quinta-feira, março 19, 2009

El Sistema em Portugal - 1



Não sei se é assim muito notório que somos grandes admiradores do Sistema...
Em Portugal existe um projecto denominado Orquestra Geração, uma orquestra juvenil que conta actualmente com 67 elementos.Integrando alunos do 5º ao 7º ano, com os ensaios a decorrer regularmente na Escola Miguel Torga, a Orquestra Geração baseia a sua metodologia no Programa das Orquestras Sinfónicas Infantis e Juvenis da Venezuela, que é hoje um exemplo internacional de utilização do ensino da música como meio para favorecer a inclusão social e que tem a Orquestra Simón Bolívar como seu principal expoente.
Este projecto foi escolhido pela Rainha da Jordânia, que visitou e assistiu a um concerto dado por esta orquestra, aquando da sua deslocação em Portugal nesta mesma semana.
Sim, é mesmo em Portugal!!!

3 comentários:

Raul Avelãs disse...

Volta a afirmar que o grande mérito deste programa venezuelano nem tem nada a ver com música. Esta serve apenas como meio para um objectivo muito maior: formar e salvar pessoas. Que bom seria se toda a Arte fosse cumprisse esse objectivo!
Parece-me que o segredo deste projecto reside no sentido de comunidade. A orquestra é sempre referida como uma comunidade de pessoas e não como um grupo de músicos.
Parece-me ser também esse sentido de comunidade que prende os miudos às orquestras; eles sentem que fazem parte e que são uma parte importante de algo. Uma das palavras que mais se ouve o Maestro Abreu, o criador do Sistema, é "responsabilidade". Às crianças é-lhes dito desde o início que têm uma grande responsabilidade pela frente, perante a música, mas essencialmente perante os outros e consequentemente perante eles próprios. E assim se formam Pessoas.
Viva o Maestro Abreu!!!!

Alix disse...

Sou un grande admirador deste trabalho realizado pelo Maestro Abreu desde 1975. Os resultados estão à vista: vão desde a esperança para toda uma géração de crianças vindas dos meios mais desfavorecidos em Venezuela até ao sucesso do jovem maestro Gustavo Dudamel. A musica tem um poder imenso para mudar a realidade do mundo em que vivemos, nomeadamente em acabar com a sua miséria. Outro exemplo fantástico do seu poder é o trabalho do Maestro Daniel Baremboim com a Esatern-Western Divan Orquestra que une musicos judeos e arabes. Há tanto para fazer...vamos a isso!!
Alix Sarrouy

Ana Cláudia disse...

Olá Alix,
muito obrigada pelo seu comentário e também pela sua sugestão. Conheço o trabalho a que se refere e é uma excelente ideia referi-lo aqui. É também uma fonte de inspiração...
Iremos certamente tratar disso.