O Coro de Câmara de Setúbal, formado em Setembro de 2003 como coro misto, passou em 2010, a funcionar como coro feminino. Constituído por gente jovem, não só de idade, mas também de espírito, o nosso interesse é fazer boa música e cultivar a amizade. Aqui mostramos quem somos, o que fazemos e do que gostamos. Divulgamos ainda outros eventos culturais da nossa cidade. Obrigado pela sua visita!
quarta-feira, junho 17, 2009
Aniversários
Igor Stravinsky, compositor, pianista, maestro e ensaísta, nasceu em 1882. Filho do Baixo principal da Ópera de S. Petersburgo, teve as primeiras lições de piano em casa, aos 10 anos; mais tarde, foi aluno de Rimski-Korsakov. As suas primeiras obras datam de 1905. Em 1909, duas obras suas foram escutadas por Diaguilev, fundador dos famosos Ballets Russes, que o convidou a compôr um bailado sobre a lenda do Pássaro de Fogo(1910). O sucesso desta obra tornou-o mundialmente reconhecido. Seguiram-se Petrouschka(1911) e ASagração da Primavera (1913). A estreia desta, causou escândalo em Paris, não apenas pelo carácter revolucionário da música, como também pela coreografia de Nijinsky. O tumulto na sala era tal que os bailarinos não conseguiam ouvir a música; havia apupos e insultos, simultaneamente, dos que acusavam e defendiam Stravinsky (Ravel era um dos que, de pé, gritava, furioso, que os delatores não passavam de ignorantes que nada entendiam de música). A História do Soldado(1918) finaliza este Período Russo. Com Pulcinella (1919-20), inicia-se o Período Neo-Clássico, em que Stravinsky recria o espírito do século XVIII, mas com um sentido rítmico e harmónico do século XX. Na sua última fase de composição experimenta o serialismo da 2ª Escola de Viena, nas obras Canticum Sacrum (1955), Threni(1958) ou no bailado Agon (1956-57). Relacionou-se com os maiores vultos da cultura da 1ª metade do século como, Debussy, Ravel, Diaguilev, Nijinsky, Fokine, Jean Coctaeu, Auden, Dylan Thomas, Kandinsky e Picasso que realizou um seu retrato, que podemos ver aqui. Cidadão francês a partir de 1934, naturalizou-se americano em 1945. Faleceu em Nova Iorque em 1971.
Aqui deixamos uma recriação da coreografia de Nijinsky para A Sagração da Primavera. Quem quiser ver o próprio Stravinsky a dirigir o seu Pássaro de Fogo, basta clicar aqui.
5 comentários:
Ana Cláudia
disse...
Esta música foi feita para ser dançada. Ponto final.
Tanto é importante que até o prorpio Google se associou à comemoração! Experimentem abrir a pagina inicial do google, e vão ver o icone bem decorado à maneira de Stravinsky!
5 comentários:
Esta música foi feita para ser dançada.
Ponto final.
Hoje devia ser feraido mundial!!!
feriado..
Apoiado! Hoje é um dia importante!
Tanto é importante que até o prorpio Google se associou à comemoração! Experimentem abrir a pagina inicial do google, e vão ver o icone bem decorado à maneira de Stravinsky!
Enviar um comentário