terça-feira, junho 30, 2009

Pina Bausch (1940-2009)

A coreógrafa alemã Pina Bausch morreu hoje aos 68 anos. A autora de "Café Müller", a única peça sua que interpretou, soube há cinco dias que sofria de cancro. O seu estilo expressionista, recebido como controverso, tornou-a a grande dama da dança contemporânea alemã."Pina Bausch morreu esta manhã [no hospital], de uma morte inesperada e rápida, cinco dias depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro", informou em comunicado Ursula Popp, a porta-voz do Tanztheater Wuppertal, a formação que a coreógrafa dirigia. "No domingo ela ainda esteve em cena com a companhia, na Ópera de Wuppertal", acrescentou ainda Popp.Figura maior da dança moderna e contemporânea, Bausch era uma criadora consagrada e uma das maiores coreógrafas do mundo.

O resto da triste notícia, no jornal Público.

Comprimido de Técnica Vocal - 2



A Erica Lane dirige-se sobretudo às vozes femininas, contudo, muitas das dicas que dá são também úteis para as vozes masculinas(por isso, rapazes, toca a ver o vídeo, são só 1 min e 17 seg e ainda por cima a miuda é gira ;P). É o caso deste vídeo sobre a postura. É algo que frequentemente descuramos ou esquecemos, ou achamos que não é assim tão importante quanto isso, mas é!!!. A Erica afirma que a coluna deve estar direita, coisa que nem sempre fazemos quando cantamos sentados e mesmo quando estamos de pé! Reparem que, para mantermos a coluna direita, é necessário segurar a pasta bastante alto ou colocar a estante quase à altura da nossa cabeça (daí que a partilha de estantes nem sempre seja boa ideia, imaginem a Cláudia Ameixa a partilhar a estante com a João!). Caso contrário, perdemos o alinhamento da coluna e projectamos a nossa voz para o chão...

segunda-feira, junho 29, 2009

Opiniões, pedem-se...


Primeiro que tudo, um esclarecimento: o blogue tem andado a meio gaz, não por falta de interesse ou empenho dos bloguistas, mas porque, por razões logísticas, estamos actualmente limitados à Internet da TMN da e-escola, que, como outras medidas deste ME (pronto, lá-me está outra vez a fugir a conversa para a Ministra da Educação...) é lenta, ineficaz e muito pouco fiável... Esperamos estar de volta a tempo inteiro dentro de uma semana!
Seguidamente, gostariamos de pedir a quem cantou na missa e a quem ouviu, que partilhe connosco a sua opinião!É sempre importante termos algum feedback. Quem se deixou dormir, não esteve presente e nem sequer ouviu na rádio, pode sempre ouvir a gravação que disponível num comentário do post anterior. (Obrigada Pianoman!)
Em cima, uma foto da Igreja da Anunciada, que nos tinhamos esquecido de referir (já está rectificado!)

sábado, junho 27, 2009

Vamos ser radiodifundidos!...

No próximo Domingo 28 de Junho, o Coro Feminino do Coro de Câmara de Setúbal irá cantar na missa. Esta, que irá ser celebrada pelo Padre Miguel Alves a partir da Igreja da Anunciada, em Setúbal, será transimitida em directo pela Rádio Renascença. O coro será dirigido pelo maestro Raul Avelãs, e contará também com a participação do organista António Laertes. Será salmista Ana Filipa Melro.

sexta-feira, junho 26, 2009

Michael Jackson (1958-2009)



Não me considero propriamente uma fã, mas o seu talento era inegável, apesar da vida estranha e extravagante que levou e da "coisa" em que se foi transformando. Em Portugal,ficou conhecido sobretudo desde a música "Thriller", mas nos Estados Unidos era uma estrela quase desde que nasceu. Nesta canção, é bem patente porquê...

quinta-feira, junho 25, 2009

O resultado e a prova...

O concerto do post anterior foi na Igreja da Luz (exactamente onde os Mcann foram rezar, dois anos depois), inserido no Festival de Coros do Algarve, entre 5 e 6 de Novembro de 2005 (dá para ver na foto? ) Aurélio, também mereces uma viatura personalizada! É só escolheres!
Quanto à história contada pelo Pianoman, parece que o chefe quer fazer uma correcção...

quarta-feira, junho 24, 2009

Como vamos de memória?



