quarta-feira, junho 17, 2009

Aniversários

Igor Stravinsky, compositor, pianista, maestro e ensaísta, nasceu em 1882. Filho do Baixo principal da Ópera de S. Petersburgo, teve as primeiras lições de piano em casa, aos 10 anos; mais tarde, foi aluno de Rimski-Korsakov. As suas primeiras obras datam de 1905. Em 1909, duas obras suas foram escutadas por Diaguilev, fundador dos famosos Ballets Russes, que o convidou a compôr um bailado sobre a lenda do Pássaro de Fogo (1910). O sucesso desta obra tornou-o mundialmente reconhecido. Seguiram-se Petrouschka (1911) e A Sagração da Primavera (1913). A estreia desta, causou escândalo em Paris, não apenas pelo carácter revolucionário da música, como também pela coreografia de Nijinsky. O tumulto na sala era tal que os bailarinos não conseguiam ouvir a música; havia apupos e insultos, simultaneamente, dos que acusavam e defendiam Stravinsky (Ravel era um dos que, de pé, gritava, furioso, que os delatores não passavam de ignorantes que nada entendiam de música). A História do Soldado (1918) finaliza este Período Russo. Com Pulcinella (1919-20), inicia-se o Período Neo-Clássico, em que Stravinsky recria o espírito do século XVIII, mas com um sentido rítmico e harmónico do século XX. Na sua última fase de composição experimenta o serialismo da 2ª Escola de Viena, nas obras Canticum Sacrum (1955), Threni (1958) ou no bailado Agon (1956-57).
Relacionou-se com os maiores vultos da cultura da 1ª metade do século como, Debussy, Ravel, Diaguilev, Nijinsky, Fokine, Jean Coctaeu, Auden, Dylan Thomas, Kandinsky e Picasso que realizou um seu retrato, que podemos ver aqui.
Cidadão francês a partir de 1934, naturalizou-se americano em 1945. Faleceu em Nova Iorque em 1971.

Aqui deixamos uma recriação da coreografia de Nijinsky para A Sagração da Primavera. Quem quiser ver o próprio Stravinsky a dirigir o seu Pássaro de Fogo, basta clicar aqui.



5 comentários:

Ana Cláudia disse...

Esta música foi feita para ser dançada.
Ponto final.

Raul Avelãs disse...

Hoje devia ser feraido mundial!!!

Raul Avelãs disse...

feriado..

Miguel Ângelo disse...

Apoiado! Hoje é um dia importante!

Miguel Ângelo disse...

Tanto é importante que até o prorpio Google se associou à comemoração! Experimentem abrir a pagina inicial do google, e vão ver o icone bem decorado à maneira de Stravinsky!