O Coro de Câmara de Setúbal, formado em Setembro de 2003 como coro misto, passou em 2010, a funcionar como coro feminino. Constituído por gente jovem, não só de idade, mas também de espírito, o nosso interesse é fazer boa música e cultivar a amizade. Aqui mostramos quem somos, o que fazemos e do que gostamos. Divulgamos ainda outros eventos culturais da nossa cidade. Obrigado pela sua visita!
A primeira vez que vi este vídeo no canal Mezzo fiquei paralisada... não pela beleza desta magnífica canção, que já conhecia, mas pelo belíssimo timbre da cantora, Marita Solberg de seu nome, e pela intensidade da interpretação. Uma maravilha...
Foi então que me deparei com uma outra interpretação, aqui mesmo no Youtube, desta vez com a cantora Mirusia Louwerse sob direcção de André Rieu. André Rieu tem desenvolvido um grande (?) trabalho a levar a música dita erudita às massas. Mas ver e comparar este dois vídeos fez-me formular esta questão... será este trabalho de maquilhagem e de um certo "aligeiramento" (sapos e rãs incluídos) do grande repertório absolutamente imprescindível para que as grandes massas o apreciem?...
Aconteceu este ano, nos Proms 2010. Foi estreada, com um retumbante sucesso, a peça Hammered Out do compositor inglês Mark-Anthony Turnage. Aquando da sua apresentação, muitos se aperceberam das evidentes semelhanças entre os três primeiros minutos da peça e a canção Single Ladies da cantora Beyoncé. Mas houve alguém que se lembrou de sobrepor a canção com a peça orquestral e a colagem é de facto... milimétrica. No vídeo de baixo é possível visualizar a obra completa (são cerca de 13 minutos), sem colagens.
Eric Whitacre, o mesmo compositor que recorreu ao coro virtual já aqui mencionado, encontra-se a trabalhar num novo projecto. Trata-se de "Light and Gold", um album com obras corais por si compostas e cantadas por um coro profissional sedeado em Londres. De acordo com Eric, dirigir este coro é como guiar um Ferrari. Pelo que se ouve no documentário, e mesmo nunca tendo conduzido um Ferrari, acredito...
O Requiem Light é a última geração de coros virtuais concebido para compositores profissionais. É baseado em técnicas de sampler inovadoras, podendo soar como um verdadeiro coro. Inclui tanto coros mistos (SATB), como grupos de divisi (vozes masculinas/ femininas),ou ainda duas vozes solistas: soprano/ tenor. Permite executar uma enorme diversidade de efeitos, como legato, staccato, sussuros, gritos, clusters entre muitos outros. Clicando no vídeo, é possível ouvir um excerto executado por esse coro virtual. Encontrado aqui.
Setembro chegou. Com ele, o regresso ao trabalho (para muitos de nós), as rotinas, o despertador a horas certas, os horários para cumprir, as correrias habituais... mas também: os ensaios, os concertos, o alegre convívio, as gargalhadas conjuntas, o prazer de fazer música em conjunto!!!
O Amsterdam Loeki Stardust Quartet é um ensemble de flautas de bisel - ou flauta doce - que se define como estando no limite daquilo que é um ensemble de flautas. Prova disso é o facto de terem vencido o Musica Antigua Competition, em Bruges, com um arranjo pouco comum de uma canção de... Stevie Wonder. Aqui podemos ver uma interpretação muito virtuosística de um arranjo de obras de Bach e de Vivaldi.
O World Choir Games é um festival coral internacional que decorre bianualmente em diferentes continentes. A ideia é a de trazer para as Artes os ideais olímpicos, unindo Povos e Nações através da Música, numa competição que se pretende saudável e enriquecedora. No site do festival encontra-se um documentário sobre o evento, onde se percebe que, muito embora a exigência com a qualidade musical não seja descurada, a troca e partilha de experiências entre as várias culturas presentes são uma das prioridades, bem como a difusão dos ideais de paz e solidariedade entre os Povos. Este ano, o evento decorreu em Shaoxing, na China que é como quem diz 第六届世界合唱比赛 年中国绍兴. :)
Aqui fica um vídeo de um dos Coros vencedores em duas categorias: Coro Misto e Música Contenporânea. Trata-se do Stellenbosch University Choir , proveniente da África do Sul, sob direcção de André van der Merwe. O vídeo já tem dois anos e não diz respeito à sua participação no Festival, mas ainda assim, percebe-se...
