segunda-feira, setembro 15, 2008

Manuel Maria Barbosa du Bocage


Manuel Maria Barbosa du Bocage nasceu em Setúbal, no dia 15 de Setembro de 1765 e morreu em Lisboa, no dia 21 de Dezembro de 1805. A sua cidade natal presta-lhe homenagem, dedicando-lhe este dia como Dia da Cidade e Feriado Municipal.




Detalhe da estátua ao Poeta, na Praça do Bocage, em Setúbal. Esculpida por José Carlos dos Reis, foi erigida por subscrição pública e inaugurada a 21 de Dezembro de 1871, no dia em que assinalava o 61º aniversário da sua morte. Na inauguração estiveram presentes, para além dos mais altos dignatários do reino, os maiores vultos das artes, entre os quais, Eça de Queiroz.


Gravura por Joaquim Pedro de Souza, cerca de 1868, buril e água-forte.

Nota de 100 escudos com a efígie de Bocage. Emitida em 1980, manteve-se em circulação durante dez anos, tendo sido retirada em 1990.


"Bocage e as Ninfas" por Fernando Santos (1929), Museu de Setúbal
E aqui fica Primavera Fértil de Vasco Pearce de Aevedo, pelo Coro de Câmara de Setúbal:



Já se afastou de nós o Inverno agreste
envolto nos seus húmidos vapores;
a fértil Primavera, a mãe das flores
O prado ameno de boninas veste:

Varrendo os ares, o subtil nordeste
Os torna azuis; as aves de mil cores
Adejam entre Zéfiros, e Amores,
E toma o fresco Tejo a cor celeste:

Vem, ó Marília, vem lograr comigo
Destes alegres campos a beleza.
Destas copadas árvores o abrigo:

Deixa louvar dar corte a vã grandeza:
Quanto me agrada mais estar contigo
Notando as perfeições da Natureza!

sábado, setembro 13, 2008

Festa das Escolas de Música


Festa das Escolas de Música, no CCB, uma iniciativa do Ministério da Educação. O curioso é que nos sites destas instituições não se consegue aceder ao programa... Mas, como nós somos de uma eficácia nunca antes vista, descobrimos um!!! (Obrigado Miguel!). Para consultá-lo, basta "clicar" no título...

quinta-feira, setembro 11, 2008

Comemorações Bocagianas


Comemorações do 243º Aniversário do Nascimento do Poeta Bocage.
O CCS participará na Tertúlia Bocagiana que terá lugar no Club Setubalense, dia 14, às 21h30.
Para consultar o programa completo das Comemorações, basta "clicar" no título...

terça-feira, setembro 09, 2008

Lembram-se?..


É uma foto do primeiro concerto do coro, há quase cinco anos! Muitas caras ainda estão connosco, e diga-se de passagem, muito bem conservadas! Observe-se ali, mesmo na primeira fila, o Presidente da CMS de então..

domingo, setembro 07, 2008

Nova Temporada

Estamos de regresso para mais uma temporada, a sexta!!!
Os ensaios recomeçarão dia 9, às 21h15, no Club Setubalense. E logo no domingo, 14, também no salão do Club Setubalense, teremos a primeira actuação da nova época, na Tertúlia Bocagiana, que, em véspera de feriado municipal, celebra o 243º aniversário do nascimento do poeta.

Vamos de férias...

A despedida antes das férias, ao contrário da costumeira jantarada, foi este ano feita com um "niquepique" em S. Luis da Serra, que deu para levar as famílias e assim juntar a próxima geração de coralistas do CCS. Pena que não tenha sido possível estar toda a gente...

A próxima geração... (o Hugo, o Jaime, a Teté, a Matilde e o Ciro; faltam na foto a Diana, a Adriana, o Dinis, o Bruno, o Daniel e o Henrique)

Concertos no Convento da Arrábida e na Ig. da Anunciada

A Temporada de concertos acabou com a realização de dois concertos, dedicados à Música Renascentista. O primeiro, aconteceu no dia 12 de Julho, na capela do Convento da Arrábida (que pena que aquele espaço único - ainda por cima aquela capela tem uma acústica ideal para a realização de concertos - não esteja mais acessível... O Convento pertence à Fundação Oriente, que, apesar de disponibilizar visitas mediante uma marcação, não o tem permanentemente aberto ao público, o que é lamentável...). O segundo, realizou-se logo no dia seguinte nos claustros da Ig. da Anunciada.

O CCS no 1º Festival Internacional de Coros de Sintra

O CCS foi convidado a participar no 1º Festival Internacional de Coros de Sintra, organizado pelo Conservatório de Música de Sintra e pelo Coro Leal da Câmara, com quem, aliás, já tinhamos realizado um concerto na Quinta da Regaleira.
Para além dos concertos com os vários coros participantes (Grupo Coral de Queluz, Coral Allegro, Grupo Coral Ars Nova, Coro Lira da Roménia, Coro Leal da Câmara e, obviamente, o CCS), o ponto alto do Festival foi a apresentação, no Centro Cultural Olga Cadaval, do Requiem K626, de W. A. Mozart. Uma experiência inesquecível para quem teve a oportunidade de participar e que compensou sobremaneira o esforço de meio ano de trabalho e duas semanas muito intensas de ensaios com a orquestra.

O cartaz do Concerto...


A Orquestra de Câmara de Sintra e o Maestro Jean Sebastien Bèrau no ensaio de colocação


As nossas meninas nos camarins antes da entrada para o palco. Com sopranos e contraltos destes como é possível termos falta de homens no coro???

E para quem não conhece o Requiem, aqui deixamos o vídeo um dos andamentos, o Ofertorio, numa interpretação de Claudio Abbado à frente da Orquestra Filarmónica de Berlim o do Coro da Rádio Sueca.

Mais um membro para a família!!!


Nasceu em Abril o mais recente membro da família CCS, a Diana, filha da Teresa e nossa ouvinte atenta desde o primeiro dia! As maiores felicidades para ela e para a restante família.

sábado, setembro 06, 2008

O nosso Cd!!!

Inteiramente dedicado à obra de Fernando Lopes-Graça (1906-1994) é composto pelo 2º caderno das Canções Heróicas, para Coro e Piano, e por várias Canções Regionais Portuguesas, para Coro a cappella.
O CD encontra-se à venda, podendo ser adquirido nos nossos concertos ou pedido via e-mail.


A capa...


E a contracapa com a listagem das obras gravadas.

A gravação do Cd

cd
 
 Momento de descontracção durante as gravações do CD
Conventos dos Capuchos, Almada, 10, 11, e 12 de Julho de 2007


Cerimónia de Lançamento do Cd


O maestro Raul Avelãs numa breve alocução sobre a vida e obra de Fernando Lopes-Graça



O nosso pianista Nuno Batoca



O Presidente da Associação Dedicarte, André Areias, a discursar para a audiência



O CCS a actuar durante a cerimónia

sexta-feira, setembro 05, 2008

Voltámos ao Blogue!

Após alguns meses de interregno, estamos de volta ao nosso blogue!

Muita coisa se passou desde o último post, pelo que iremos fazer um flashback dos principais acontecimentos que envolveram o CCS e os seus membros...