quinta-feira, janeiro 28, 2010

No início era o Canto Coral



Dança de Cogul - Imagem encontrada em Cogul, Espanha.
Ninguém pode afirmar com exatidão quando o canto coral teve início.
O que se tem são registos que nos fazem supor a sua antiguidade. Um dos mais antigos encontra-se na Caverna de Cogul, em Espanha, datando do período Neolítico. Essa imagem nos faz crer que existia canto e dança coletivos já na Pré-História e ainda que de maneira muito rudimentar o canto coral estava presente.

A fonte é a Wikipédia, e o rigor científico do artigo, discutível, mas não deixa de ser curioso. Só não percebo... onde é que estava o piano?...

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Bobby McFerrin on The Sing-Off



Como referiu o comentador Anónimo, o The Sing-Off é uma competição para grupos a-capella da NBC. Descobri, nos vídeos relacionados do Youtube, que o Bobby passou por lá. E... bem, qualquer pretexto é bom para mostrar um vídeo com ele... não é, Melra?

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Guilty Pleasure



O simpático Anónimo que nos tem vindo visitar ultimamente, deixou uma sugestão na caixa de comentários que resolvemos publicar. Aqui fica o seu texto:

Bem na senda dos meus últimos comentários, e creio que andam à procura de uma nova identidade, cá está um coro bem sucedido por outras paragens onde poderiam tirar algumas ideias.
Seria proveitoso analisarem esse vídeo. É uma abordagem diferente e um tipo de repertório que raramente (pelo que me posso aperceber) vocês fazem!


Não sei se andamos propriamente à procura de uma nova identidade, mas penso que conhecer o que se faz mundo fora, na nossa área, melhor, pior ou simplesmente diferente é sempre útil. Acho curioso que o comentador faça esta sugestão e a relacione connosco! Está tão distante de nós, quer ao nível do repertório, quer da imagem, quer do objectivo (o deste agrupamento será mais ao nível do entretenimento, digo eu!). Julgo que percebo o alcance da sugestão, e não tendo nada contra a existência e sucesso deste tipo de agrupamentos mais "comercial", julgo que não é este o nosso caminho. Que dizem as minhas colegas?
Obrigada ao comentador Anónimo (preferia um nome!) pela sua participação, é estimulante!

domingo, janeiro 24, 2010

30 Anos, 30 Coros - as fotos

E aqui estão as fotos do concerto de ontem, por ordem de apresentação:


Coro de Câmara de Setúbal
Piano: Nuno Batoca
Direcção: Raul Avelãs


Coro Polifónico de Almada
Direcção: João Banco

Coro Leal da Câmara
Direcção: Humberto Castanheira
Pessoalmente, gostei imenso do concerto de ontem. Nunca tinha cantado no Museu do Trabalho, e a acústica é realmente fantástica, bem como o próprio ambiente em si. O nível dos outros coros era bastante bom, o que só nos pode deixar satisfeitos.
Parabéns ao Coral Infantil de Setúbal pela iniciativa, que nos proporciona a possibilidade de ouvir coros oriundos de todo o país. Esperamos poder estar presentes nos próximos!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

30 Anos, 30 Coros


CORO DE CÂMARA DE SETÚBAL
Nuno Batoca, Piano
Raul Avelãs, Direcção

CORO POLIFÓNICO DE ALMADA
João Baptista Branco, Direcção

CORO LEAL DA CÂMARA
Humberto Castanheira, Direcção
Museu do Trabalho Michel Giacometti
Sábado, 23 de Janeiro - 21h30
Entrada Livre
(Organização Coral Infantil de Setúbal e CMS)

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Deambulações

video


Deambulações, cd de estreia de Jorge Moniz, baterista, compositor e professor no Conservatório Regional de Setúbal. Neste trabalho, Moniz alia o jazz, à música tradicional portuguesa, à música de raíz mediterrânica, ao drum n' bass, numa música sem preconceitos nem fronteiras. Participação do guitarrista Mário Delgado, do pianista Júlio Resende, dos contrabaixistas João Custódio e Carlos Barreto e ainda do trompetista Hugo Alves, além do próprio Jorge Moniz na bateria.
Nós já ouvimos (várias vezes) este belíssimo trabalho e garantimos que vale bem a pena escutá-lo com muita atenção. Aliás, a crítica tem sido unânime nos elogios.
Os interssados poderão encomendar o cd aqui. Para abrir o apetite, e com a devida autorização do autor, aqui deixamos o primeiro tema, Tralhoada, construído a partir de uma recolha realizda no Alentejo, por Michel Giacometti.