A brincar, a brincar, embora com trambolhões e cambalhotas pelo meio, o CCS já vai perfazer 6 anos de idade em Setembro próximo!Dizem que exercitar a memória aumenta a nossa capacidade intelectual e o nosso poder de aprendizagem. Assim, aqui vos deixamos este pequeno desafio: identificar onde e quando foi este concerto e qual a peça que cantávamos quando a foto foi tirada. (Pronto, está bem, a parte final é a brincar!).
A sério: onde e quando?

terça-feira, junho 23, 2009

Marcos Santos em digressão internacional

Marcos Santos, cantor lírico setubalense vai participar em espectáculos internacionais nos dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto, desempenhando o papel principal na Opera Goyescas cujo compositor é Granados. O convite foi feito pelo director do Festival de Verão da Opera de Ungskar que convidou o tenor após uma prévia selecção.

Os espectáculos vão ser em Karlskrona, Solvesgborg, e Ungskar e serão gravados para a rádio com a Orquestra Sinfónica de Karlskrona com a direcção de David Helfgot. Este é um dos festivais de ópera mais importantes na Escandinávia.

O cantor fez, recentemente duas óperas na Fundação Gulbenkian que foram a Elektra de Strauss e a Norma de Bellini, com cantores de renome internacional, e com a direção do Maestro Lawrence Foster.

Em Outubro, o tenor recebeu o convite para fazer o papel de tenor na Opera Medea de Theodorakis como estreia mundial em Nova Iorque-Manhattan. Esse convite veio através de prévia selecção do próprio compositor com quem vai trabalhar pessoalmente, sendo um dos compositores mais importantes a nível mundial.

Para Marcos Santos “é um grande privilégio e uma honra poder estar presente nestes dois grandes eventos”.

O tenor que nasceu 1974 iniciou a sua formação em canto no Conservatório Nacional de Lisboa e em 1999 iniciou o mestrado em estudos vocais do Mannes College of Music, de Nova Iorque.

Estreou-se no papel de Alfredo em La Traviata de Verdi, sob a direcção de James Marvel. Ao longo da sua carreira, interpretou o papel de Ottokar, em Der Freischütz, de Weber, na Bronx Opera; de Duque de Mântua no Rigoletto, de Verdi, com a Orquestra Lírica de Barbados. Voltando a interpretar Alfredo, de La Traviata, foi também dirigido por Jonathan Miller e pelo maestro Marc Soustrot, na Noruega.

Tem-se apresentado em concertos e recitais por todo o mundo, incluindo o prestigiado Suntory Hall de Tóquio, na presença de Sua Alteza Imperial, a princesa Sayako do Japão.


Notícia do jornal - O Setubalense.

segunda-feira, junho 22, 2009

Favoritos - 39 **



Esta peça arrepia-me da cabeça aos pés! É elegante, mística e comovente.
Enjoy!

Sílvia Carvalho

domingo, junho 21, 2009

Comprimido de técnica vocal - 1



Erica Lane é uma jovem cantora e maestrina norte-americana. No expert village tem uma série de curtos vídeos ( este tem pouco mais de 2 minutos) nos quais dá uma série de dicas sobre técnica vocal, que vão desde a postura, à respiração ou mesmo à própria emissão do som. Algumas coisas já sabemos, mas nem sempre pomos em prática; outras, nunca é demais relembrar.
Há dias, conversávamos sobre a necessidade de sermos mais expressivas, não só musicalmente mas também facialmente, melhorando a nossa comunicação e empatia com o público. Vejamos as dicas da Erica sobre o assunto...

sábado, junho 20, 2009

Music and Dance Summer School

O Music and Dance Summer School 2009 irá reeditar o Estágio que ocorreu no ano passado e que voltou a superar todas as expectativas, quer por parte dos participantes quer por parte dos ouvintes que marcaram presença nos Concertos finais, não só na Igreja de Valada, mas também no Largo do Seminário em Santarém e no Centro Cutural do Cartaxo.



O Estágio deste ano, à semelhança do ano passado, irá consistir numa formação destinada a jovens músicos e bailarinos de todas as instituições musicais do país. O seu principal objectivo é incrementar a qualidade da aprendizagem dos jovens, estimular o seu interesse pela música erudita e dança clássica responder de forma inequívoca aos desafios da sociedade de informação e do conhecimento.

