Vamos estar de férias, mais ou menos por aqui. Apesar de todas as nova tecnologias, dos PC's portáteis, das placas de banda larga e das redes wireless, durante quatro dias preferimos estar desligados da World Wide Web para estarmos ligados à Mãe Terra. Se o tempo ajudar, esperamos regressar repletos de fotos de campos floridos e verdejantes para partilhar convosco.
domingo, abril 05, 2009
Blogue de férias
Vamos estar de férias, mais ou menos por aqui. Apesar de todas as nova tecnologias, dos PC's portáteis, das placas de banda larga e das redes wireless, durante quatro dias preferimos estar desligados da World Wide Web para estarmos ligados à Mãe Terra. Se o tempo ajudar, esperamos regressar repletos de fotos de campos floridos e verdejantes para partilhar convosco.
sábado, abril 04, 2009
The Voca People
Foi o mi_ que descobriu no tubo. Custa a crer que não tenha quaisquer efeitos... de qualquer forma está muito bem feito, só me deixa um pouco a sensação de... sim?? e agora, que se segue?... Além de que têm um quê de Oompa Loompa do Charlie and the Chocolate Factory... Lol... O que acham vocês?
sexta-feira, abril 03, 2009
Favoritos 30*
Há assim um punhado de seres, que eu creio sinceramente não serem deste planeta... a Ute é, sem dúvida, um deles (assim como o Bobby e Cecilia). A perfeição,a beleza,a voz, a sensibilidade... e é mãe de três filhos! Já assisti a um concerto dela e foi, sem dúvida, um dos concertos da minha vida. Depois de a ouvir cantar e explorar todos os potenciais da sua voz, é difícil dizer de outra pessoa que canta bem...
Ana Cláudia
quinta-feira, abril 02, 2009
Castratis castrandis
A propósito do Favorito de ontem e dos comentários da Sílvia e do mi_:
Castrato (plural castrati) é um cantor masculino cuja extensão vocal corresponde, grosso modo, à das vozes femininas de soprano, mezzo-soprano, ou contralto. Na realidade, uma das características dos castrati era utrapassar a tessitura dos sopranos no grave e dos contraltos nos agudos.
A castração antes da puberdade impede a libertação para a corrente sanguínea das hormonas sexuais produzidas pelos testículos, as quais provocariam o crescimento normal da laringe masculina (para o dobro do comprimento) entre outras características sexuais secundárias, como o crescimento da barba.Basicamente, os castrati podiam fazer tudo... menos ter filhos.
Quando o jovem castrato chega à idade adulta, o seu corpo desenvolve-se, nomeadamente em termos de capacidade pulmonar e força muscular, mas a sua laringe não. A prática de castração de jovens cantores teve início no século XVI, tendo surgido devido à necessidade de vozes agudas nos coros das igrejas da Europa Ocidental, já que a Igreja Católica Romana não aceitava mulheres no coro das igrejas. Na ópera, esta prática atingiu o seu auge nos séculos XVII e XVIII. O papel do herói era muitas vezes escrito para castrati, como por exemplo nas óperas de Handel. Nos dias de hoje, esses papéis são frequentemente desempenhados por cantoras ou por contratenores. Todavia, a parte composta para castrati de algumas óperas barrocas é de execução tão complexa e difícil que é quase impossível cantá-la.
Muitos rapazes que eram alvo da castração eram crianças órfãs ou abandonadas. Algumas famílias pobres, incapazes de criar a sua prole numerosa, entregavam um filho para ser castrado. Em Nápoles, recebiam a sua instrução em conservatórios pertencentes à Igreja, onde leccionavam músicos de renome. Algumas fontes referem que muitas barbearias napolitanas tinham à entrada um dístico com a indicação "Qui si castrano ragazzi" (Aqui castram-se rapazes).
Em 1870, a prática de castração destinada a este fim foi proibida em Itália, o último país onde ainda era efectuada. Em 1902, o papa Leão XIII proibiu definitivamente a utilização de castrati nos coros das igrejas. O último castrato a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913.
Favoritos 29*
Olá! Deve haver uma grande lista de espera, mas mesmo assim envio o meu favorito 2.
Cena do filme Farinelli, que eu agradeço à Cláudia por me ter emprestado aqui há uns tempos, em que ele canta a famosa ária de Haendel. É uma cena electrizante; esta ária belíssima e um ambiente tão bem recriado, quase dá vontade de termos vivido durante o Barroco.
Sílvia Carvalho
quarta-feira, abril 01, 2009
terça-feira, março 31, 2009
Aniversários

Nasceu em Rohrau, Áustria, a 31 de Março de 1732, tendo morrido em Viena a 31 de Maio de 1809. Foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Tendo vivido a maior parte de sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico da corte da rica família dos Esterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. Haydn é considerado, embora erradamente, o “pai” da sinfonia clássica e do quarteto de cordas; compôs 104 sinfonias e mais de 80 quartetos. Além disso, compôs 20 óperas, vários Concertos, Oratórias, Cantatas, 13 Missas, Sonatas, Trios, etc. Das obras com coro destacam-se “A Criação”, “As Últimas Sete Palavras do Nosso Salvador na Cruz” e as Missas “St. Cecília”, “Nelson” e “Paukenmesse”.
