terça-feira, março 31, 2009

Aniversários

Franz Joseph Haydn
Nasceu em Rohrau, Áustria, a 31 de Março de 1732, tendo morrido em Viena a 31 de Maio de 1809. Foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Tendo vivido a maior parte de sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico da corte da rica família dos Esterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. Haydn é considerado, embora erradamente, o “pai” da sinfonia clássica e do quarteto de cordas; compôs 104 sinfonias e mais de 80 quartetos. Além disso, compôs 20 óperas, vários Concertos, Oratórias, Cantatas, 13 Missas, Sonatas, Trios, etc. Das obras com coro destacam-se “A Criação”, “As Últimas Sete Palavras do Nosso Salvador na Cruz” e as Missas “St. Cecília”, “Nelson” e “Paukenmesse”.
Curiosidades: Haydn compôs 32 obras para relógio mecânico e uma Sinfonia do Adeus, em que os músicos vão abandonando o palco um a um até restar apenas um. Esta sinfonia foi composta quando Haydn e toda a comitiva da corte do Princípe Nikolaus Esterházy se encontravam no palácio de verão e este decidiu prolongar a estada mais do que previsto, fazendo com que os músicos ficassem bastante tempo afastados das suas famílias. Assim, no último andamento, Haydn, ao retirar os músicos do palco, encontra uma forma de, subtilmente, dar a entender ao Príncipe que os músicos estavam cansados e desagradados por tão longa ausência de casa. A mensagem foi entendida e toda a corte regressou a casa no dia seguinte à apresentação da sinfonia.
Deixamos aqui a Filarmónica de Viena “zangada” com o Maestro Daniel Barenboim.





1 comentário:

Ana Cláudia disse...

Sempre contei esta história aos meus alunos, a propósito de Haydn, quando dava aulas de História da Música. Mas não havia estes recursos!... Achei o máximo, nunca tinha visto este momento "interpretado".
Suponho que não há nenhum vídeo a recriar a Sinfonia "O milagre"... lol...