quarta-feira, junho 30, 2010

Que maravilha...



Sempre que deparo, no youtube, com um coro deste gabarito, faço questão de partilhar... que maravilha! Trata-se do Coro de Cantores da Universidade de Utah. O timbre do coro é magnífico, sendo de realçar a qualidade das vozes masculinas: não é frequente encontrar-se um coro com tenores e baixos com vozes tão belas!
Estou completamente assoberbada...
Quanto à peça, trata-se de um Salve Regina de Josep Vila i Casanas, um compositor catalão nascido em 1966 que recebeu já inúmeros prémios de composição por peças escritas para Coro Infantil.

terça-feira, junho 29, 2010

A Diva e o Beatboxer




Ora aqui está um vídeo curioso; mostra e compara o funcionamento da língua e do palato mole de uma Diva (soprano lírica) com um beatboxer. Não aconselhável a pessoas com estômago sensível... :)

O vídeo foi apresentado na sessão "Sounds and Visions" nas Scientific Sessions da International Society for Magnetic Resonance in Medicine , em Maio de 2006 em Seattle.

domingo, junho 27, 2010

The Full Monteverdi


Claudio Monteverdi (1567-1643) foi um dos mais notáveis compositores da transição do séc. XVI para o XVII. A sua excelência revelou-se , em grande parte nos inúmeros madrigais que escreveu, ao longo de 40 anos, tendo atravessado uma grande diversidade estilística desde o primeiro livro de madrigais publicado até ao oitavo (houve ainda um nono, publicado postumamente).
Neste vídeo podemos ver uma encenação moderna do madrigal Ah! Dolente partita!, retirado do filme The Full Monteverdi, sobre o qual poderão encontrar mais informações aqui.

Eu sou particularmente suspeita, porque os madrigais de Monteverdi se encontram no topo dos topos das minhas preferências musicais, mas um arrepio percorreu a minha espinha de alto a baixo ao ver e ouvir este vídeo...

Falta ainda referir que o ensemble em causa é o Fagiolini.

sábado, junho 26, 2010

30 Anos, 30 Coros


GRUPO CORAL DA PORTELA, Loures
Paula Coimbra, Direcção


CORO DE CÂMARA OUTROS CANTOS, Lisboa
Jorge Afonso, Direcção


CORO DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA
Jorge Carvalho Alves, Direcção


26 de Junho de 2010, 21h30

Salão Nobre dos Paços do Concelho

sexta-feira, junho 25, 2010

Porque hoje é dia de jogo...



Tenho pena de não entender alemão, pois pelas caras de riso deles dever ser divertido... Não deixem de ouvir o Bolero de Ravel tocado (não sei se o termo correcto é tocado) em... vuvuzela...

quinta-feira, junho 24, 2010

Tenores di Bitti



Recebi por e-mail e resolvi partilhar. Trata-se dos "Tenore di Bitti", um quarteto vocal masculino que interpreta música tradicional da Sardenha. Este canto polifónico de tradição oral, remonta até 3000 A.C.
A colocação de voz é muito estranha, mas o efeito produzido pela sobreposição das várias camadas, que vão "subindo" ou "descendo" é extremamente interessante...

terça-feira, junho 22, 2010

Tigelafone

video



Há dias, numa Acção de Formação, reencontrei uma antiga colega de curso, a Maria João Magno: pianista, compositora e uma daquelas pessoas para quem tudo parece ser um pretexto para expressar a sua criatividade. Disse-me logo, com os olhos a brilhar, que tinha descoberto uma pequena maravilha. Chegada a casa, fui espreitar o seu site, este mesmo. Foi aqui que encontrei esta pequena delícia: da_mulher, composto, cantado e tocado pela Maria João com... tigelas e espetos de madeira! Ah... e não deixem de ler a história do Tigelafone: outra pérola!

domingo, junho 20, 2010

As Bodas da Melra



Hoje é um dos dias mais felizes de uma das coralistas do CCS. Aos pombinhos desejamos uma vida em comum repleta de bons momentos, alegria e claro, muita música!
Felicidades!!

sexta-feira, junho 18, 2010

José Saramago (1922-2010)


Quando Joana Carda riscou o chão com a vara de negrilho, todos os cães de Cerbère começaram a ladrar, lançando em pânico e terror os habitantes, pois desde os tempos mais antigos se acreditava que, ladrando ali animais caninos que sempre tinham sido mudos, estaria o mundo universal próximo de extinguir-se.



Assim começa Jangada de Pedra, um dos meus favoritos de Saramago.
Desafio-vos a indicarem o vosso...

terça-feira, junho 15, 2010

Taças tibetanas em vídeo

O concerto anunciado no post anterior a este despertou-me a curiosidade, pelo que fui pesquisar. Não encontrei nenhum vídeo da referida terapeuta, mas, aparentemente, o concerto terá sido semelhante ao que aqui se pode ver... místico...

quinta-feira, junho 10, 2010

Concerto de Taças Tibetanas

Taças Tibetanas

Tenho imensa pena de não poder ir, deve ser muito místico!

terça-feira, junho 08, 2010

A vida continua aos 80


Janey Cutler. Mãe de sete filhos, avó de 13 netos e bisavó de 4. Aos oitenta anos, insiste em aproveitar o que a vida lhe proporciona. Para além da voz que ainda tem com esta idade, é sobretudo a sua coragem e alegria de viver que me impressionam.
O vídeo está disponível aqui.

quinta-feira, junho 03, 2010

Quem alinha?


Não há desculpas para não alinhar nisto, a não ser a preguiça: uma excelente forma de praticar exercício físico, ao ar livre, à beira-rio e com um tempo maravilhoso. Para além do mais é de borla e as aulas são excelentes! Toca a aparecer!!

quarta-feira, junho 02, 2010

CIS nos Açores

O Coral Infantil de Setúbal vai estar esta semana nos Açores a convite do Conservatório Regional de Ponta Delgada.
O Coral Infantil de Setúbal parte amanhã para Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel, Açores. O coral desloca-se a convite do Conservatório Regional de Ponta Delgada, cujo coro se deslocou a Setúbal em 2008.
As crianças e jovens que constituem o Coral Infantil de Setúbal, que em 2008 acolheram os jovens açorianos, ficarão agora alojados em casa dos colegas açorianos. O entusiasmo e a expectativa em torno desta deslocação são enormes, já que, em muitos casos, esta será a primeira vez que alguns coralistas ficam longe de casa.

O Coral Infantil de Setúbal continua a desenvolver um trabalho que orgulha a cidade e a proporcionar aos seus jovens coralistas experiências musicais -e não só - certamente inolvidáveis. Estão de parabéns!
O resto da notícia no jornal Setubalense.

terça-feira, junho 01, 2010

Dia Mundial da Criança



Quem tem crianças pequenas sabe como é difícil encontrar música que tenha qualidade e que seja apelativa para os miudos. A "canção dos sapos" é, sem dúvida, um excelente exemplo disso: uma bela melodia, um magnífico arranjo, uma belíssima orquestração e um vídeo delicioso.
A recordar e a mostrar aos filhotes - quem ainda não o fez.