Curiosidades: Haydn compôs 32 obras para relógio mecânico e uma Sinfonia do Adeus, em que os músicos vão abandonando o palco um a um até restar apenas um. Esta sinfonia foi composta quando Haydn e toda a comitiva da corte do Princípe Nikolaus Esterházy se encontravam no palácio de verão e este decidiu prolongar a estada mais do que previsto, fazendo com que os músicos ficassem bastante tempo afastados das suas famílias. Assim, no último andamento, Haydn, ao retirar os músicos do palco, encontra uma forma de, subtilmente, dar a entender ao Príncipe que os músicos estavam cansados e desagradados por tão longa ausência de casa. A mensagem foi entendida e toda a corte regressou a casa no dia seguinte à apresentação da sinfonia.
Deixamos aqui a Filarmónica de Viena “zangada” com o Maestro Daniel Barenboim.
sábado, março 28, 2009
Blast
Recebi este vídeo por mail, há uns dias atrás. Sou fã do West Side Story. Achei graça, sobretudo pela dificuldade em classificar estes músicos/ginastas/acrobatas/artistas circenses... Devem ter sido escolhidos a dedo..
quinta-feira, março 26, 2009
quarta-feira, março 25, 2009
Aniversários

Béla Viktor János Bartók de Szuhafő , nasceu a 25 de Março de 1881 na cidade húngara de Nagyszentmiklós (actual Sînnicolau Mare, na Roménia). Filho de uma pianista de quem recebeu as primeiras aulas, estudou piano com István Thoman e composição com János Koessler na Academia de Música de Budapeste. Desde muito novo que adquiriu um estatuto de notável pianista, tendo dado o seu primeiro concerto com apenas 11 anos. Sob influência e em conjunto com o seu amigo e colega compositor Zoltán Kodály, percorreu cidades do interior da Hungria e Roménia, onde recolheu e anotou um grande número de canções de origem popular. Este interesse pela música folclórica viria a ter uma influência decisiva e duradoura nas suas composições. Com a chegada dos Nazis ao poder na Alemanha e o rebentar da Segunda Guerra Mundial, apesar so grande apego à sua terra natal, Bartók e a sua segunda esposa, a pianista Ditta Pásztory, decidiram abandonar a Hungria e emigrar para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Nova Iorque. No entanto, aqui havia pouco interesse pela sua obra e, dadas as poucas encomendas, as suas condições económicas pioraram consideravelmente. O apoio de amigos e a encomenda por parte de Koussevitsky para um Concerto para Orquestra permitiram-lhes algum alívio financeiro numa altura em que a sua saúde se deteriorava. Apesar disso, foi ainda capaz de completar o seu 3º Concerto para Piano. Esboçou ainda um Concerto para Viola, mas viria a falecer antes de o terminar. Béla Bartók morreu em Nova Iorque no dia 26 de Setembro de 1945, vítima de leucemia.
Compositor prolífero, da sua longa lista de obras, destacam-se a ópera O Castelo do Barba Azul, o bailado O Mandarim Miraculoso, os dois Concertos para Violino, os três Concertos para Piano, Música para Cordas, Percussão e Celesta, os seis Quartetos de Cordas, o Concerto para Orquestra, a Cantata Profana, entre outras. Compôs muita música para piano solo, destacando-se o Allegro Bárbaro e o ciclo didáctico Mikrokosmos. Escreveu ainda centenas de obras corais, peças originais e harmonizações de canções tradicionais.
Há uns anos atrás, o CCS cantou as “Quatro Canções eslovacas” deste compositor. Infelizmente não possuímos registos áudio ou vídeo desses momentos, mas conseguimos encontrar um coro Argentino que colocou um vídeo no Youtube. A qualidade não é a melhor, mas dá para matar saudades. Também lá consta o célebre… “Rada Pila…
segunda-feira, março 23, 2009
Favoritos - 27 *
Imaginem um pianista (Vladimir Horowitz) que sai da sua terra natal (União Soviética) como um grande virtuoso do piano e faz a sua carreira nos Estados Unidos e pelo mundo fora.
60 anos depois (em 1986), em plena Perestroika de Mikhail Gorbatchev, Horowitz retorna à sua Pátria para tocar na mítica sala do Conservatório de Moscovo. Fê-lo pela última vez, pois morreria em 1989.
O concerto foi um momento único de emoção. Os bilhetes esgotaram em 2 horas depois de terem sido postos à venda. A procura foi tal que Horowitz viu-se obrigado a fazer um ensaio público no dia anterior ao concerto (com a sala compeltamente cheia).
A peça interpretada neste vídeo (como encore) é a "Traumerei" do "Álbum para a Juventude" de Schumann.
Vejam a emoção do público. Emociono-me profundamente SEMPRE que vejo a cena aos 1:30. O que imaginam que aquela lágrima significa? para mim é nostalgia, saudade de um passado glorioso, não sei como explicar. Expliquem vocês. E chorem. Eu choro...
