domingo, setembro 26, 2010

Sê-lo e parecê-lo?...


Um artigo do Guardian descreve um estudo efectuado por Noola Griffiths no âmbito da Psicologia da Música. No estudo, quatro jovens violinistas foram filmadas a tocar com diferentes roupas: roupa de concerto, calças de ganga e de clubbing dress, que, pelo que entendi, será um vestido de sair à noite (digamos que... menos sóbrio). Foram ainda filmadas a tocar no escuro.
Todas as violinistas eram estudantes de música de topo, escolhidas pelas suas parecenças físicas: todas eram europeias, com a mesma idade, peso, altura e comprimento do pé (?). Foram, inclusivamente, todas consideradas igualmente atraentes por um programa de computador, o MBA California facial mask que analisa e atribui um valor ao rosto!
Mais ainda, todas as filmagens foram feitas sobrepondo a mesma interpretação audio, para que não houvesse discrepâncias.
Depois, colocaram 30 músicos a observar e pontuar os diferentes vídeos. Adivinhem os resultados...
Os vídeos em que as violinistas tocavam com roupa de concerto foram os que obtiveram a pontuação mais elevada, apesar de a interpretação ser RIGOROSAMENTE a mesma em todos os vídeos...
Apesar de não surpreender ninguém, dá que pensar...
Encontrado aqui.

Sem comentários: