quinta-feira, abril 09, 2009

Aniversários

Giovanni Pierluigi da Palestrina
Este post é um pretexto para falarmos neste compositor pois não há certezas sequer quanto ao ano em que nasceu, quanto mais ao dia, mas a importância de Palestrina justifica esta eventual imprecisão... Palestrina terá nascido em 1524 ou 1525. Como era hábito no Renascimento, o seu nome refere a sua cidade de origem Palestrina, perto de Roma. Compôs essencialmente música religiosa, embora também tenha escrito madrigais. A sua obra mais famosa é a Missa Papae Marcelli, para 6 vozes, dedicada ao Papa Marcelo II, cujo papado durou apenas 22 dias. A lenda conta que terá sido esta missa a convencer os participantes do Concílio de Trento a não abolirem o uso da música das celebrações litúrgicas, como alegadamente estaria a ser discutido. Não há, no entanto, qualquer verdade histórica nesta lenda. O estilo de escrita clara, flutuante de Palestrina tornou-se na principal referência da música sacra renascentista.
Deixamos aqui um exemplo da sua música, interpretada pelos The Tallis Scholars dirigidos por Peter Phillips.

4 comentários:

Ana Cláudia disse...

Estou tentada a crer que quando Palestrina compunha as suas missas, ouvia na sua cabeça um coro que soava justamente assim... simplesmente perfeito!...

Silvia disse...

Que coincidência, estou a ouvir "The Sixteen" no youtube e ia agora ouvir estes "Tallis Scholars" que aparece como video relacionado! Leembrei-me de vir ao berloque nos entretantos e deparo com o video aqui!
Bem haja o vosso regresso!

Ana Cláudia disse...

Não há coincidências... eheh..

Silvia disse...

Este berloque até me lê os pensamentos...