Nuno Batoca
sexta-feira, março 20, 2009
Corrente literária

Ao contrário dos pintores que o precederam, que utilizavam uma tela sobre o cavalete, Pollock pintava sobre uma superfície horizontal e deixava actuar a força da gravidade sobre a tinta. Igualmente ao contrário dos pintores anteriores, Pollock não utilizava os pincéis para produzir pequenos traços controlados, mas sim para deixar cair e atirar tinta sobre a tela.
in CRATO, Nuno, A Matemática das Coisas, Lisboa: Gradiva, 2008.
E agora, parece que tenho que "sensibilizar" mais alguns blogues para o tema.Três, parecem-nos suficientes..
Grupo Coral Escola Secundária de Bocage
Noise and sound
Camelo Sorridente
Favoritos - 26
Inveja pura. Eu tenho sono de manhã porque ando a dormir pessimamente.
Quando é que chega o Verão???...
Isabel Oliveira
quinta-feira, março 19, 2009
El Sistema em Portugal - 2
Notícia retirada do Diário Digital Rostos On-line.
"Junta Metropolitana de Lisboa
Celebra contrato para criação das Orquestras Sinfónicas Juvenis
. Sesimbra envolvida no projecto
Nas instalações da CCDR-LVT, foi celebrado entre a Autoridade de Gestão do POR Lisboa, representada por António Fonseca Ferreira e a Área Metropolitana de Lisboa, representada pelo Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, o contrato de financiamento para implementação do projecto “Orquestras Sinfónicas Juvenis”.
A criação das Orquestras Sinfónicas Juvenis, que envolverá, numa primeira fase, 360 crianças e jovens de diversos bairros críticos da AML, visa promover a sua integração social e resulta da candidatura conjunta da Área Metropolitana de Lisboa e de seis municípios: Amadora, Loures, Oeiras, Sesimbra, Sintra e Vila Franca de Xira.
A coordenação pedagógica e artística do projecto é da responsabilidade da Escola de Música do Conservatório Nacional, que tem sido um parceiro fundamental no processo.
A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, do Secretário de Estado do
Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão."
El Sistema em Portugal - 1
Não sei se é assim muito notório que somos grandes admiradores do Sistema...
Em Portugal existe um projecto denominado Orquestra Geração, uma orquestra juvenil que conta actualmente com 67 elementos.Integrando alunos do 5º ao 7º ano, com os ensaios a decorrer regularmente na Escola Miguel Torga, a Orquestra Geração baseia a sua metodologia no Programa das Orquestras Sinfónicas Infantis e Juvenis da Venezuela, que é hoje um exemplo internacional de utilização do ensino da música como meio para favorecer a inclusão social e que tem a Orquestra Simón Bolívar como seu principal expoente.
Este projecto foi escolhido pela Rainha da Jordânia, que visitou e assistiu a um concerto dado por esta orquestra, aquando da sua deslocação em Portugal nesta mesma semana.
Sim, é mesmo em Portugal!!!
quarta-feira, março 18, 2009
Favoritos - 25
Olá. Como nova seguidora do vosso blogue, sinto-me feliz por poder participar nesta vossa iniciativa Correndo o risco de ser chamada de exagerada (eh, eh, eh) envio 3 vídeos favoritos:
O primeiro, por ser uma obra fantástica e interpretada de forma especial;
Armanda Patrício
terça-feira, março 17, 2009
Alinhamento 1
O primeiro passo para uma boa técnica vocal é ter uma boa saúde vocal e uma boa saúde em geral. Bons hábitos alimentares e exercício físico são essenciais.
Depois é fundamental termos um correcto alinhamento do nosso corpo. É com todo o nosso corpo que cantamos, pelo que todo o nosso corpo tem que estar correctamente alinhado.
Muitos de nós temos percepções erradas sobre a constituição e o funcionamento do nosso corpo, daí que sem a correcção dessas falsas ideias não seja possível uma utilização optimizada do nosso corpo.
Iremos apresentar aqui os princípios de Body Mapping, uma técnica desenvolvida por William Conable, professor de violoncelo na Universidade do Ohio, que se pode resumir como a representação que o nosso cérebro tem de cada um de nós. Conable perecbeu que, se a imagem que o nosso cérebro tem do nosso corpo for incorrecta, então este irá funcionar incorrectamente provocando uma deficiente utilização e, a longo prazo, lesões. A correcção dessa imagem proporciona uma movimentação eficiente livre de tensões. Uma vez corrigida, essa imagem não mais se adultera.
A primeira imagem que temos que gravar no nosso cérebro é a do nosso corpo correctamente alinhado.

Ponto 1 - Junção do Atlas (primeira vértebra cervical) ao Osso Occiptal (base do crânio);
Ponto 2 - Ombros;
Ponto 3 - Pélvis;
Ponto 4 - Ancas;
Ponto 5 - Joelhos;
Ponto 6 - Pés.
O Ponto 1 equilibra a cabeça sobre a coluna vertebral; qualquer movimento da cabeça implicará movimento da coluna. Para um correcto alinhamento deste ponto devemos pensar em afastar a cabeça ligeiramente para cima, como se criássemos um espaço entre esta e a coluna. O principal problema para muita gente é ter a cabeça sempre puxada para a frente, com o queixo longe do peito; pelo contrário, o queixo deverá aproximar-se do peito enquanto a cabeça se afasta da coluna. Ao movimentarmo-nos a cabeça deve iniciar o movimento, ao que a seguirá todo o corpo.
