segunda-feira, junho 15, 2009

Aniversários

Edvard Hagerup Grieg nasceu em Bergen, na Noruega, a 15 deJunho de 1843. Como outros grandes compositores, Edvard Grieg demonstrou, desde muito novo, um excepcional talento musical. Começou a sua aprendizagem com a mãe, sobretudo no piano, aos seis anos de idade. Na adolescência, foi influenciado por Mozart, Weber e Chopin. Suas primeiras composições datam de 1857.
Estudou no conservatório de Leipzig. Porém, Edvard Grieg sentia-se insatisfeito com o que aprendera. Em 1863 parte para Copenhaga para estudar com o maior representante da música escandinava. Em 1864, após conhecer o nacionalista norueguês Rikard Nordraak, compositor do atual hino nacional da Noruega, seguiu uma nova corrente estilística de inspiração folclórica. As fontes folclóricas norueguesas passaram a ser parte essencial de sua obra, acabando Grieg por se tornar no mais forte expoente da cultura musical escandinava. Falece em sua cidade natal, Bergen, em 4 de Setembro de 1907, em consequência de uma doença pulmonar que o acompanhou desde a juventude.
As suas peças mais conhecidas são a suite sinfónica Holberg, o concerto para piano e a suite Peer Gynt.




Encontrei no Tubo, esta belíssima Ave Maris Stella. Belíssima também, a qualidade vocal do coro. O timbre é maravilhoso, o som super descontraído (parece tão fácil!)e reparem só na forma como os miudos mantêm a abertura da boca como nós sabemos que devemos fazer mas...
Para quem tiver tempo, vale a pena ouvir também a Canção de Solveig e, para quem julgar que nunca ouviu falar de Grieg, o celebérrimo "In the hall of the mountain king" da Suite Peer Gynt.

16 comentários:

Miguel Ângelo disse...

Muito bem, muito bem... As coisas que te lembras.. O aniversario do Grieg! Andamos muito cultos andamos!

Gosto da programação deste blog! Impressionante!

E a escolha dos exemplos musicais também é muito boa! De optima qualidade e bastante instrutivos! Especialmente aquela "Canção de Solveig", muito bem lembrado. Denota um excelente gosto musical!

Muitos Parabens Cláudia!

Agora só falta o pessoal participar um pouco mais activamente! Então ai.. era estrondoso este blog! Quase com hipotese de concorrer ao "Blog +Blog!" ;)

Ana Cláudia disse...

Hm... Serve o teu comentário para eu dizer A TODA A GENTE que foste TU quem me avisou do aniversário do GRIEG (deves ter ouvido de manhã na Antena 2) e da canção de SOLVEIG!

Quanto ao pessoal participar mais activamente...suponho que preciso de fazer uma formação em Coaching... ou pedir uns conselhos ao Mourinho...

Que é isso de Blog +blog?

Miguel Ângelo disse...

Não precisavas de dizer! Eu estava a elogiar o teu trabalho! mas pronto... desmancha prazeres!

A canção de Solveig não passou na antena 2! Eu conheço mesmo a canção! Ja trabalhei as duas suites de Peer Gynt em Leiria! ;)

Miguel Ângelo disse...

Isso seria supostamente um concurso para eleger o melhor blog! Acabei de inventar o nome! :P devia resgistá-lo! Para nao se aproveitarem da minha criatividade!

Ana Cláudia disse...

E acredites ou não, eu vi a peça no (na altura recém estreado) Teatro Aberto e quem cantou a canção de Solveig foi... a Catarina Furtado.
Não me peças para comentar...

Ana Cláudia disse...

Achas que se começar a oferecer 1 Eur por cada comentário isto melhora? :D

Miguel Ângelo disse...

Mas esta cançao.. de Solveig é do Grieg! Não do Carrapatoso...

Miguel Ângelo disse...

1€... é um principio! Grão a grão...

Ana Cláudia disse...

??? Não percebi essa... que tem a Furtada a ver com o Carrapatoso?

Miguel Ângelo disse...

Essa peça que deves ter visto.. não tinha musica do Carrapatoso? É que ha uns anos houve o teatro "Peer Gynt" do Henrik Ibsen exactamente com musica do Eurico Carrapatoso! So se aproveitava alguns quadros do Grieg.. Não sei...

Ana Cláudia disse...

Pois tens toda a razão... foi só há 7 anos e já nem me lembrava disso! Só me lembro do actor principal (Fabuloso!) e da Catarina a cantar... mal...

Ana Cláudia disse...

Devo-te 6 Euros :P

Miguel Ângelo disse...

Fora alguns gastropedes e canelones prometidos! :P

Silvia disse...

Conversa tão animada! Pois eu também acho que a Cláudia está cada vez melhor como dinamizadora do blog. Cláudia, que tal mudares de profissão e seres,por exemplo, colaboradora da antena 2, investigadora e autora de programas, hein? Não te assentava que nem uma luva?

Ana Cláudia disse...

E depois quem é que elaborava os relatórios, os Planos de Recuperação, de Acompanhamento, os PCAs, os PCTs,os PAAs os ...
desculpem só um bocadinho, de repente fiquei um pouco indisposta...

Raul Avelãs disse...

Eu também vi a peça!! E também ouvi a catarina furtado, cantou o ó, menino, ó. Ou melhor, tentou cantar...