domingo, maio 31, 2009
Para as meninas estudarem
Eu confesso: já ouvi isto "n" vezes!... Apesar de ser um "greatest hit" dá-me imenso gozo ouvir e cantar!
Já agora espreitem também esta versão aqui. Que partitura terão aquelas duas?? E já agora, esta também. É para darmos valor ao nosso Pianoman.Olha,e então e este? eheheh
sábado, maio 30, 2009
sexta-feira, maio 29, 2009
quinta-feira, maio 28, 2009
Asagohan 2
Não, não, não estou maluca da cabeça... quer dizer... bem, adiante. Na altura em que coloquei este vídeo, a nossa amiga Armanda já o tinha colocado no seu Fantasia Musical, mas com legendas (bem mais divertido!). Tinha pensado em subsituí-lo por esta versão, mas nunca calhou fazê-lo. Agora tive um bom pretexto, devido a um comentário que não queremos passe despercebido! Espero que o autor do comentário não se importe que façamos copy/paste do mesmo... eheh...
O texto do post na altura, foi:
Este vídeo é dedicado ao nosso contralto mais apreciador de Sushi do CCS (todos sabem quem é!). Mas também pode ser dedicado ao nosso reforço tenor mais dado às lides da dança (também todos sabem quem é!), reparem só no minuto 2:25 se não vos faz lembrar algo... ;)
quarta-feira, maio 27, 2009
terça-feira, maio 26, 2009
O Rouxinol...
Esta foi uma das peças que cantámos no Domingo (não nesta versão) e de que gostamos imenso. Há inúmeras versões no Youtube, umas melhores que outras, mas são óptimas para apanharmos o estilo jazzístico que ainda nos falta (acho eu). Escolhi esta, pois muito embora não seja a melhor, acho-a muito equilibrada e expressiva, especialmente sendo um coro tão jovem.Passo horas com esta melodia (e harmonia!) na cabeça...
segunda-feira, maio 25, 2009
Aniversário do Coro Juvenil N.Sra. Conceição
Infelizmente, e apesar dos inquestionáveis dotes do nosso fotógrafo de serviço (Obgd mi_), só se aproveitaram estas duas fotos do evento de ontem... De qualquer forma, renovamos os votos de parabéns ao Coro Juvenil ! E já sabemos quem vamos contratar para organizar o 10º aniversário do CCS (sim, Susana, esta é contigo mesmo)...
domingo, maio 24, 2009
Olha a cegonha...
Seminário A Voz e a saúde vocal
quinta-feira, maio 21, 2009
Um aperitivo...
Julgamos ser o coro que irá actuar amanhã em Palmela (pelo menos o nome é o mesmo), como divulgámos no post aqui abaixo. É um ambiente informal, um filme caseiro... não sei quem é a Donna, mas é uma sortuda, pois dá para perceber que cantam bastante bem! Estamos curiosos...
quarta-feira, maio 20, 2009
10º Aniversário do Coro Juvenil da N. Sra. da Conceição
Programa do aniversário do Coro
10h00 – Ensaio para a Eucaristia
11h00 – Eucaristia
12h30 - Almoço compartilhado
15h00 - Workshop de técnica vocal pelo maestro Raul Avelãs
16h00 – Concerto pelo Coro de Câmara de Setúbal e pelo Coro Juvenil N. Sra. da Conceição
Olá a todos, é com grande prazer que o Coro Juvenil N. Sra. da Conceição vos convida para a comemoração do seu 10º aniversário (alcançado no passado dia 8 de Abril), nesta missão de cantar para Deus. Contamos convosco no dia 24 de Maio, na Paróquia de N. Sra. da Conceição.
Susana Santos
terça-feira, maio 19, 2009
segunda-feira, maio 18, 2009
Worcester State College Chorale
domingo, maio 17, 2009
Prémio Polar de Música
Peter Gabriel e J. Antonio Abreu ganham Polar
13 Maio 2009
O músico e cantor britânico Peter Gabriel (na foto) e o compositor venezuelano José Antonio Abreu ganharam a edição deste ano do Prémio Polar de Música, o maior da Suécia, que é repartido entre figuras da música pop e clássica, e atribuído pela Real Academia Sueca de Música.
Gabriel e Abreu receberão um milhão de coroas (93 mil euros) durante uma cerimónia de gala em Estocolmo, no dia 31 de Agosto, na presença do rei Carlos Gustavo XVI. Gabriel foi distinguido pela sua "influência significativa no desenvolvimento da música popular - ele redefiniu o próprio conceito". Abreu fundou uma rede que oferece música clássica e workshops para jovens, e foi premiado por ter posto a música a fazer "parte integrante da vida quotidiana das pessoas".
Notícia do DN aqui.
Sinceramente, achamos que a visão da obra do Mestre Abreu merecia uma notícia de maior destaque e com o devido desenvolvimento. "Oferece música clássica e workshops para jovens" é muito curto... Quem redigiu a notícia fala sem paixão e com total desconhecimento da dimensão da obra do Mestre!Pois, não é futebol... Enfim, não deixa de ser uma excelente notícia!
13 Maio 2009
O músico e cantor britânico Peter Gabriel (na foto) e o compositor venezuelano José Antonio Abreu ganharam a edição deste ano do Prémio Polar de Música, o maior da Suécia, que é repartido entre figuras da música pop e clássica, e atribuído pela Real Academia Sueca de Música.
Gabriel e Abreu receberão um milhão de coroas (93 mil euros) durante uma cerimónia de gala em Estocolmo, no dia 31 de Agosto, na presença do rei Carlos Gustavo XVI. Gabriel foi distinguido pela sua "influência significativa no desenvolvimento da música popular - ele redefiniu o próprio conceito". Abreu fundou uma rede que oferece música clássica e workshops para jovens, e foi premiado por ter posto a música a fazer "parte integrante da vida quotidiana das pessoas".
Notícia do DN aqui.
Sinceramente, achamos que a visão da obra do Mestre Abreu merecia uma notícia de maior destaque e com o devido desenvolvimento. "Oferece música clássica e workshops para jovens" é muito curto... Quem redigiu a notícia fala sem paixão e com total desconhecimento da dimensão da obra do Mestre!Pois, não é futebol... Enfim, não deixa de ser uma excelente notícia!
sábado, maio 16, 2009
Uma fábula revisitada...

Muito próximo, dormia a jovem formiga, na gruta que a protegera e à família do frio e das chuvas do último Inverno. Acordada do seu longo sono e desperta para o bom tempo da Primavera pelo canto da vizinha cigarra, a jovem formiga levantou-se e logo disse de si para si:
- Que bom, a vizinha cigarra já canta! Lá fora, o dia deve estar lindo! Vou abrir a gruta e voltar à claridade. Vou ver o azul do céu. Vou sentir o calor do sol. Vou caminhar pelo verde do prado. Vou recolher alimentos.
Pondo mãos à obra, cheia de energia e felicidade, a jovem formiga , esgravatando, esgravatando, abriu num ápice a porta da gruta, que limpou cuidadosamente. Já fora, deliciou-se, por breves instantes, com o calor e a doce claridade do tempo primaveril. Muito feliz, regressou à gruta, dirigindo-se ao caminho em que guardara, no Verão anterior, o melhor naco de alimento que conseguira recolher. Apertou-o contra si e reconduziu-o, com muito esforço, gruta acima, até perto da cigarra. Aí chegada, a jovem formiga exclamou:
- Vizinha, como passou todo este tempo? Obrigada por me ter despertado para este dia tão lindo. Se não fosse o seu canto, ainda agora estaria, sonolenta, no escuro e frio da gruta.
Ao ouvir a voz amiga e meiga da jovem formiga, a cigarra, jovem também, parou de cantar, desceu, ágil e apressada do seu ramo e abraçou, longamente, a vizinha que, desde os primeiros frios do Outono, não via. Conversaram por longos minutos, riram alegremente e já quando se preparava para partir para as lonjuras do prado, a jovem formiga disse, cheia de alegria:
- Amiga, aqui deixo-lhe alimento para que possa continuar a cantar e a tornar mais alegres e felizes estes dias quentes, tão azuis, tão lindos.