No Ponto 2 deveremos alinhar os nossos ombros com o centro do nosso corpo, ou seja, em linha com a coluna, nem puxados para a frente, nem para trás.
O Ponto 3 é o responsável pelo equilíbrio do toráx nas vértebras lombares. É dos pontos de alinhamento mais importantes, pois, se pensarmos bem, é protegidos pelo tórax que se encontram todos os nossos órgão vitais.
O equilíbrio de toda a parte superior do nosso corpo acontece no Ponto 4, ou seja, nas ancas. É também esta junção a que permite a maior flexibilidade e mobilidade.
Nos joelhos temos o Ponto 5. Os joelhos devem estar flexíveis e perfeitamente equilibrados, nem demasiado dobrados, nem, muito menos, trancados para trás. Quando isto sucede todo o corpo fica desequilibrado para a frente e, para contrabalançar este desequilibrio, acabamos por inevitavelmente contrair a zona lombar. Joelhos trancados são muitas vezes sinal de mau alinhamento da pélvis.
Finalmente, o último ponto de alinhamento, o Ponto 6, são os nossos pés. O peso deve estar igualmente distribuído por toda a sua superfície e não sobre os calcanhares ou sobre os dedos.
sábado, março 14, 2009
Coro de Manos Blancas
Já aqui falámos de "El Sistema", que há trinta anos põe milhares de crianças e jovens a tocar música clássica por todo a Venezuela... O sistema, criado por Mestre Abreu, também pensou nas crianças com necessidades educativas especiais: surdos, autistas, portadores de trissomia XXI, com déficit cognitivo... De que forma podem estas crianças participar na música? Vale a pena (ou)ver o vídeo..
sexta-feira, março 13, 2009
Hoje é dia do PI!

Pi = 3.14159265
3,14159265358979323846..
Este é apenas o início de um número muito especial com uma infinidade de casas decimais: o número π - a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro. Hoje, dia 14 de Março (data que nos EUA se escreve 3/14), celebra-se em todo o mundo o Dia do π (3,14.). Esta celebração tem como objectivo promover junto do público em geral o gosto pela matemática, aproveitando o interesse que o π tem suscitado ao longo dos tempos em todas as culturas.
Parabéns PI! ;)
NB - Este post foi publicado, por lapso, com um dia de antecipação. O dia do Pi foi, claro está, no Sábado...
Favoritos - 23
A música que ultimamente ouço vezes sem conta... que me arrepia, que me faz chorar, que me deixa sem palavras, que me inspira, que me soa a verdade...A Carminho é uma fadista de 23 anos e está a gravar o seu primeiro disco, que sairá em breve. Já tive o prazer de a ver e ouvir ao vivo numa casa de fados em Alfama. É qualquer coisa de extraordinário para cima.
Zé Nova
quarta-feira, março 11, 2009
Favoritos - 22
Tomei-lhe o gosto, olha...
Não tendo aqui o Eurico a dizer qual é a dele, vou eu dizer por ele.
Se olharmos bem, ao fundo nos 2º Violinos lá está ele, o meu homem da cidade. E é Carlos do Carmo, nem preciso dizer mais nada.
Pel'Eurico Cardoso
terça-feira, março 10, 2009
Favoritos per tutti
segunda-feira, março 09, 2009
Favoritos - 21
Entre tantas outras...esta vem também associada a um filme que sempre me ficou na memória!
Teresa Ferreira
domingo, março 08, 2009
Favoritos - 20
É uma música que sempre me marcou desde a juventude. É uma música muito especial para mim e o vídeo também.
Pronto, não doeu nada.
bjinhos
Raquel Pereira
sexta-feira, março 06, 2009
Favoritos - 19
Assim que li e sem pensar muito no pedido, a primeira música que me veio à cabeça foi “Balada da estrada do Sol” do André Sardet. Sei que não é nada de especial, mas leva-me à reflexão, à paz e à importância que para mim tem o sol…
Elsa Mobilha
quarta-feira, março 04, 2009
terça-feira, março 03, 2009
Para quem ainda tinha dúvidas...

Psychologist urges: sing for your health by Bill Bowder
CHORAL singing is good for health, a Swedish psychologist has reported, after conducting research into the long tradition of choral music in Sweden.
The psychologist, Dr Maria Sandren, from the University of Stockholm, will be presenting her findings at a seminar in Canterbury Christ Church University’s new centre in Folkestone on 29 April.
Sweden is a good place to study the effects of choral singing because one in five Swedes sing in a choir, she said. “Results indicated that choral singing had strong effects on the well-being, in that positive emotions increased significantly, and, in turn, negative emotions radically subsided. Choral singers, particularly women, are happier, more alert and relaxed after a rehearsal.”