O Coro de Câmara de Setúbal encerrou a temporada com um concerto no belíssimo Convento da Arrábida. Retomaremos a nossa actividade em Setembro, depois de um merecido descanso. A todos os nossos fãs e amigos, votos de umas excelentes férias!
Quanto ao blogue, já entrou em velocidade de cruzeiro. Ao longo do mês de Agosto, a prioridade desta vossa blogger será o sol, o mar e o ar livre…
Na passada quinta-feira participamos num workshop-jantar de sushi com o chef Sasha Híêu no seu restaurante Strong Garden. Nestas sessões, que se realizam semanalmente até ao final de Agosto, além de saborearmos as iguarias preparadas pelo Sasha, ficamos a conhecer a filosofia por detrás do sushi, algumas regras japonesas de etiqueta e ainda alguns truques para nos aventurarmos em casa! Os interessados podem contactar directamente o restaurante. Pela nossa parte, garantimos que vale a pena!
Já teve início a temporada de 2010 dos BBC - PROMS: "The World's Greatest Classical Music Festival", que decorre entre 16 de Julho e 11 de Setembro de 2010, em Londres. Enquanto não estão disponíveis no youtube vídeos dos concertos deste ano, podemos sempre rever os de anos anteriores. Pode ser, por exemplo... olha, os King's Singers! ;) Aqui com o sobejamente conhecido "Greensleeves".
Um dia vamos assistir ao concerto de encerramento de uma temporada dos Proms. Quando será isso, sr. Nicola?...
Então e se um dia, como todos os dias, entrasse no metro para se deslocar para o seu local de trabalho, e os seus companheiros de viagem fossem... eles!...
Em tempo de calor, sabe ainda melhor recordar esta canção. Trata-se de "Demo", uma canção Tradicional Açoriana, com arranjo para coro a capella do jovem compositor Nuno Côrte-Real. O CCS, ainda na sua formação de coro misto, cantou esta peça em 2004, aquando da sua participação no Festival de Coros de Olhão.
Como imagem de fundo, roubei esta belíssima fotografia de José Branco, recolhida no seu blogue "Um dia, uma foto". Sim, porque a canção é tradicional dos Açores, mas fala de pescadores e de sardinhas, bem podia ser Setubalense...
Numa singela homenagem à escritora e poetisa hoje desaparecida, aqui fica "Figuinho da capa rota", retirado do "Livro da Tila" e composto por Fernando Lopes Graça. A interpretação é do Coro Infantil "Os Gambozinos" sob direcção de Susana Ralha.
Figuinho da capa rota
Figuinho da capa rota É tão pobre e tão rotinho; Figuinho da capa rota Foi rota devagarinho
Figuinho da capa rota, Ai quem te quer almoçar Figuinho da capa rota Eu nem o posso provar…
Figuinho da capa rota, Verde nos primeiros tempos Veio o Sol e veio a Lua, Vieram chuvas e ventos.
Figuinho da capa rota, Que nasceu da mãe-figueira, Teve sóis e teve luar, Pássaros à sua beira.
Figuinho da capa rota Bicado pelos passarinhos: Figuinho da capa rota Ninguém lhe põe remendinhos.
Figuinho da capa rota Tornou-se da cor do mel; O tempo veio rompê-lo, Rasgou-se como papel…
Mas agora a mãe-figueira Está com folhas e sem fruto, Que o verde é sua maneira Muito simples de pôr luto.
Já aqui postámos o Cânone do Caranguejo de Bach, num vídeo animado. Esta Canzon per Sonare, de Giovanni Gabrielli, não é menos simpático: o efeito gráfico conseguido é tão pedagógico, permitindo visualizar as entradas sucessivas das vozes, bem como a sua altura relativa, quanto esteticamente interessante.
Uma das características que admiro nos Coros Norte Americanos é a sua versatilidade e ausência de preconceitos no que ao repertório diz respeito: tanto cantam - com a mesma seriedade e empenho - o Salve Regina já aqui postado, como um dos hits do Elton John. Este arranjo do Circle of Life da banda sonora do filme O Rei Leão é particularmente difícil e invulgar. Não deixem de ver o vídeo todo, pois o final surpreende... várias vezes...
Fazendo a vontade ao Pianoman ;), aqui temos o mesmo coro a cantar um espiritual negro com acompanhamento ao piano que o CCS, na sua formação de coro misto, já cantou. Investigando um pouco mais, descobri que os University of Utah Singers surgiram em 2003 no Departamento de Música da Universidade de Utah, sendo, no entanto, aberto a qualquer estudante universitário que apresente competências vocais e musicais elevadas, bem como uma grande dedicação à Arte de cantar em conjunto. E, porque não há milagres, ensaiam... todos os dias!! Crente, ou não crente, é impossível não nos deixarmos contagiar por esta peça...
Sempre que deparo, no youtube, com um coro deste gabarito, faço questão de partilhar... que maravilha! Trata-se do Coro de Cantores da Universidade de Utah. O timbre do coro é magnífico, sendo de realçar a qualidade das vozes masculinas: não é frequente encontrar-se um coro com tenores e baixos com vozes tão belas! Estou completamente assoberbada... Quanto à peça, trata-se de um Salve Regina de Josep Vila i Casanas, um compositor catalão nascido em 1966 que recebeu já inúmeros prémios de composição por peças escritas para Coro Infantil.
Ora aqui está um vídeo curioso; mostra e compara o funcionamento da língua e do palato mole de uma Diva (soprano lírica) com um beatboxer. Não aconselhável a pessoas com estômago sensível... :)
O vídeo foi apresentado na sessão "Sounds and Visions" nas Scientific Sessions da International Society for Magnetic Resonance in Medicine , emMaio de 2006 em Seattle.
Claudio Monteverdi (1567-1643) foi um dos mais notáveis compositores da transição do séc. XVI para o XVII. A sua excelência revelou-se , em grande parte nos inúmeros madrigais que escreveu, ao longo de 40 anos, tendo atravessado uma grande diversidade estilística desde o primeiro livro de madrigais publicado até ao oitavo (houve ainda um nono, publicado postumamente). Neste vídeo podemos ver uma encenação moderna do madrigal Ah! Dolente partita!, retirado do filme The Full Monteverdi, sobre o qual poderão encontrar mais informações aqui.
Eu sou particularmente suspeita, porque os madrigais de Monteverdi se encontram no topo dos topos das minhas preferências musicais, mas um arrepio percorreu a minha espinha de alto a baixo ao ver e ouvir este vídeo...
Falta ainda referir que o ensemble em causa é o Fagiolini.
Tenho pena de não entender alemão, pois pelas caras de riso deles dever ser divertido... Não deixem de ouvir o Bolero de Ravel tocado (não sei se o termo correcto é tocado) em... vuvuzela...
Recebi por e-mail e resolvi partilhar. Trata-se dos "Tenore di Bitti", um quarteto vocal masculino que interpreta música tradicional da Sardenha. Este canto polifónico de tradição oral, remonta até 3000 A.C. A colocação de voz é muito estranha, mas o efeito produzido pela sobreposição das várias camadas, que vão "subindo" ou "descendo" é extremamente interessante...
Há dias, numa Acção de Formação, reencontrei uma antiga colega de curso, a Maria João Magno: pianista, compositora e uma daquelas pessoas para quem tudo parece ser um pretexto para expressar a sua criatividade. Disse-me logo, com os olhos a brilhar, que tinha descoberto uma pequena maravilha. Chegada a casa, fui espreitar o seu site, este mesmo. Foi aqui que encontrei esta pequena delícia: da_mulher, composto, cantado e tocado pela Maria João com... tigelas e espetos de madeira! Ah... e não deixem de ler a história do Tigelafone: outra pérola!
Hoje é um dos dias mais felizes de uma das coralistas do CCS. Aos pombinhos desejamos uma vida em comum repleta de bons momentos, alegria e claro, muita música! Felicidades!!
Quando Joana Carda riscou o chão com a vara de negrilho, todos os cães de Cerbère começaram a ladrar, lançando em pânico e terror os habitantes, pois desde os tempos mais antigos se acreditava que, ladrando ali animais caninos que sempre tinham sido mudos, estaria o mundo universal próximo de extinguir-se.
Assim começa Jangada de Pedra, um dos meus favoritos de Saramago.
O concerto anunciado no post anterior a este despertou-me a curiosidade, pelo que fui pesquisar. Não encontrei nenhum vídeo da referida terapeuta, mas, aparentemente, o concerto terá sido semelhante ao que aqui se pode ver... místico...
Janey Cutler. Mãe de sete filhos, avó de 13 netos e bisavó de 4. Aos oitenta anos, insiste em aproveitar o que a vida lhe proporciona. Para além da voz que ainda tem com esta idade, é sobretudo a sua coragem e alegria de viver que me impressionam.
Não há desculpas para não alinhar nisto, a não ser a preguiça: uma excelente forma de praticar exercício físico, ao ar livre, à beira-rio e com um tempo maravilhoso. Para além do mais é de borla e as aulas são excelentes! Toca a aparecer!!
O Coral Infantil de Setúbal vai estar esta semana nos Açores a convite do Conservatório Regional de Ponta Delgada. O Coral Infantil de Setúbal parte amanhã para Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel, Açores. O coral desloca-se a convite do Conservatório Regional de Ponta Delgada, cujo coro se deslocou a Setúbal em 2008. As crianças e jovens que constituem o Coral Infantil de Setúbal, que em 2008 acolheram os jovens açorianos, ficarão agora alojados em casa dos colegas açorianos. O entusiasmo e a expectativa em torno desta deslocação são enormes, já que, em muitos casos, esta será a primeira vez que alguns coralistas ficam longe de casa.
O Coral Infantil de Setúbal continua a desenvolver um trabalho que orgulha a cidade e a proporcionar aos seus jovens coralistas experiências musicais -e não só - certamente inolvidáveis. Estão de parabéns! O resto da notícia no jornal Setubalense.
Quem tem crianças pequenas sabe como é difícil encontrar música que tenha qualidade e que seja apelativa para os miudos. A "canção dos sapos" é, sem dúvida, um excelente exemplo disso: uma bela melodia, um magnífico arranjo, uma belíssima orquestração e um vídeo delicioso. A recordar e a mostrar aos filhotes - quem ainda não o fez.
Talvez conheçam este filme: "The Shawshank Redemption". É um dos meus favoritos! A história passa-se nos anos 40, numa prisão de alta segurança, que reune os maiores delinquentes dos Estados Unidos, homens perigosos, violentos, rudes... Andy, um banqueiro da alta finança bem sucedido, ingressa nesta prisão, depois de (erradamente) condenado pelo homicídio da sua mulher e do seu alegado amante. Certo dia, Andy consegue penetrar no gabinete do director - por sinal, um tirano - e fazer... o que se vê nesta cena. Emociono-me sempre que a vejo...
"And for the briefest of moments, every last man at Shawshank felt free"
Festa encerra ano lectivo O encerramento do ano lectivo é assinalado nos dias 29 e 30, no Parque do Bonfim, com uma animação que promove o convívio das famílias e mostra os trabalhos que os alunos do 1.º ciclo produziram nas escolas.
O “Há Festa no Parque”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, decorre nos dias 29 e 30, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, com ateliers, feira do livro, desportivo, exposições, música e dança.
Graças à participação de diversas instituições do Concelho, há actividade constante no Parque do Bonfim, incluindo leitura de contos para as crianças, na Tenda Feira do Livro, onde decorre ainda um workshop de teatro e um encontro com o ilustrador José Ruy.
A ex-modelo Ana Sobrinho desenvolve, nos dois dias, às 10h30, um workshop de postura, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, instalada no Parque do Bonfim.
As crianças dispõem ainda de um circuito de prevenção rodoviária e de desportos radicais, como dynamic bungee e parede de escalada, e de ateliers de modelagem de balões, de origami e de pintura facial e de mural.
O “Há Festa no Parque”, que também assinala o Dia Mundial da Criança, inclui ainda a IV Mostra de Cursos e Profissões, de divulgação da oferta formativa nas vertentes de ensino técnico-profissional e profissional.
Somos um grupo de alunos de 12º ano de Artes da Escola Secundária de Bocage que está a organizar uma exposição para toda a turma que englobe a evolução ao longo dos três anos de secundário.
Esboços, porque vemos esta passagem pelo secundário e todo o trabalho que desenvolvemos como um esboço do que viremos a ser um dia.
No dia da inauguração, 28 de Maio às 21h, no IPJ de Setúbal, estarão expostos os nossos trablahos e teremos uma "surpresa", uma representação artística, para quem nos visitar.
Para além deste dia, teremos todo o prazer em receber quem nos quiser conhecer melhor, de 28 de Maio a 4 de Junho no IPJ de Setúbal.
