quarta-feira, abril 29, 2009
segunda-feira, abril 27, 2009
Asagohan..
Este vídeo é dedicado ao nosso contralto mais apreciador de Sushi do CCS (todos sabem quem é!). Mas também pode ser dedicado ao nosso reforço tenor mais dado às lides da dança (também todos sabem quem é!), reparem só no minuto 2:25 se não vos faz lembrar algo... ;)
Finalmente, um novo Ferrari a prémio (desta vez verde alface) a quem descobrir o significado de Asahogan...
domingo, abril 26, 2009
Canto do Livre
Liberdade é mote escrito
No céu na terra e no mar
Di-lo a fera no seu grito
E a ave cruzando o ar
Di-lo o vento na procela
A vaga que se encapela
E nos espaços a estrela
Em seu contínuo girar
sábado, abril 25, 2009
Hm... Onde é que você estava no 25 de Abril?...
sexta-feira, abril 24, 2009
É já amanhã!!!!
quinta-feira, abril 23, 2009
Setúbal no seu melhor
Ora aí está, o filme sobre Che, esse famoso revolucionário Aregentino. Ainda não tive oportunidade de visitar esse belo país que é a Aregentina. Tenho uma amiga, que tendo nascido em Portugal, viveu durante vários anos na Aregentina. Também tive uma colega Aregentina na Faculdade, mas era só de nome.
Também não é grave, isto é só no Auditório Municipal Charlot, na cidade de Setúbal.
Cara AP, acho a "ultrapassámos", não?... Acredite, é com desgosto e não com júbilo que o constato...
quarta-feira, abril 22, 2009
Hoje é dia da Terra
Hoje é dia da Terra. A Pi, nossa consultora oficial para assuntos relacionados com o ambiente ;)) enviou-nos um link de um blogue a descobrir: para vos deixar curiosos, casa, arte, sapatos carros... Aqui.
E uma última sugestão (ainda Pi dixit): Desçam as escadas a pé, deixem o elevador descansar.
segunda-feira, abril 20, 2009
Coros criativos
Na minha ronda blogosférica diária, encontrei no blogue Fantasia Musical este vídeo. Achei-o extremamente criativo, simples mas eficaz... Realmente o mais difícil é ter boas ideias...
Favoritos - 33*
Esta faz-me chorar! É o lamento mais belo da história! Transmite a dor de amar de uma forma extraordinária!
Helena Matias
domingo, abril 19, 2009
Oops..
"Botox mal aplicado deixou voz da ópera sem poder cantar"
Acho que vamos ter de inserir uma nova cláusula no Regulamento Interno do CCS: não é permitido, a qualquer membro do coro, realizar intervenções cirurgicas de carácter estético que envolvam botox, silicones e afins... ;))
sábado, abril 18, 2009
Concerto pelo Coral Infantil de Setúbal
sexta-feira, abril 17, 2009
Favoritos - 32*
É a melhor interpretação que já vi desta canção. A expressão do Jacques Brel no vídeo diz tudo. Resistam às lágrimas se conseguirem. Eu tenho dificuldade...
Raul Avelãs
quinta-feira, abril 16, 2009
What teachers make...
... surgiu num comentário do Pianoman,(a quem agradecemos) mas merece um post próprio. Como tudo o que, nos dias que correm e Portugal, possa inspirar os professores e lembrar-lhes que vale a pena.
Dia Mundial da Voz
Hoje é o Dia Mundial da Voz!
Relembramos os seus maiores inimigos:
- Tabaco
- Álcool
- Cafeína
- Poluição
- Stresse
- Diferenças de temperatura
- Mudanças de estação do ano
- Bebidas quentes e geladas
- Refluxo gaso-esofágico
- Mau uso e abuso vocal
Cuidados a ter com a voz:
Manter uma voz saudável, requer alguns cuidados diários:
- Hidratação: beba água, em pequenos golos, ao longo do dia, à temperatura natural (2l/dia);
- Faça gargarejos com uma solução salina em água tépida;
- Lave as fossas nasais com soluções aquosas ou vaporizações diárias;
- Reduza a ingestão de bebidas como o álcool, café, bebidas com cafeína, chá preto e bebidas gaseificadas e o consumo de pastilhas à base de menta, que podem provocar desidratação;
- Não fume, evite frequentar ambientes com fumo;
- Evite ambientes com ar condicionado;
- Faça repouso vocal, após o uso prolongado de voz ou uso vocal de intensidade muito forte;
- Utilize uma articulação adequada, velocidade do discurso moderada;
- Evite usar a voz sempre que esteja “constipado”, ou em crises de alergias;
- Reduza o consumo de condimentos na alimentação provocam azia e má digestão;
- Mantenha um estilo de vida saudável.