Uma proposta de farda...

video



E aqui está. Terminaram as discussões "de calças ou de saia", "de mangas ou de alcinha", "com ou sem echarpe" e "o preto é muito carregado".
A solução mais óbvia.
O ovo de Colombo.
:D
(Vídeo para maiores de 18)

sábado, janeiro 16, 2010

Assobiando...



Independentemente de todas as considerações que se possam tecer sobre este tipo de actuações e do seu interesse artístico ou pedagógico, é INEGÁVEL que esta menina possui competências musicais verdadeiramente assombrosas!
(Obrigada Pedro O. :) )

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Cantamus



And now for something completely different... Gostaria de auscultar as vossas opiniões antes de emitir a minha própria... que se vos apraz dizer sobre este coro feminino britânico que vem designado como "Outstanding British Girls Choir" ou "highly acclaimed Cantamus girls choir "? E que dizer da imagem ultra-super-mega-se calhar não por acaso-cuidada deste Cantamus?
E já agora, se colocarmos este coro e o Pro Musica Girls Choir num continuum, onde se situa o CCS? Mais perto de quem? Refiro-me claro, não à qualidade vocal e artística, mas à opção estética musical...

domingo, janeiro 10, 2010

Tico tico em Berlim



Ora aqui está como uma orquestra com o peso e o prestígio da Filarmónica de Berlim também sabe divertir-se. Já para não falar do maestro Daniel Barenboim, cuja grandeza permite que o seu "salero" sul-americano e sentido de humor prevaleçam sobre quaisquer pretensões.

sábado, janeiro 09, 2010

Cânone do Caranguejo



Encontrei, por mero acaso, este vídeo no youtube, que me parece genial! A animação descreve o conhecido Cânone da obra "Oferenda Musical" - também denoninado Cânone do Caranguejo- permitindo visualizar uma sequência melódica a ser tocada do início para o fim, do fim para o início e simultaneamente do inicio para o fim e do fim para o início! Eu disse genial; mas claro, bem longe da genialidade de Bach, que recorreu apenas ao seu cérebro para compor esta - e outras - Obras (com "O" maiúsculo propositado).

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Concerto de Comemoração do 257ª aniv. de Luísa Todi

No dia do 257.º aniversário do nascimento da cantora lírica setubalense, a Câmara Municipal promove um espectáculo, a cargo do Coral Luísa Todi, dirigido por Gisela Sequeira, e do seu novo coro infantil, conduzido por Ana Gato, concerto do ciclo “Música nos Paços”.
O concerto, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, terá lugar noSalão Nobre dos Paços do Concelho pelas 21h30.

terça-feira, janeiro 05, 2010

Pro Musica Girls Choir



Começamos, a partir de hoje, a lançar uma série de posts com vídeos de actuações de Coros Femininos from around the world. Seria interessante analisar estas actuações com um olhar crítico, encontrando pontos de convergência ou de divergência com o nosso próprio coro, a vários níveis:
- Disposição em palco ( em U? duas filas? entremeadas? espaçadas?)
- Postura em palco (com ou sem estante? onde é que eu ponho as mãos???)
- Relação com o público (expressões faciais mais sérias ou mais descontraídas? interacção com a audiência?)
- Qualidade vocal e estética de som
- Repertório (mais Erudito? Popular? Jazzístico? Moderno? Pop?)
E claro...
- ...a Roupa, Farda, Traje, Farpela, chamem-lhe o que quiserem!!!
Contamos com as vossas contribuições, que é como quem diz, quando virem uma roupa de que gostem digam ;) ...
Começamos com um Coro de enorme qualidade, ou não fosse oriundo da Hungria, Pro Musica Girls Choir, sob direcção de Denes Szabo. Esta actuação, de uma peça belíssima - Ave Maria de Franz Biebl - tem imensos pormenores interessantíssimos de notar... descubram-nos...

domingo, janeiro 03, 2010

CCS na Missa Igreja da Anunciada








Tendo em conta um pianista que adoeceu subitamente na véspera da participação do CCS nesta Missa (continuação de melhoras, Nuno), a sua substituição mesmo em cima da hora pelo organista António Laertes (a quem muito agradecemos pela pronta disponibilidade!), umas quantas coralistas que iam sendo engolidas pelo que parecia o dilúvio de Noé e uma mesmo que não conseguiu sair de casa, acho que se pode dizer que correu bastante bem!

sábado, janeiro 02, 2010

CCS na Rádio Renascença



Amanhã, dia 3 de Janeiro de 2010, o CCS irá participar na missa
celebrada na Igreja da Anunciada, em Setúbal, presidida pelo Padre Miguel Alves.
A missa será transmitida em directo pela Rádio Renascença, às 11h.

sexta-feira, janeiro 01, 2010

Feliz Ano Novo!!!





O CCS deseja a todos um excelente 2010, cheio de concertos e de boa música!!!