Alguma questão a colocar poderá ser feita para o nosso mail: exposicao.esbocos@gmail.com
Não terá sido, certamente, por acaso, que foi esta a foto escolhida pela ASOM para divulgar as suas licenciaturas para o próximo ano lectivo. Oh _mi! Já pensaste em mudar de carreira? :)
Members of a South Side high school choir ended up being the calm during the storm for many evacuees caught in last week's flooding in Nashville.
Students from Morgan Park High School headed south last Thursday for a choral festival in Nashville and were supposed to head home Sunday, but Mother Nature had other plans.
More than 13 inches of pounding rain came down on Nashville last weekend. The Cumberland River, which winds through the heart of the city, spilled over its banks, cresting at about 12 feet above flood stage. Thousands of people in Tennessee moved to emergency shelters and even more were without power.
The Morgan Park students were forced to leave their hotel rooms, abandoning their costumes and personal belongings, and headed for higher ground.
"When we went to the upstairs, to the ballroom, we sang, and people were like, 'Wow,' recalled choral director Gabrielyn Watson-Foster. "And when we went to the high school, somebody said, 'Are you those Angelic-voice kids? Can you sing for us again?' And they sang and everybody was hushed while we sang, regardless of what was going on."
A day later, and with a second-place finish in the Heritage Choral Festival behind them, they were able to make the trek back to Illinois.
The students said they didn't fully realize until they got home on Monday how much danger they'd been in.
"We saw pictures of where our rooms were and we were on the bottom floor, so, like, our whole room was covered in water," said senior Zachary Jackson.
The group said their hearts go out to those that were left behind.
"It was life-changing; very life-changing," said Briana Bonner. "And I can actually say that I was part of a natural disaster."
Que bela história... Repare-se ainda nas características deste coro:um simples coro de uma escola secundária (Vê-se um excerto no vídeo). Que longe ainda estamos disto...
Gustavo Dudamel is an athletic conductor and athletes get hurt. Thursday night at Walt Disney Concert Hall while conducting the Los Angeles Philharmonic and readying the orchestra for a high-profile national tour, Dudamel lunged energetically early in the last movement of Dvorak’s Cello Concerto and pulled a muscle in his neck.
Philharmonic president Deborah Borda said that the 28-year-old Venezuelan music director heard a loud pop and lost sensation on one side.
Pois é, a fama que o jovem maestro venezuelano Gustavo Dudamel atingiu, tem destas coisas: é notícia no Los Angeles Times por se ter magoado durante um concerto. Felizmente não foi nada de grave...
Decididamente, os Flash Mob vieram para ficar. Este decorre na Estação Central de Bruxelas, e inspira-se nos Queen para fazerem a sua intervenção perante os espantados transeuntes...
Um dia destes temos de fazer um Flash Mob com o CCS. Quem tem idéias?...
Hoje de manhã, o ex-presidente do Conservatório Nacional e um dos responsáveis pelo Projecto Orquestra Geração em Portugal, António Wagner Diniz esteve na RTP1 a divulgar o evento de amanhã: a apresentação pública, pela primeira vez, de todas as orquestras juvenis que têm vindo a trabalhar segundo a metodologia do “Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela”. O Concerto terá lugar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, amanhã, 16 de Maio pelas 17h00, com entrada livre (mais informações aqui).
E claro, todos os pretextos são bons para postar um vídeo da fabulosa "Orquestra Simon Bolivar", fruto de mais de 30 anos do projecto de inclusão social "El Sistema" que nasceu do sonho de um homem e que pôs (e continua a pôr) milhares de crianças e jovens por toda a Venezuela a tocar. Em Portugal, o Projecto Geração, que se inspira no El Sistema, contempla apenas (ainda!) 500 crianças.
19º Aniversário da Artiset Inauguração da nova sede Descerramento da placa comemorativa Inauguração da Colectiva da Primavera Beberete, pela Escola de Hotelaria de Setúbal Momento Musical, pelo Conservatório Regional de Setúbal
Na impossibilidade de mostrar todos, fica o meu quadro para esta exposição. Espero que gostem Raquel
Há dias estive a rever o fabuloso filme Les Choristes, de 2004 e perguntei-me que seria feito do Morhange. Sim, aquele loirito que partia a loiça toda mas cantava como um anjo, de seu nome Jean Baptiste Maunier. Foi fácil localizá-lo com uma busca pelo Youtube. Cá está ele, tem agora 19 anos, para aí uns 2 metros de altura (!) e claro, já mudou a voz. A canção não o favorece, mas continua a cantar bem.
Decorre, amanhã, mais um concerto da temporada de música Intemporal. Existem algumas boas razões para nos deslocarmos aos claustros para ouvirmos este concerto. Em primeiro lugar, um dos cantores é o Gonçalo Curto, que teve uma passagem, mesmo que efémera, pelo CCS. Depois, porque algum do repertório já foi cantado pelo CCS, na sua formação de Coro misto. Finalmente, a direcção musical está a cabo de Christopher Bochmann. Tudo boas razões...
Eu sei que é muito arriscado colocar um vídeo de 20 minutos num Blogue... Ah e tal, hoje não tenho tempo, tenho isto, aquilo e aqueloutro para fazer, vou deixar para o fim-de-semana, blá blá blá...
Mas deixem-me tentar convencer-vos. Para começar, é um vídeo do TED, o que, só por si, já é suficiente. Depois, é um vídeo que fala de música clássica de uma maneira apelativa quer para músicos, quer para o público em geral. Finalmente, o humor está muito presente, e várias gargalhadas são garantidas (até aquela da "execução de uma nádega só").
Mesmo a propósito do post de há dois dias. Imperdível, para que se encontre pelas bandas da capital. Mais informações aqui.
É um espectáculo cheio de vida e emoção, que conta com a participação de mais de 350 cantores vindos de todo o país, com o objectivo de sensibilizar as crianças e os jovens para a música, através do canto. PROGRAMA Obras de J. S. Bach \ B. Britten \ G. Handel \ A. Mozart \ S. Prokofiev \ S. Rachmaninov \ R. Dilworth, e música coral de várias partes do mundo
GRUPOS CORAIS INSTITUTO PIAGET INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA CORAL DE LAGOS C. S. DO LARANJEIRO C. S. DA COVA DA PIEDADE CORO INFANTIL DE MORTÁGUA CORO AS SEMENTINHAS (QUELUZ) CORO INFANTIL REGINA COELI (LISBOA) CORO VOCALIZZE DA ALTA DE LISBOA E MUITOS OUTROS JOVENS E CRIANÇAS, A TÍTULO INDIVIDUAL
ORQUESTRA SINFONIETTA DE LISBOA Direcção PAULO LOURENÇO Direcção Coral EUGENE ROGERS (CONVIDADO ESPECIAL)
Narrador JOSÉ PEDRO GOMES
PRODUÇÃO ASSOCIAÇÃO ACORDAR HISTÓRIA ADORMECIDA/MUSEU CRIANÇAS
Eu sei que este vídeo já circulou por todos os e-mails exaustivamente, mas considero-o tão brilhante, criativo, humorístico e adequado aos dias de hoje que não resisto a repescá-lo. Vale a pena rever!
Todos os anos se realiza, no Insituto Piaget em Almada, o Vocalizze, um estágio para jovens coralistas mas também para maestros e pedagogos, que dura cerca de uma semana e que culmina com um concerto final, geralmente um estrondo! A cara deste estágio é a Cara Tasher (desculpem lá o trocadilho fácil...), mas Eugene Rogers, que aparece neste vídeo a dirigir o North Central ACDA, também já passou por lá. O espírito do Vocalizze, de alegria, amizade e prazer em fazer música em conjunto é semelhante ao que aqui se pode ver. Quem não tem vontade de ali estar a cantar??
E aqui temos mais um Coro Feminino, desta vez o Speghani Girls Choir, oriundo da Arménia. Este coro apresenta-se aqui num registo um pouco diferente do que temos postado no blogue. Trata-se de uma canção do folclore Arménio, mais concretamente uma Dança de Camponeses, acompanhados por coreografia e movimentos associados ao trabalho campestre. Os trajes são típicos e a qualidade vocal, excelente.
A música é tão preciosa ao ser humano que usa múltiplas formas de se fazer ouvir. É com base nesta premissa que o Coro do Círculo Cultural Scalabitano (CCS), realiza no dia 24 de Abril, Sábado, pelas 11h30 na Igreja de S. João do Alporão, um concerto a pensar em todos aqueles que ouvem os sons de forma diferente.
O objectivo desta acção é, por um lado, a sensibilização para a importância de uma sociedade mais igualitária, onde todos devem ser respeitados na sua diferença e, por outro, explorar a capacidade de transmissão musical do Coro do CCS perante um público não habituado a concertos.
