segunda-feira, junho 08, 2009

Vocalizze 2009


VOCALIZZE 2009 – V Curso Internacional de Direcção
e Pedagogia Coral
Campus Universitário de Almada
Inscrições até 19 de Junho




Estão abertas as inscrições para mais uma edição do VOCALIZZE – Curso Internacional de Direcção e Pedagogia Coral, uma iniciativa organizada pela licenciatura em Música do ISEIT/Almada.

O VOCALIZZE decorre entre 6 e 11 de Julho e é composto pelo V Curso Internacional de Direcção e Pedagogia Coral – masterclasses destinadas a maestros de coros infantis e juvenis, professores e estudantes de Música que desejam iniciar-se na direcção Coral – e pelo Estágio de Jovens Coralistas – para crianças e jovens entre os 8 e os 25 anos de idade que tenham gosto pelo canto em grupo, de preferência com alguma experiência de coro.

O VOCALIZZE é, desde a primeira edição, um projecto simultaneamente formativo e social. Com uma média de 110 crianças participantes por ano, o Estágio de Jovens Coralistas promove a integração e o crescimento através da música. Com este objectivo foram criados protocolos com o Instituto Gregoriano de Lisboa, diversas instituições sociais e ainda com a Câmara Municipal de Almada – que garante a participação de crianças carenciadas –, permitindo aliar a aprendizagem à ocupação das férias escolares.

O sucesso desta iniciativa mede-se, sobretudo, pelas histórias em torno das participações: cerca de 40 por cento dos jovens integram o VOCALIZZE desde o início, crescendo, literalmente, com o projecto. E muitas das crianças “obrigam” os pais a alterar o seu período de férias para que possam participar nas actividades. Durante o resto do ano, referem os pais, passam o tempo a cantar as canções que aprenderam. A experiência é muito enriquecedora para todas as crianças participantes, em especial, para aquelas que vêm das instituições sociais e que nunca viveram uma experiência de canto em grupo.

O grande objectivo do VOCALIZZE é proporcionar aos participantes um espaço de aprendizagem e prática de novas técnicas de trabalho vocal. É, ao mesmo tempo, um ponto de encontro onde jovens de todo o país podem organizar um repertório internacional de música coral. Por sua vez, os maestros com carreira já estabelecida aproveitam esta oportunidade para aperfeiçoar técnicas e aprofundar conhecimentos com as masterclasses e as aulas particulares de direcção coral.

O concerto final tem lugar no dia 11, pelas 18h00, na Aula Magna do Campus Universitário de Almada.

O VOCALIZZE 2009 tem direcção artística de Cara Tasher, Stephen Coker, Vincent Oakes, Paulo Lourenço e Teresa de Lancastre.

Sem comentários: