terça-feira, setembro 28, 2010

Que desassossego!...



Vai estrear, agora em Outubro, o "Filme do Desassossego" de João Botelho (mais informações, aqui). Da banda sonora do filme consta a ópera “Marcha fúnebre para o rei Luís Segundo da Baviera”, de Eurico Carrapatoso, interpretada pela Sinfonietta de Lisboa e pelo Coro Ricercare, que penso ser o coro que se vê neste pequeno trailer. São solistas da ópera as excelentes Angélica Neto e Elsa Cortez.

Mas julgo ainda vislumbrar uma silhueta conhecida logo nos primeiros segundos, não será?...

domingo, setembro 26, 2010

Sê-lo e parecê-lo?...


Um artigo do Guardian descreve um estudo efectuado por Noola Griffiths no âmbito da Psicologia da Música. No estudo, quatro jovens violinistas foram filmadas a tocar com diferentes roupas: roupa de concerto, calças de ganga e de clubbing dress, que, pelo que entendi, será um vestido de sair à noite (digamos que... menos sóbrio). Foram ainda filmadas a tocar no escuro.
Todas as violinistas eram estudantes de música de topo, escolhidas pelas suas parecenças físicas: todas eram europeias, com a mesma idade, peso, altura e comprimento do pé (?). Foram, inclusivamente, todas consideradas igualmente atraentes por um programa de computador, o MBA California facial mask que analisa e atribui um valor ao rosto!
Mais ainda, todas as filmagens foram feitas sobrepondo a mesma interpretação audio, para que não houvesse discrepâncias.
Depois, colocaram 30 músicos a observar e pontuar os diferentes vídeos. Adivinhem os resultados...
Os vídeos em que as violinistas tocavam com roupa de concerto foram os que obtiveram a pontuação mais elevada, apesar de a interpretação ser RIGOROSAMENTE a mesma em todos os vídeos...
Apesar de não surpreender ninguém, dá que pensar...
Encontrado aqui.

sexta-feira, setembro 24, 2010

30 Anos, 30 Coros



Museu do Trabalho Michel Giacometti

Sábado, 25 de Setembro de 2010, 21h30


Coro Regina Coeli de Lisboa
Regina Mostardinha, Direcção

Coro do Orfeão de Leiria
Pedro Miguel, Direcção

quinta-feira, setembro 23, 2010

Sons de Almada Velha


Começa este fim-de-semana o 1º Festival Sons de Almada Velha. O Festival conta com a direcção artística de Jenny Silvestre e Susana Silva e incide fundamentalmente sobre a chamada Música Antiga, apresentando alguns dos mais conceituados intérpretes deste género de música no nosso país.
O programa completo pode ser encontrado no sítio do Blogue Bem Temperado, aqui mesmo.

segunda-feira, setembro 13, 2010

ADMISSÃO DE CORALISTAS

image

Estamos a admitir novas coralistas para a próxima temporada. Pretendemos coralistas com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, que partilhem do nosso gosto pela prática coral e que tenham disponibilidade para participar nos ensaios e em apresentações públicas com regularidade. Não exigimos formação musical prévia.

O Coro de Câmara de Setúbal é dirigido pelo maestro Raul Avelãs e conta com a colaboração regular do pianista Nuno Batoca.

Ensaios: 4ªs feiras - 21h15 às 23h15

Local: Club Setubalense

Contactos:

ccsetubal@gmail.com                      Tm - 916127098

domingo, setembro 12, 2010

A canção de Solveig



A primeira vez que vi este vídeo no canal Mezzo fiquei paralisada... não pela beleza desta magnífica canção, que já conhecia, mas pelo belíssimo timbre da cantora, Marita Solberg de seu nome, e pela intensidade da interpretação. Uma maravilha...


Foi então que me deparei com uma outra interpretação, aqui mesmo no Youtube, desta vez com a cantora Mirusia Louwerse sob direcção de André Rieu. André Rieu tem desenvolvido um grande (?) trabalho a levar a música dita erudita às massas. Mas ver e comparar este dois vídeos fez-me formular esta questão... será este trabalho de maquilhagem e de um certo "aligeiramento" (sapos e rãs incluídos) do grande repertório absolutamente imprescindível para que as grandes massas o apreciem?...

sábado, setembro 11, 2010

Rosas para rosas…

rosas2

Hoje fomos cantar num casamento e tivemos direito a rosas….

… e a este pôr-do-sol fantástico!

porsol

quarta-feira, setembro 08, 2010

Parafraseando Beyoncé?...



Aconteceu este ano, nos Proms 2010. Foi estreada, com um retumbante sucesso, a peça Hammered Out do compositor inglês Mark-Anthony Turnage. Aquando da sua apresentação, muitos se aperceberam das evidentes semelhanças entre os três primeiros minutos da peça e a canção Single Ladies da cantora Beyoncé. Mas houve alguém que se lembrou de sobrepor a canção com a peça orquestral e a colagem é de facto... milimétrica.
No vídeo de baixo é possível visualizar a obra completa (são cerca de 13 minutos), sem colagens.

terça-feira, setembro 07, 2010

O Ferrari do Eric



Eric Whitacre, o mesmo compositor que recorreu ao coro virtual já aqui mencionado, encontra-se a trabalhar num novo projecto.
Trata-se de "Light and Gold", um album com obras corais por si compostas e cantadas por um coro profissional sedeado em Londres. De acordo com Eric, dirigir este coro é como guiar um Ferrari. Pelo que se ouve no documentário, e mesmo nunca tendo conduzido um Ferrari, acredito...

sexta-feira, setembro 03, 2010

Quem é que precisa de um coro, mesmo?!

video



O Requiem Light é a última geração de coros virtuais concebido para compositores profissionais. É baseado em técnicas de sampler inovadoras, podendo soar como um verdadeiro coro. Inclui tanto coros mistos (SATB), como grupos de divisi (vozes masculinas/ femininas),ou ainda duas vozes solistas: soprano/ tenor. Permite executar uma enorme diversidade de efeitos, como legato, staccato, sussuros, gritos, clusters entre muitos outros. Clicando no vídeo, é possível ouvir um excerto executado por esse coro virtual.
Encontrado aqui.

Quem precisa de um coro, mesmo?!

quarta-feira, setembro 01, 2010

Day one


ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more




Setembro chegou.
Com ele, o regresso ao trabalho (para muitos de nós), as rotinas, o despertador a horas certas, os horários para cumprir, as correrias habituais... mas também: os ensaios, os concertos, o alegre convívio, as gargalhadas conjuntas, o prazer de fazer música em conjunto!!!

UM EXCELENTE ANO LECTIVO PARA TODOS!!!