O Presidente da República visitou este bairro problemático, com o objectivo de conhecer o que também de bom se faz por lá. Entre outras coisas, assistiu à actuação do Grupo de Percussão da Escola da Bela Vista "Belabatuke" dinamizado pela Professora Elsa Mobilha. Soube, de fonte directa ;) que o Presidente elogiou o trabalho realizado, perguntou se os baldes eram de tinta e fez ainda várias perguntas aos alunos. Afirma um deles: - A professora é que sabe.
Alguns comentários: - Desta vez, a "iluminada" é a Ana Costa - Alguém precisa de cortar a franja - Alguém precisa de cortar uma etiqueta - Alguém ainda não apertou os óculos...
Os nossos sinceros agradecimentos ao Paulo, que apesar da contra luz conseguiu estas fotos para nossa recordação!
Inserido nas Comemorações do aniversário de Sebastião da Gama, a Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, o Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage e o Coro de Câmara de Setúbal, irão interpretar a Missa Katharina de Jacob de Haan, sob direcção do maestro José Veloso. Será solista o soprano Ana Leonor Pereira. O concerto irá decorrer na próxima sexta-feira, 16 de Abril, na Igreja de Jesus, pelas 21h30. A entrada é livre. Organização: Câmara Municipal de Setúbal
Uma peça baseada num conto de José Eduardo Agualusa, pelo Teatro Animação de Setúbal. "A girafa que comia estrelas" é para maiores de 4 anos, aos Sábados e Domingos às 16h00.
Não se trata de um "macaquinho amestrado", mas de um fenómeno inexplicável. Jay Greenberg, que assina pelo pseudónimo de Bluejay, tinha já composto 5 sinfonias aos 13 anos de idade, pelo que é já comparado aos génios de Mozart, Mendelssohn e Saint Saens. Os pais não têm qualquer relação com a Música e ele próprio não sabe de onde ela vem, quando compõe... simplesmente, vai soando na sua cabeça. Assombrador...
... do 1º de Abril. Como ninguém se manifestou, das duas uma: ou nenhuma coralista do CCS visitou o blogue ontem, ou são mulheres de fibra, dispostas a enfrentar qualquer desafio! Fiquemos na dúvida... Já agora, e para que conste, a peça "Gold Dust" existe efectivamente,e foi composta por Stockhausen. Apenas fiz uma pequena adaptação, uma vez que a peça foi originalmente concebida para quatro instrumentistas, os quais deverão "tocar os sons" e não "cantá-los".
Como afirmamos na nossa apresentação,o CCS é constituído por gente jovem, não só de idade mas também de espírito. Gostamos de novos desafios e de seguir por caminhos ousados e pouco desbravados.Por esse motivo, apresentamos aqui em primeira mão a próxima peça que o CCS irá preparar e apresentar nos próximos concertos.
Depois de Cds cheios de "música" de baleias, eis que nos chega... Music from a Bonsai!! A comparação é injusta, pois esta trata-se efectivamente de uma pequena obra musical construida pelo compositor usando como recurso um Bonsai. Diego Stocco é um compositor/sound designer italiano que explora objectos do quotidiano recorrendo a técnicas de gravação e mistura de forma a extrair sons musicalmente significantes. Compõe essencialmente para filmes e jogos de vídeo, sendo de sua autoria a música dos trailers da série Dexter e do programa Daily Show, entre outros. Para os curiosos, a página oficial do músico. P.S. Pianoman, encontrarás lá uma obra que decerto gostarás...
Soprano Magda Olivero centenária O soprano italiano Magda Olivero faz hoje 100 anos. Olivero foi uma das grande sopranos do século XX, tendo-se sobretudo notabilizado no repertório verista - Cilea, Boito, Zandonai, Catalani, Giordano, Mascagni - e em Puccini, compositor com que se estreou no palco (Turim, 1933), no Gianni Schicchi.
Também abordou a Traviata, Medea, Werther e Jenufa. Retirou-se dos palcos líricos em 1981 (A voz humana), mas continuou a cantar em concertos - no YouTube, pode vê-la numa ária da Francesca da Rimini gravada em Abril do ano passado, com 99 anos feitos! Foi frequentemente comparada e cotejada com Maria Callas. Dela disseram ser a última soprano da escola verista de canto. Por isso, longa vida a La Olivero!
Já tinha ouvido falar na Orquestra do Youtube, mas no Coro?! Soa muitíssimo bem, mas sugere a ideia de que os coralistas terão cantado em tempo real via webcam. Na... não me parece. Uma boa ideia, não obstante.