O sol ia já mais alto quando, apressada e sempre feliz, a jovem formiga regressou, carregada, com os alimentos que colhera, à sua gruta. A formiga mãe levantara-se e tinha já varrido e arrumado quase todos os cantos da gruta. Ao avistar a jovem formiga, a mãe disse bruscamente:
- Onde está o melhor naco de alimento que tínhamos naquele canto?
- Dei-o, minha mãe, à vizinha cigarra, que, esta manhã, com o seu canto, me avisou da chegada do calor primaveril, fazendo-me tão alegre e tão feliz.
Fora de si, falando alto, quase aos gritos, a formiga mãe advertiu:
- A cigarra se quiser comer que pare de cantar e vá arranjar alimentos. Não temos de dar de comer a quem passa a vida a cantar. Não voltarei a avisar-te! Se repetires o que fizeste hoje, castigar-te-ei duramente. Não terei dó nem piedade.
Escorrendo-lhe copiosas, já as lágrimas pelo rosto, a jovem formiga, com voz trémula, soluçada, mas suave, disse:
- Sabia que a avó dizia isso, mas, desde então, passou tanto tempo! Acreditava que a mãe pensasse de outro modo! A cigarra canta, faz o que deve, faz o que melhor sabe fazer, alegra o Mundo e os outros seres. Foi esse o papel que lhe coube no acto da Criação. E por entre soluços, continuou:
- Mãe, já pensou na tristeza que seria o Mundo sem o canto mavioso dos passatinhos, sem a beleza inigualável das flores na Primavera, sem a poesia, a música e toda a arte dos humanos?! Mãe, deixe-me, pelo bem dela é certo, mas também pelo nosso bem, pela nossa felicidade, ajudar a cigarra a cantar!
A formiga mãe que se acalmara com as palavras suaves da filha e a ouvira em silêncio, permaneceu imóvel, doce e comovidamente, por alguns instantes.
Seguidamente, sem dizer palavra, dirigiu-se-lhe, abraçou-se, enxugou-lhe as lágrimas, afagou-a e beijou-a carinhosamente.
Daí em diante, naquele prado, em tempo quente, o canto alegre da cigarra nunca mais deixaria de ouvir-se.
Hélder Olavo
sexta-feira, maio 15, 2009
O príncipe André!
Olá a todos! A maior parte de vós já sabe mas cá vai a novidade: JÁ SOU MAMÃ DE UM LINDO MENINO! O André Arruda nasceu no dia 11 de Maio às 9h57 da manhã com 2 840 kg. Ele é muito pequenote mas muito sossegado e mamão, por isso, em breve prevejo que aumente de peso. Beijos muiiiiiiiiitos felizes da mamã muiiiiiiiiiito babada e cumprimentos do papá Luís e do André também claro.
Ana Costa Arruda
Esperem pela próxima manif de profs...
India breaks Guinness Record in choir singing
NEW DELHI, May 12 (Xinhua) -- Over 160,000 people in twin cities of Hyderabad and Secunderabad in West India gathered to sing in one voice and made it to the Guinness Book of World Records, local tabloid Mail Today said Tuesday.
The mammoth gathering paid a tribute to the 15th century South Indian Telugu composer Tallapaka Annamayya by singing seven classical songs composed by him at the Secunderabad Parade Grounds in the twin cities Sunday evening, according to the report.
The previous record was set more than seven decades ago by a German choir on Aug. 2, 1937, when 60,000 people sang the German national anthem in chorus under Nazi orchestration.
In the twin cities, the sprawling ground was packed with people of all age groups and from all walks of life. They joined a team of classical singers led by Carnatic -- a south Indian form of music -- vocalist Garimella Balakrishna Prasad. The event marked the Telugu composer's 601st birth anniversary, said the report.
The composer wrote over 35,000 songs in praise of Hindu Lord Venkateswara.
A Guinness representative, Raymond Marshal, announced after the choir finished its performance that a new record had been set.
A notícia aqui.
NEW DELHI, May 12 (Xinhua) -- Over 160,000 people in twin cities of Hyderabad and Secunderabad in West India gathered to sing in one voice and made it to the Guinness Book of World Records, local tabloid Mail Today said Tuesday.
