terça-feira, outubro 06, 2009

2º Festival de Coros de Sintra em imagens - 1

Coro de Câmara de Setúbal, Portugal

Coral Allegro, Portugal

Coro Lira, Roménia



Spiritual Ensemble, Itália




Coro Arad, Israel

Estas fotos foram tiradas no Concerto inserido no 2º Festival de Coros de Sintra, realizado no Palácio de Queluz no dia 2 de Outubro de 2009. Desafiamos todos quantos assistiram ao concerto a darem a sua opinião sobre os pontos fortes e fracos da actuação de cada coro.


5 comentários:

Ana Cláudia disse...

Pronto, eu começo. A mim impressionou-me, mais uma vez, o coro da Roménia. Impressiona-me a qualidade vocal, o timbre versus idade das coralistas. Impressionou-me também, especialmente no concerto realizado na igreja, o empenho e concentração de todas. Claramente, estão ali para cantar e por amor à música.
Quanto aos coros de Israel e de Itália, achei que eram a mesma coisa... com a diferença do de Israle ser mais genuíno. E não gosto de Karaokes, muito menos ao vivo...

Pianoman disse...

pois. Eu concordo em absoluto contigo, realçando que achei que o Coro Arad estava algo deslocado no festival, devido ao tipo de repertório que fez. Como disse ao Raul, era como se tivéssemos convidado um grupo de cantares alentejanos para participar.

Quanto ao coro Lira, penso exactamente o mesmo. A afinação era impressionante, a atitude (como te disse) e a capacidade de mudar de dinâmica sem prejudicar a afinação. Pena são as entradas (e algumas saídas...).

Na questão do "Karaoke" também tenho a mesma opinião. Não faz sentido, ainda para mais tendo um pianista com capacidade de improvisação. Não percebi a razão.
Eu comparo um pouco a questão dos "karaokes" com o playback. Odeio. O karaoke para mim é meio-playback.
Acho um absurdo. Imagino sempre alguém no final de um playback a perguntar ao cantor: "então? correu bem?". Pois...

Raul Avelãs disse...

Pois, eu concordo em absoluto com o que já foi dito.
Já no ano passado as romenas me haviam impressionado. Este ano, achei que estiveram melhor no Palácio que na igreja, mas por causa do repertório; o repertório sacro era muito mais exigente e aí a afinação esteve longe de ser perfeita. No entanto, concordo com o que a Cláudia disse: a concentração, o empenho e o amor pela música são por demais evidentes.
Quanto ao resto, sinceramente, não gostei...

Raul Avelãs disse...

Já agora, relativamente aos nossos concertos, foram ambos muito bons, principalmente o da igreja. Aí, conseguimos um ambiente muito bom, com momentos fantásticos!
Apesar do ruído exterior, conseguimos sempre manter a concentração em alta.
Como disse o nuno no final, soube a pouco, apetecia mais...
E algo que não tive a oportunidade de partilhar convosco: no final um senhor inglês veio ter comigo a agradecer pelo nosso concerto, que tinha sido "magnífico e muito inspirador"...

Pianoman disse...

e também um casal da costa de caparica como vos disse na altura. Vieram de propósito para nos ver e fizeram-vos grandes elogios.
Eles em tempos foram coralistas (penso que perto de Setúbal), daí o interesse particular na música coral.
Foi curioso porque no final do concerto, muito desanimados, perguntaram-me porque é que o CCS não tinha cantado...
Isto deve ter sido porque faltou um outro coro. Obviamente, eu lá expliquei que nós (vocês) eram o CCS.
Já agora, em relação a esse concerto: foi o concerto com o período antecedente mais estressante que tive com vocês. Alguns saberão porquê. Nunca pensei sequer conseguir tocar alguma coisa de jeito naquela altura. No entanto, como disse ao Raul e à Ana Costa, o concerto teve momentos muito saborosos e realmente soube a pouco. Agradeço-vos mais uma vez por isso.