Much less was known, however, about how the content of songs affected the singers’ health, Professor Stephen Clift, the director of the research centre that organised the seminar, said last week. But there was anecdotal evidence: at a recent performance at the university of Verdi’s Gloria and Rutter’s Requiem “a number of singers referred to the religious character of the music and the impact it had on them.”
segunda-feira, março 02, 2009
Favoritos - 18
Eu escolhi esta peça, a "À Chloris" de Hahn, mas antes de tudo, tenho que referir que foi o professor Nuno Batoca que me deu a conhecer este vídeo! (Nem sei muito bem porque o faço... mas... provavelmente... tem a ver com o facto de não querer chumbar a piano... por isso... aqui fica a informação! hehehehe)
Este vídeo é um dos meus favoritos pois,além de achar uma peça muito bonita e gostar bastante da interpretação do Philippe Jaroussky, gosto do facto da parte do piano valer por si só (e tem, para mim, uma melodia muito bonita mesmo) e de não funcionar simplesmente como acompanhamento.
Beijinhos e abraços.
Luís Lopo
1º Prémio!!
sábado, fevereiro 28, 2009
Uma lição de vida
Le seul Orchestre Symphonique de RDC à Kinshasa
Enviado por pollux91
Um barrete para todos enfiarmos.... até ao pescoço...
Favoritos - 17
Olá!!
Eu tenho muitos favoritos mas mesmo muitos...mas vou optar por uma música de um musical, o West Side Story a a música é o Somewhere.Eu gosto muito dela e cantada por eles nem é a melhor interpretação na minha opinião...mas por ser a sua origem!!
Beijinhos***
Mónica Henriques
sexta-feira, fevereiro 27, 2009
quinta-feira, fevereiro 26, 2009
Favoritos - 16
"Este Caetano me hay puesto el pello de punta"
Caetano Veloso - Cucurrucucu Paloma, no filme Habla con ella
bjs
teresa caldeira
terça-feira, fevereiro 24, 2009
Favoritos - 15
Pronto, pronto... Já respondi!
É a música da minha vida... Dos bons e dos maus momentos... Já me acompanha há muito tempo...
Para mim é PERFEITA!
Aurélio Santos
segunda-feira, fevereiro 23, 2009
Afinal é fácil!!
"Aula" de canto pelos King's Singers, com muito humor, mas, ainda assim, elucidativa. Como eles dizem, com umas centenas de aulas de canto e muito trabalho qualquer um consegue!!
domingo, fevereiro 22, 2009
Antes ou depois?...
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
Favoritos - 14
Matias, Matias, diz-me com que música é que te arrepias!
Pois... arrepio-me com tantas que nem sei, mas esta deixa-me cheia de um sentimento de amor universal, principalmente pela natureza! É música muito pictórica e de uma beleza extraordinária! Flutuemos como a calhandra, ao escutar tamanha doçura!!!!
Helena Matias
quarta-feira, fevereiro 18, 2009
Favoritos - 13
Este senhor é um dos meus favoritos... é impressionante como ele faz com que tudo pareça fácil e como saboreia o que está a fazer.
Ana Filipa Melro
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
Favoritos - 12
É uma música muito naïf, que me recorda a minha infância..
Faz-me lembrar uma caixa de música...
Ana Arruda
domingo, fevereiro 15, 2009
Favoritos - 11
Acho muita graça, porque um diz Hugga wugga, outro diz wiggi wiggi e o outro não sei quê, não percebo... e porque ele se esconde dentro dele.
Matilde Paquete
sábado, fevereiro 14, 2009
Favoritos - 10
Ela, é etérea, não é deste mundo... depois, toda a cenografia.. ela é uma sacerdotisa druida.. e depois, é ela...
Eduardo Chiarelli
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
Favoritos - 8

É o tema do filme "A Lista de Schindler"... choro que nem uma Madalena arrependida...
Maria João Costa
(NB - Por razões nada alheias à falta de perícia técnica aqui da "bloguista" de serviço, para visualizar este vídeo é necessário clicar aqui... mas vale bem a pena!)
Favoritos - 9
Esta canção foi lançada por Bill Withers em 1971 e chegou ao terceiro lugar nas tabelas de POP na altura e está em 280º lugar nas 500 canções mais conhecidas de sempre pela revista Rolling Stone. Depois deste senhor que instalava as sanitas dos aviões 747,houve muitos outros artistas a fazerem versões desta canção (desde os The Temptations aos The Police).
A versão que vos apresento é feita por uma banda que se chama "Strikes" em forma de Chill Out..
Espero que gostem..!
Mais informações aqui
Bem haja a todos
André Areiias
quarta-feira, fevereiro 11, 2009
Favoritos - 7
É verdade que sou fã da Loreena Mckennitt, é uma das minha inspirações. Aqui vai a música "The mummers dance" ao vivo. Vale a pena “ouver” por causa dos instrumentos tradicionais e arcaicos; No altar tenho a Grande Cecilia Bartoli mas isso é outro mundo. E muitos outros mais, mas agora tenho que dormir senão amanhã não aguento a maralha...
Cláudia Estanislau
terça-feira, fevereiro 10, 2009
segunda-feira, fevereiro 09, 2009
Favoritos - 5
Aqui está a minha sugestão! É uma coisa que oiço, e sem dúvida me arrepio!
Acho mesmo que o dia da ira, do juízo que chega!
É um momento arrepiante de música! Das mais belas páginas de Verdi!
Era uma óptima sugestão para o coro.. num festival.. sei lá :P
Aqui fica, enjoy it!
Miguel Conceição
domingo, fevereiro 08, 2009
Favoritos - 4
Para já, apenas um para não monopolizar a iniciativa.
Piroso? sim, um pouco. Lamechas? sem dúvida. Tecnicamente perfeito? longe disso. Por isto e muito mais (principalmente por não serem 1433423273112342335127675214 violinos cada um na sua afinação própria a tocar este tema) é que adoro esta versão.
Beijinhos e abraços ao meu Coro de Câmara de Setúbal preferido
Nuno Batoca
P.S.: O tipo que pôs este vídeo no Youtube tem, nitidamente, muito bom gosto.
sábado, fevereiro 07, 2009
sexta-feira, fevereiro 06, 2009
quinta-feira, fevereiro 05, 2009
Favoritos
Com vista a incentivar a participação dos coralistas (e não só) no nosso blogue, lembrámo-nos de criar a seguinte iniciativa: postar, com regularidade os vídeos do you tube (ou afim) favoritos dos nossos leitores. Para isso, basta enviarem-nos o link do mesmo para o e-mail do coro: ccsetubal@gmail.com, ou para os nossos e-mails pessoais. Não é obrigatório ser música coral, mas de preferência daquela música que, a cada um de nós, causa pele de galinha...
Aguardamos ansiosamente pelas vossas sugestões!!!
E eu lanço o mote...
sábado, janeiro 31, 2009
Thomas Quasthoff
Descobrimos ontem, quando assistiamos à transmissão de um concerto no canal Mezzo (um excerto do qual apresentamos aqui) o baixo-barítono alemão Thomas Quasthoff, cantando com a Filarmónica de Berlin dirigida por Simon Rattle. A experiência é impressionante não apenas pela voz e pela interpretação, mas porque é impossível não ver a deformação física do cantor, a qual, descobrimos após alguma pesquisa, foi provocada pela talidomida que sua mãe tomou durante a gravidez. Thomas Quassthoff canta lieder, ópera e jazz e já recebeu alguns dos mais importantes prémios de todos os géneros.Escreveu um livro: "A Voz", que vendeu centenas de milhares de exemplares e é professor numa das melhores escolas de música de Berlin. Recentemente ganhou mais um Grammy pelo documentário feito com o realizador Michael Harder, "The Dreamer", que conta a sua história de vida. Segundo lemos num blogue, Quasthoff costuma dizer coisas muito bem humoradas sobre si mesmo: "Eu tenho a sorte de ter as minhas deformações bem visíveis".
Uma inspiração...
sexta-feira, janeiro 30, 2009
quinta-feira, janeiro 29, 2009
Tai-chi na sala de ensaio
Aqui ficam alguns vídeos de exercícios de tai-chi utilizados como técnicas de respiração e fonação em ensaios corais.
Há vários vídeos, pelo que, para não os apresentarmos todos ao mesmo tempo, iremo-los colocando aos pares...
quinta-feira, janeiro 22, 2009
Joy to the World!!
Peça final do Concerto de Ano Novo, realizado em 10/01/2009, na Igreja de N. S. da Conceição, em Setúbal. Coro feminino do CCS; Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage; Flauta: Cláudia Estanislau; Piano: Nuno Batoca.
Divulgação do nosso concerto...
Basta clicar aqui.
domingo, janeiro 18, 2009
sábado, janeiro 17, 2009
Dá que pensar...
Ninguém reparou também que o violinista tocava com um Stradivarius de 1713 - que vale 3,5 milhões de dólares. Três dias antes, Bell tinha tocado no Symphony Hall de
Boston,onde os melhores lugares custam 100 dólares, mas na estação de metro foi ostensivamente ignorado pela maioria.
A excepção foram as crianças, que, inevitavelmente, e perante a oposição do pai ou da mãe, queriam parar para escutar Bell, algo que, diz o jornal, indicará que todos nascemos com poesia e esta é depois, lentamente,sufocada dentro de todos nós.
"Foi estranho ser ignorado"
Bell, que é uma espécie de 'sex symbol' da clássica, vestido de jeans, t-shirt e boné de basebol, interpretou "Chaconne", de Bach, que é, na sua opinião, "uma das maiores peças musicais de sempre, mas também um dos grandes sucessos da história". Executou ainda "Ave Maria", de Schubert, e "Estrellita", de Manuel Ponce - mas a indiferença foi quase total.Esse facto, aparentemente, não impressionou os utentes do metro.
"Foi uma sensação muito estranha ver que as pessoas me ignoravam",disse Bell,habituado ao aplauso. "Num concerto, fico irritado se alguém tosse ou se um telemóvel toca. Mas no metro as minhas expectativas diminuíram. Fiquei agradecido pelo mínimo reconhecimento, mesmo um simples olhar",acrescentou.O sucedido motiva o debate foi este um caso de "pérolas a porcos"?
É a beleza um facto objectivo que se pode medir ou tão-só uma opinião? Mark Leitahuse, director da Galeria Nacional de Arte, não se surpreende: "A arte tem de estar em contexto". E dá um exemplo: "Se tirarmos uma pintura famosa de um museu e a colocarmos num restaurante, ninguém a notará".Para outros, como o escritor John Lane, a experiência indica a "perda da capacidade de se apreciar a beleza". O escritor disse ao "Washington Post" que isto não significa que "as pessoas não tenham a capacidade de compreender a beleza, mas sim que ela deixou de ser relevante".
quinta-feira, janeiro 15, 2009
Próximo Concerto do CCS

No próximo dia 24 de Janeiro, sábado , às 21h30, na Igreja de S. Paulo (em Vanicelos), realizaremos mais um concerto pelo coro feminino do CCS, integrado nas celebrações do Ano Paulino.
Neste concerto serão interpretadas obras de Josquin Des Prés, Benjamin Britten, Gabriel Fauré, Josef Rheinberger, Peter Warlock, Ed Harris e Eurico Carrapatoso.
Este concerto será dirigido por Raul Avelãs e terá a participação do pianista Nuno Batoca.
domingo, janeiro 11, 2009
Outras fotos...
... do concerto de ontem, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, realizado em conjunto com o Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage. Infelizmente as fotos ficaram um pouco desfocadas, sem dúvida devido à pouca bateria da máquina. Em todo o caso, os nossos agradecimentos ao sempre simpático e disponível Orlando Quaresma, ilustre fotografo de serviço..
terça-feira, janeiro 06, 2009
Concerto de Ano Novo
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sábado, janeiro 03, 2009
Encore do Concerto de Natal 2008
Já que ninguém aceitou o desafio para descobrir a nota errada no Natal d'Elvas, perdendo assim a oportunidade de ganhar o Porsche que tínhamos como prémio surpresa, tentem lá descobrir quem é que diz "in nomine ieius"...
quarta-feira, dezembro 31, 2008
terça-feira, dezembro 30, 2008
Natal Português
Como prometido, aqui vão as três peças portuguesas cantadas pelo CCS no concerto de Natal. A primeira foi composta por Eurico Carrapatoso, e as outras duas são melodias tradicionais harmonizadas por Raul Avelãs... que por sinal, tem uma reclamação a fazer. Parece que há uma nota errada, nos segundos sopranos, no Natal de Elvas... alguém descobre onde é?..
segunda-feira, dezembro 29, 2008
Gramophone...

Disseram as más linguas na altura, numa claríssima atitude difamatória, que havia sido a nossa Sílvia a escostar-se ao dito gramophone e a provocar assim a queda da sua digníssima cabeça, mas posso assegurar, pois estava lá e vi, que foi tal como acima se contou!
Mais Natal pelo CCS
Aqui seguem mais dois excertos do concerto de Natal realizado pelo Coro feminino do CCS no passado dia 13 de Dezembro: "Wolcum Yole" e "Deo Gratias".
Obrigada à Cláudia E. (mais uma vez!)
Para os próximos dias prevê-se a divulgação das peças portuguesas..
quinta-feira, dezembro 25, 2008
quarta-feira, dezembro 24, 2008
Mais dois videos do Concerto de Natal
terça-feira, dezembro 23, 2008
Um blogue amigo
segunda-feira, dezembro 22, 2008
domingo, dezembro 21, 2008
Já lá canta!!!
O nosso primeiro video no YouTube!!
O prometido é devido e cá está um (primeiro) excerto do Concerto de Natal: This Little Babe, de A Ceremony of Carols, de Benjamim Britten. Coro Feminino do CCS, 13 de Dezembro de 2008, Igreja S. Sebastião, Setúbal. Direcção: Raul Avelãs, Piano: Nuno Batoca.
Mais videos deste concerto nos próximos dias...
sábado, dezembro 20, 2008
Natal por Belgais
A peça "Os Pastores e o Menino" foi, esta noite, cantada pelo Coral Infantil de Setúbal no seu concerto de Natal. Aqui podemos ouvi-la pelo Coro Infantil de Belgais. Escrita por Fernando Lopes-Graça, é a primeira peça do ciclo "Presente de Natal para as Crianças", uma das várias obras que o compositor português dedicou aos mais novos. Outros exemplos são "As Cançõezinhas da Tila" e "Canções e Rondas Infantis", também para coro infantil e piano.
Jantar de Natal
quinta-feira, dezembro 18, 2008
El Sistema - Muito mais que apenas música
Cliquem aqui para aceder à página principal deste projecto e vejam com atenção.
O melhor que se pode fazer com música...
quarta-feira, dezembro 17, 2008
Outros Natais...
Esta peça foi composta pelo compositor inglês Ralph Vaughan Williams (1872-1958) e está contida na obra Hodie - Fantasia on Christmas. Foi interpretada pelo CCS no concerto de Natal em 2004, numa altura em que o Coro de Câmara era um bocadinho menos... de câmara..
terça-feira, dezembro 16, 2008
Concertos de Natal
Será que a CMS não poderia (e deveria) evitar este tipo de sobreposições? É que todos estes concertos fazem parte do Ciclo de Música Filarmónica e Coral, organizado precisamente pela CMS! As instituições marcam os seus concertos com a Câmara, sem saber das datas dos concertos dos outros; caberia pois à Câmara reunir a informação e organizar as coisas para que isto não acontecesse. É que numa cidade em que pouca oferta cultural há, quando há é tudo ao mesmo tempo! Não faz sentido... Parece que andamos a tentar roubar público uns aos outros e não é nada disso, é desorganização mesmo...