The mammoth gathering paid a tribute to the 15th century South Indian Telugu composer Tallapaka Annamayya by singing seven classical songs composed by him at the Secunderabad Parade Grounds in the twin cities Sunday evening, according to the report.
The previous record was set more than seven decades ago by a German choir on Aug. 2, 1937, when 60,000 people sang the German national anthem in chorus under Nazi orchestration.
In the twin cities, the sprawling ground was packed with people of all age groups and from all walks of life. They joined a team of classical singers led by Carnatic -- a south Indian form of music -- vocalist Garimella Balakrishna Prasad. The event marked the Telugu composer's 601st birth anniversary, said the report.
The composer wrote over 35,000 songs in praise of Hindu Lord Venkateswara.
A Guinness representative, Raymond Marshal, announced after the choir finished its performance that a new record had been set.
A notícia aqui.
quinta-feira, maio 14, 2009
quarta-feira, maio 13, 2009
Favoritos - 35**
J.S. Bach – Variações Goldberg, BWV 988 – Glenn Gould, piano.
Estávamos no ano de 1955. Um jovem pianista canadiano de 23 anos tem um acto de ousadia: gravar as Variações Goldberg, BWV988 de J.S. Bach em piano, coisa que ninguém tinha feito antes e ainda para mais no seu primeiro registo discográfico. A escolha da obra para ser gravada foi objecto de controvérsia e de dúvida, mas o sucesso alcançado pelo disco rapidamente tirou fundamento a todos os argumentos. Rapidamente a obra lhe ficou associada de uma forma profunda sendo interpretada por Gould na íntegra ou por partes em variadíssimos concertos.
Em 1964 deixaria de dar concertos públicos, dedicando-se apenas a gravações.
Ano de 1981. Gould com quase 50 anos de idade faz, o que viria a ser, a sua última gravação da obra. A escolha de tempos para a Ária, 30 variações e Ária da Capo é completamente diferente da de 1955. Na sua grande maioria as Variações são tocadas bastante mais lentas agora.
A obra estrutura-se, como disse, em: Ária – 30 Variações – Ária da Capo, um pouco como a vida de Gould no que diz respeito a esta peça: foi a que gravou em 1º lugar – continuou com gravações variadas (na sua maioria de obras de Bach) – foi a peça que gravou em último lugar.
Assim, esta Ária da Capo é como o seu canto do cisne. E a mim parece-me que ele o sabia. Aqui está toda a emoção e mestria de Glenn Gould. Ele morreria cerca de 1 ano depois da gravação, dois dias depois de completar 50 anos de idade.
Reparem no momento que começa cerca dos 2:40, e principalmente a maneira como esse momento é preparado. Tudo é perfeito. Tudo é emoção. Quase que podemos ver o peso do mundo inteiro nos seus ombros, inclinando-o sobre o teclado, mas, no entanto, ele encontra Paz e Liberdade na sua música. Neste breves minutos está presente a união entre Tristeza e Alegria. Entre Racionalidade e Insanidade. Vida e Morte. É música para se ouvir de joelhos…
Nuno Batoca
terça-feira, maio 12, 2009
Cantique de Jean Racine Op.11
Discover Faure!
A propósito do aniversário de Fauré, fomos descobrir esta gravação antiga do Cantique de Jean Racine, cantada pelo CCS dirigido por Raul Avelãs e com Rodrigo Gomes no orgão.
Jean Racine foi um dramaturgo, matemático e historiador francês que viveu no Século XVII.O texto desta peça, é uma paráfrase de Racine do Hino Consors paterni luminis.
Cantique de Jean Racine
Verbe, égal au Très-Haut, notre unique espérance,
Jour éternel de la terre et des cieux;
De la paisible nuit nous rompons le silence,
Divin Sauveur, jette sur nous les yeux!
Répands sur nous le feu de ta grâce puissante,
Que tout l'enfer fuie au son de ta voix;
Dissipe le sommeil d'une âme languissante,
Qui la conduit à l'oubli de tes lois!
O Christ, sois favorable à ce peuple fidèle
Pour te bénir maintenant rassemblé.
Reçois les chants qu'il offre à ta gloire immortelle,
Et de tes dons qu'il retourne comblé!
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