A cantora mais importante do século XIX chamava-se Pré-Madonna.
O Canto Gregoriano não tem música, só cantores cantando a mesma melodia.
Sherbet compôs a Sinfonia Incompleta.
Todas as partes femininas eram cantadas por castrati. Não sabemos exactamente como é que eles soavam porque não há descendentes conhecidos.
Jovens estudiosos expressaram o seu arrebatamento pelo Lullaby de Bronze, pelo Taco Bell Cannn, pela Erotica deBeethoven, pelo Cracknutter Suite de Tchaikovsky e pela Rap City in Blue de Gershiwn.
Música cantada por duas pessoas ao mesmo tempo chama-se um duelo; se eles cantarem sem música, chama-se Acapulco.
Um virtuoso é um músico com uma moral muito elevada.
Contralto é um tipo de música grave que só as senhoras cantam.
Provavelmente, a mais maravilhosa fuga foi aquela entre os Hatfields e os McCoys.
Uma harpa é um piano nu.
Refrão (refrain) significa não o façam. Um refrão de uma música é a parte que é melhor não tentarem cantar.
Eu sei o que é um sexteto mas prefiro não dizer.
O meu compositor favorito era Opus. Agnus Dei era uma mulher compositora famosa pela sua música sacra.
Johann Sebastian Bach escreveu inúmeras composições musicais e teve um grande número de filhos. No entretanto, ele praticava numa solteirona que matinha no seu sótão.
Rock Monanoff foi um famoso compositor de concerto para piano.
Já aqui colocámos um post sobre a importância da expressão facial dos coralistas. Mas a expressão facial e corporal do maestro não é menos (se é que não é mais) importante! Penso que posso falar por todos se disser que a forma como a pessoa que nos dirige se expressa, tem um impacto directo na forma como cantamos e inclusivé, na disposição com que cantamos. No caso deste maestro, a sua expressividade é brutal (em minha opinião). Mesmo tendo em conta o contexto específico do que é um Espiritual Negro, relativamente à forma como os cantores o sentem e à importância da palavra e da transmissão de uma mensagem, este é um daqueles casos em que os gestos do maestro "se ouvem"...
E aqui está mais uma iniciativa a saudar e apoiar, de uma Associação que, como outros o têm feito, vem provar que as obras do Fórum Luísa Todi não são desculpa para a não realização de eventos culturais na nossa cidade. A Associação Elucid’Arte lança, a partir de hoje, a “Intemporal”, temporada de música erudita/clássica, que integrará a realização de mais de 20 concertos, entre 13 de Março e 23 de Outubro.
Os próximos concertos serão, hoje, 13 de Março, pelas 21h30 no Club Setubalense Serão intérpretes Miguel Sousa, Tiago Rosa e Tiago Alves (piano, violoncelo e clarinete) e Elias Jahn e Ana Margarida Amaro (guitarra e canto).
No dia 14 de Março, domingo, às 21h30, também no Club Setubalense, terá lugar o 1.º Concerto «Ciclo Retratos» (co-organização Assoc. Elucid'Arte + compositor Tiago Cabrita) onde serão interpretadas peças de Tiago Cabrita, André Miranda e Nuno Rocha.
… visitas ao nosso blogue!! E mesmo não vindo a propósito, ou se calhar até vem, tenho de dizer que a passada quarta-feira foi um daqueles dias em que cheguei a casa feliz e grata por cantar no CCS! Estou ansiosa por termos aquele novo repertório na ponta da língua!!
Recebemos por e-mail, já há uns dias, o pedido para divulgar este coro Bracarense, de seu nome Cappella Bracarensis, cujo endereço internáutico é este. Com os votos das maiores felicidades, quer musicais, quer blogosféricas, aqui vos deixamos a sua interpretação deste magnífico Puer Natus de Samuel Scheidt.
E qundo eu pensava que já tinha visto tudo, eis senão quando me caem as Surrey Harmony ao colo... Céus!!! Frequentemente me maravilho com o poder do Youtube, pois de que outra forma poderia eu sequer conceber a existência de coros como este?! Julgo que só mesmo os americanos conseguem reunir, numa só actuação, coreografias e adereços de tão mau gosto com um desempenho surpreendentemente bom (apesar de, em minha opinião, o carácter da canção estar completamente desvirtuado...). Ou então, como diz um dos comentadores do Youtube: - "I wish my mom was this cool!"