O Music and Dance Summer School 2009 irá decorrer de 17 a 31 de Julho na cidade de Santarém em regime interno para os participantes de Orquestra e Dança. Aproveitando a calma da capital do Gótico os participantes aproveitam para explorarem novas sonoridades e utilizam de forma útil o seu tempo de férias académicas. Este ano vamos acrescentar mais uma Classe: MUSICAL.

Contamos para este ano 16 WORKSHOPS para a Classe de Orquestra, Dança clássica e Musical!

Mais informações aqui.
Procurem lá bem nos professores, a ver se encontram alguém conhecido. :)

sexta-feira, junho 19, 2009

Não vale a pena...


Belgais deve fechar no final do mês...




“Não vale a pena. Afinal a minha mãe tinha razão”. Este é o desabafo de Joana Pires, no momento em que, perante alguns jornalistas, assume a extinção da Associação Belgais. Diz não poder, nem querer, prever o futuro, mas já pediu uma Assembleia Geral, para o final do mês, altura em que os associados vão dizer de sua justiça. E o terminar da Associação parece ser o resultado mais óbvio e, para ela, o único. Estas declarações surgem na sequência do arresto de bens, decretado pelo Tribunal de Trabalho, junto da Escola do Primeiro Ciclo da Mata, no concelho de Castelo Branco, local onde a Associação desenvolvia um projecto educativo de ensino artístico. E perante isto, Joana Pires, presidente da associação, não tem pejo em dizer que a escola vai fechar. “Estamos a passar por dificuldades que nunca passámos. Estamos a pensar, ainda não sabemos, mas provavelmente vamos ter que fechar a escola”, refere.
O resto da notícia, aqui.

Que dizer destas situações? Mais um projecto de ensino artístico que fica pelo caminho... Só conheço o projecto pelo que ía lendo na imprensa, mas parecia-me um sonho. Crianças das aldeias em contacto com Grandes Músicos e Grande Música. Mas, enfim, não é um banco...


A Armanda é de lá perto, qual será a sua opinião sobre o assunto?

quinta-feira, junho 18, 2009

Marcha Radetzky Op. 228 - versão chinesa



Interessante versão deste "Greatest Hit". Vale a pena apreciar os instrumentos tradicionais, bem como os trajes.

quarta-feira, junho 17, 2009

Aniversários

Igor Stravinsky, compositor, pianista, maestro e ensaísta, nasceu em 1882. Filho do Baixo principal da Ópera de S. Petersburgo, teve as primeiras lições de piano em casa, aos 10 anos; mais tarde, foi aluno de Rimski-Korsakov. As suas primeiras obras datam de 1905. Em 1909, duas obras suas foram escutadas por Diaguilev, fundador dos famosos Ballets Russes, que o convidou a compôr um bailado sobre a lenda do Pássaro de Fogo (1910). O sucesso desta obra tornou-o mundialmente reconhecido. Seguiram-se Petrouschka (1911) e A Sagração da Primavera (1913). A estreia desta, causou escândalo em Paris, não apenas pelo carácter revolucionário da música, como também pela coreografia de Nijinsky. O tumulto na sala era tal que os bailarinos não conseguiam ouvir a música; havia apupos e insultos, simultaneamente, dos que acusavam e defendiam Stravinsky (Ravel era um dos que, de pé, gritava, furioso, que os delatores não passavam de ignorantes que nada entendiam de música). A História do Soldado (1918) finaliza este Período Russo. Com Pulcinella (1919-20), inicia-se o Período Neo-Clássico, em que Stravinsky recria o espírito do século XVIII, mas com um sentido rítmico e harmónico do século XX. Na sua última fase de composição experimenta o serialismo da 2ª Escola de Viena, nas obras Canticum Sacrum (1955), Threni (1958) ou no bailado Agon (1956-57).
Relacionou-se com os maiores vultos da cultura da 1ª metade do século como, Debussy, Ravel, Diaguilev, Nijinsky, Fokine, Jean Coctaeu, Auden, Dylan Thomas, Kandinsky e Picasso que realizou um seu retrato, que podemos ver aqui.
Cidadão francês a partir de 1934, naturalizou-se americano em 1945. Faleceu em Nova Iorque em 1971.

Aqui deixamos uma recriação da coreografia de Nijinsky para A Sagração da Primavera. Quem quiser ver o próprio Stravinsky a dirigir o seu Pássaro de Fogo, basta clicar aqui.



terça-feira, junho 16, 2009

O Ciro daqui a dez anos?



