sábado, outubro 10, 2009

1º Concerto de Música Coral Portuguesa em Moscovo


O primeiro concerto de música coral portuguesa na capital russa, realizado este fim-de-semana, esgotou a Sala Rakhmaninov do Conservatório de Moscovo, um dos melhores palcos musicais de Moscovo.
Num evento organizado pelo Instituto Camões, o Coro de Câmara ‘Academia’ (da Academia Russa de Música Gnessin), cujo director artístico é Tatiana Malicheva, interpretou, sob a direcção do maestro português João Tiago Santos, obras de compositores portugueses do século XVI ao século XX: Duarte Lobo, Lopes Morago, Rodrigues Esteves, Claudio Carneyro, Joly Braga Santos, Fernando Lopes Graça e Eurico Carrapatoso.
Após o concerto, o maestro João Tiago Santos não escondia a satisfação pela grande adesão do público russo à música coral portuguesa, pouco conhecida naquele país.
«Como já tem acontecido em ocasiões anteriores, os músicos russos, num primeiro contacto, mostram uma certa desconfiança em relação ao nosso repertório. Mas ao longo dos ensaios, essa desconfiança foi-se transformando em empatia e, no concerto, o coro interpretou a nossa música com grande entusiasmo», declarou à Lusa, por telefone, o maestro português.
«Acima de tudo, penso que conseguimos transmitir ao público moscovita o espírito da nossa música», acrescentou.
Segundo João Mendonça, leitor do Instituto Camões na Rússia, o concerto insere-se na política que tem sido seguida por aquela instituição, de divulgação da cultura portuguesa.
«Deste modo, alcança-se o objectivo ambicioso de ver a execução do nosso repertório alargada a outros coros. Para além do mais, a descoberta do património coral português suscitou tal curiosidade no seio dos músicos que se planeia ministrar um seminário de história da música portuguesa na Academia Russa de Música Gnesin», acrescentou.
João Tiago Santos, bolseiro do Instituto Camões, é aluno finalista em Direcção de Orquestra no Conservatório de São Petersburgo, na classe do maestro Vassili Sinaiski. Participou em masterclasses com Kurt Masur, Jorma Panula e Osvaldo Ferreira.
Apresenta-se em concertos em várias cidades da Rússia e do Brasil. Dirigiu a Orquestra Sinfónica Kapella de S. Petersburgo, a Filarmónica de Tomsk (Sibéria) e as orquestras sinfónicas dos festivais de Campos do Jordão e Curitiba.
Enquanto maestro de ópera, dirigiu, em São Petersburgo, Cosi fan tutte, de Mozart, e Evgueni Oneguin, de Tchaikovski .

Notícia recolhida aqui.

Sem comentários: