereiro 23, 2009
Afinal é fácil!!
"Aula" de canto pelos King's Singers, com muito humor, mas, ainda assim, elucidativa. Como eles dizem, com umas centenas de aulas de canto e muito trabalho qualquer um consegue!!
domingo, fevereiro 22, 2009
Antes ou depois?...
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
Favoritos - 14
Matias, Matias, diz-me com que música é que te arrepias!
Pois... arrepio-me com tantas que nem sei, mas esta deixa-me cheia de um sentimento de amor universal, principalmente pela natureza! É música muito pictórica e de uma beleza extraordinária! Flutuemos como a calhandra, ao escutar tamanha doçura!!!!
Helena Matias
quarta-feira, fevereiro 18, 2009
Favoritos - 13
Este senhor é um dos meus favoritos... é impressionante como ele faz com que tudo pareça fácil e como saboreia o que está a fazer.
Ana Filipa Melro
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
Favoritos - 12
É uma música muito naïf, que me recorda a minha infância..
Faz-me lembrar uma caixa de música...
Ana Arruda
domingo, fevereiro 15, 2009
Favoritos - 11
Acho muita graça, porque um diz Hugga wugga, outro diz wiggi wiggi e o outro não sei quê, não percebo... e porque ele se esconde dentro dele.
Matilde Paquete
sábado, fevereiro 14, 2009
Favoritos - 10
Ela, é etérea, não é deste mundo... depois, toda a cenografia.. ela é uma sacerdotisa druida.. e depois, é ela...
Eduardo Chiarelli
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
Favoritos - 8

É o tema do filme "A Lista de Schindler"... choro que nem uma Madalena arrependida...
Maria João Costa
(NB - Por razões nada alheias à falta de perícia técnica aqui da "bloguista" de serviço, para visualizar este vídeo é necessário clicar aqui... mas vale bem a pena!)
Favoritos - 9
Esta canção foi lançada por Bill Withers em 1971 e chegou ao terceiro lugar nas tabelas de POP na altura e está em 280º lugar nas 500 canções mais conhecidas de sempre pela revista Rolling Stone. Depois deste senhor que instalava as sanitas dos aviões 747,houve muitos outros artistas a fazerem versões desta canção (desde os The Temptations aos The Police).
A versão que vos apresento é feita por uma banda que se chama "Strikes" em forma de Chill Out..
Espero que gostem..!
Mais informações aqui
Bem haja a todos
André Areiias
quarta-feira, fevereiro 11, 2009
Favoritos - 7
É verdade que sou fã da Loreena Mckennitt, é uma das minha inspirações. Aqui vai a música "The mummers dance" ao vivo. Vale a pena “ouver” por causa dos instrumentos tradicionais e arcaicos; No altar tenho a Grande Cecilia Bartoli mas isso é outro mundo. E muitos outros mais, mas agora tenho que dormir senão amanhã não aguento a maralha...
Cláudia Estanislau
terça-feira, fevereiro 10, 2009
segunda-feira, fevereiro 09, 2009
Favoritos - 5
Aqui está a minha sugestão! É uma coisa que oiço, e sem dúvida me arrepio!
Acho mesmo que o dia da ira, do juízo que chega!
É um momento arrepiante de música! Das mais belas páginas de Verdi!
Era uma óptima sugestão para o coro.. num festival.. sei lá :P
Aqui fica, enjoy it!
Miguel Conceição
domingo, fevereiro 08, 2009
Favoritos - 4
Para já, apenas um para não monopolizar a iniciativa.
Piroso? sim, um pouco. Lamechas? sem dúvida. Tecnicamente perfeito? longe disso. Por isto e muito mais (principalmente por não serem 1433423273112342335127675214 violinos cada um na sua afinação própria a tocar este tema) é que adoro esta versão.
Beijinhos e abraços ao meu Coro de Câmara de Setúbal preferido
Nuno Batoca
P.S.: O tipo que pôs este vídeo no Youtube tem, nitidamente, muito bom gosto.
sábado, fevereiro 07, 2009
sexta-feira, fevereiro 06, 2009
quinta-feira, fevereiro 05, 2009
Favoritos
Com vista a incentivar a participação dos coralistas (e não só) no nosso blogue, lembrámo-nos de criar a seguinte iniciativa: postar, com regularidade os vídeos do you tube (ou afim) favoritos dos nossos leitores. Para isso, basta enviarem-nos o link do mesmo para o e-mail do coro: ccsetubal@gmail.com, ou para os nossos e-mails pessoais. Não é obrigatório ser música coral, mas de preferência daquela música que, a cada um de nós, causa pele de galinha...
Aguardamos ansiosamente pelas vossas sugestões!!!
E eu lanço o mote...