Apesar dos argumentos sobre a adequação (ou a falta dela) deste tipo de repertório à faixa etária dos cantores e sobretudo, à sua maturidade vocal e mau grado a evidência de algum esforço vocal, não deixa (acho eu!) de ser impressionante...
Eduardo?...

segunda-feira, junho 15, 2009

Aniversários

Edvard Hagerup Grieg nasceu em Bergen, na Noruega, a 15 deJunho de 1843. Como outros grandes compositores, Edvard Grieg demonstrou, desde muito novo, um excepcional talento musical. Começou a sua aprendizagem com a mãe, sobretudo no piano, aos seis anos de idade. Na adolescência, foi influenciado por Mozart, Weber e Chopin. Suas primeiras composições datam de 1857.
Estudou no conservatório de Leipzig. Porém, Edvard Grieg sentia-se insatisfeito com o que aprendera. Em 1863 parte para Copenhaga para estudar com o maior representante da música escandinava. Em 1864, após conhecer o nacionalista norueguês Rikard Nordraak, compositor do atual hino nacional da Noruega, seguiu uma nova corrente estilística de inspiração folclórica. As fontes folclóricas norueguesas passaram a ser parte essencial de sua obra, acabando Grieg por se tornar no mais forte expoente da cultura musical escandinava. Falece em sua cidade natal, Bergen, em 4 de Setembro de 1907, em consequência de uma doença pulmonar que o acompanhou desde a juventude.
As suas peças mais conhecidas são a suite sinfónica Holberg, o concerto para piano e a suite Peer Gynt.




Encontrei no Tubo, esta belíssima Ave Maris Stella. Belíssima também, a qualidade vocal do coro. O timbre é maravilhoso, o som super descontraído (parece tão fácil!)e reparem só na forma como os miudos mantêm a abertura da boca como nós sabemos que devemos fazer mas...
Para quem tiver tempo, vale a pena ouvir também a Canção de Solveig e, para quem julgar que nunca ouviu falar de Grieg, o celebérrimo "In the hall of the mountain king" da Suite Peer Gynt.

domingo, junho 14, 2009

Favoritos - 38 **



Aqui vão mais duas para o "berloque" e estas fizeram-me mesmo arrepiar, até porque quem vê os filmes, passa a juntar ao gosto pelas músicas, também uma imagem emocional. Se puderem vejam os filmes.
Jokas
Helena Matias

sábado, junho 13, 2009

Em primeira mão...





















... e em exclusivo para o Blogue do CCS, as primeiras fotos do evento. Aos pombinhos, desejamos, vindo bem lá do fundo, as maiores...

FELICIDADES!!!

Comunicado de última hora:
"Os nossos agradecimentos a todas as meninas e ao chefe por terem cantado, à Guida, ao Miguel Matos e ao Miguel Conceição. Sem vocês não teria sido tão bonito! Muito, muito obrigada por tudo! Foi um dia espectacular!
Beijinhos"
Raquel e Eurico


Um coro incompleto...



Por motivos que não sei explicar, mas que certamente têm a ver com o estado menos saudável da máquina fotográfica (cala-te mi_!), as outras fotos tiradas neste momento, em que apareciam a Guida, o Raul e o organista (cuja participação, para que conste, apreciamos bastante) Miguel Matos, sumiram-se... :((
Contando com as pessoas que acabei de referir, fomos nós que cantámos, com imenso prazer e emoção, no casamento da nossa Raquel e do Eurico.

quinta-feira, junho 11, 2009

Carlos Seixas

Nasceu em Coimbra, em 11 de Junho de 1704, veio com 16 anos para Lisboa e aqui morreu em 25 de Agosto de 1742. Foi um brilhante improvisador e as cerca de 150 composições da sua autoria que chegaram até nós - tocatas, minuetes, fugas, peças religiosas - colocam-no entre os maiores compositores portugueses, nomeadamente no domínio da música de tecla. Da sua arte refinada se diz que o célebre italiano Domenico Scarlatti, quando esteve em Portugal como mestre de música dos filhos do Rei João V, afirmou, após ouvir Carlos Seixas, que " ele (Seixas) é que me pode dar lições" e "é dos maiores mestres que tenho ouvido".
Infelizmente, grande parte da sua obra perdeu-se no terramoto de 1755.
Aqui fica um belo exemplo da sua música, o Concerto em Lá M para Cravo e Orquestra.