Há que optar, portanto...
Porque há mensagens que têm mesmo de ser passadas
Porque em tempos de crise, há que ser solidário com quem mais precisa...
Obrigado, Sílvia...
domingo, dezembro 14, 2008
E já agora também...
A mesma combinação, mas desta vez... ela também canta!
Para breve, excertos do Concerto de Natal do CCS, realizado ontem à noite na Igreja de S. Sebastião. Apareçam...
sexta-feira, dezembro 12, 2008
Concerto de Natal

O concerto será preenchido com obras para coro feminino, com destaque para Ceremony of Carols de Benjamin Britten. Serão ainda apresentadas obras de Eurico Carrapatoso, Josef Rheinberger, Gabriel Fauré, Peter Warlock, Raul Avelãs, Ed Harris e Daryl Runswick.
O CCS será dirigido por Raul Avelãs e terá a participação do pianista Nuno Batoca.
domingo, dezembro 07, 2008
Ceremony of Carols
Nasceu em Inglaterra em 1913 e morreu no mesmo país em 1976.Como compositor destacou-se fundamentalmente com as suas obras corais e óperas. A obra "Ceremony of Carols" foi escrita para 3 vozes iguais, vozes solo e harpa. Contém 11 andamentos, tendo os textos sido retirados de "The English Galaxy of Shorter Poems" de Gerald Bullett.O texto encontra-se escrito em "middle english" - nome dado às diversas formas de língua inglesa falada entre 1066 e 1470.
Foi escrita em 1942 quando Britten se encontrava no mar, de viagem entre os Estados Unidos e a Inglaterra e foi originalmente composta como uma série de canções não relacionadas entre si, tendo sido posteriormente unificada numa única obra.
Aqui poderão ver e ouvir um do andamentos que não vai ser cantado no concerto de Natal do CCS.
sábado, dezembro 06, 2008
Um aperitivo - 1
para o concerto de Natal do CCS (versão coro feminino). Quem canta são as Dulcis Vox, agrupamento da nossa cidade que infelizmente já não existe (Obrigada à Cláudia E. pela cedência da gravação). Abre o apetite, não?
sábado, novembro 22, 2008
Concerto pelo CIS
Para mais informações basta "clicar" no título.
Concerto Salão Nobre da CMS
Ainda a propósito do Cd...
A obra de Fernando Lopes-Graça, enquanto compositor, musicólogo, pianista, maestro, professor, investigador, teórico, crítico de arte, marcou para sempre a nossa História e a nossa Cultura. E dos aspectos mais admiráveis e exemplares na personalidade de Fernando Lopes-Graça é a firmeza e a coerência das suas convicções e do seu carácter, dos seus princípios, do conjunto da sua criação intelectual e artística, da sua intervenção cívica e política. Lopes-Graça é um exemplo maior de intelectual comunista.
Os indispensáveis
À data da sua adesão ao Partido, Fernando Lopes-Graça sofrera já as perseguições políticas, a prisão, o desterro, o exílio. O fascismo vedara-lhe o acesso a cargos públicos. Mesmo quando lhe foi proposto dirigir os Serviços de Música da então Emissora Nacional, não chegou a tomar posse do cargo porque se recusou a assinar a declaração de “repúdio activo do comunismo e de todas as ideias subversivas” que o fascismo exigia aos funcionários públicos. O regime fascista perseguia-o com o mesmo ódio com que perseguia os resistentes clandestinos. Mas Lopes-Graça nunca desistiu. Lutou toda a sua vida.
As Canções Heróicas de Lopes-Graça foram um estímulo e um incentivo à resistência, um grito de confiança e de esperança para os milhares e milhares de pessoas que as ouviam e, com o Coro, as cantavam. Mas foram mais do que isso: foram, elas próprias, resistência. E continuam a ser nos nossos dias.
No passado dia 8 de Dezembro, estivemos no Club Setubalense para assistir ao lançamento do primeiro CD do Coro de Câmara de Setúbal, intitulado "Canções Heróicas (2º caderno) e Canções Regionais Portuguesas". Ali se lembrou e homenageou Lopes-Graça, a sua vida e obra.
Aquela iniciativa representou um importante acto de cultura, desde logo pela dignidade e qualidade evidenciadas no trabalho daqueles artistas, quase todos jovens. A nossa região ficou a ganhar com o trabalho, a dedicação e o nível artístico do Coro de Câmara de Setúbal, e com a iniciativa e o empenho da Associação Dedicarte. Por isso saudámos e destacamos a intervenção destes homens e mulheres.
Aqui.
CCS na Tertúlia Bocagiana
quarta-feira, outubro 01, 2008
CONCERTO ADIADO
O motivo para o adiamento é a greve da função pública, que faz com que o edifício dos Paços do Concelho esteja hoje encerrado.