Informações mais detalhadas no sítio do Dia Mundial da Voz e no sítio dos Médicos de Portugal.
quarta-feira, abril 15, 2009
Especial para as meninas
Elas vão perceber porquê, embora seja mais uma curiosidade do que outra coisa qualquer. Até porque a nossa versão é bem mais bonita... Será que podemos confiar numa sueca a cantar em finlandês para treinar a nossa pronúncia?...
segunda-feira, abril 13, 2009
Votos...
Não, não, não são eleitorais. Até porque esses... bem, isso agora não interessa nada. A todos os professores que cantam no CCS (e ainda são alguns) e também aos que nos acompanham, mesmo aqueles privilegiados que só têm UM aluno de cada vez na sala de aula, desejamos VOTOS de um terceiro período lectivo calmo, tranquilo e pleno de sucesso (real)!
domingo, abril 12, 2009
Páscoa, Bach, a Paixão
Com os votos de uma Feliz Páscoa, aqui deixamos um coral da Paixão Segundo São Mateus de Bach, que o CCS cantou há uns anos atrás. Quem se lembra que se acuse!...
sexta-feira, abril 10, 2009
Favoritos - 31*
...porque tenho dois oboístas cá em casa e demonstraram-me que este instrumento é mesmo especial.
Armanda Patrício
quinta-feira, abril 09, 2009
Aniversários
Este post é um pretexto para falarmos neste compositor pois não há certezas sequer quanto ao ano em que nasceu, quanto mais ao dia, mas a importância de Palestrina justifica esta eventual imprecisão... Palestrina terá nascido em 1524 ou 1525. Como era hábito no Renascimento, o seu nome refere a sua cidade de origem Palestrina, perto de Roma. Compôs essencialmente música religiosa, embora também tenha escrito madrigais. A sua obra mais famosa é a Missa Papae Marcelli, para 6 vozes, dedicada ao Papa Marcelo II, cujo papado durou apenas 22 dias. A lenda conta que terá sido esta missa a convencer os participantes do Concílio de Trento a não abolirem o uso da música das celebrações litúrgicas, como alegadamente estaria a ser discutido. Não há, no entanto, qualquer verdade histórica nesta lenda. O estilo de escrita clara, flutuante de Palestrina tornou-se na principal referência da música sacra renascentista.
Deixamos aqui um exemplo da sua música, interpretada pelos The Tallis Scholars dirigidos por Peter Phillips.
domingo, abril 05, 2009
Blogue de férias
Vamos estar de férias, mais ou menos por aqui. Apesar de todas as nova tecnologias, dos PC's portáteis, das placas de banda larga e das redes wireless, durante quatro dias preferimos estar desligados da World Wide Web para estarmos ligados à Mãe Terra. Se o tempo ajudar, esperamos regressar repletos de fotos de campos floridos e verdejantes para partilhar convosco.
sábado, abril 04, 2009
The Voca People
Foi o mi_ que descobriu no tubo. Custa a crer que não tenha quaisquer efeitos... de qualquer forma está muito bem feito, só me deixa um pouco a sensação de... sim?? e agora, que se segue?... Além de que têm um quê de Oompa Loompa do Charlie and the Chocolate Factory... Lol... O que acham vocês?
sexta-feira, abril 03, 2009
Favoritos 30*
Há assim um punhado de seres, que eu creio sinceramente não serem deste planeta... a Ute é, sem dúvida, um deles (assim como o Bobby e Cecilia). A perfeição,a beleza,a voz, a sensibilidade... e é mãe de três filhos! Já assisti a um concerto dela e foi, sem dúvida, um dos concertos da minha vida. Depois de a ouvir cantar e explorar todos os potenciais da sua voz, é difícil dizer de outra pessoa que canta bem...
Ana Cláudia
quinta-feira, abril 02, 2009
Castratis castrandis
A propósito do Favorito de ontem e dos comentários da Sílvia e do mi_:
Castrato (plural castrati) é um cantor masculino cuja extensão vocal corresponde, grosso modo, à das vozes femininas de soprano, mezzo-soprano, ou contralto. Na realidade, uma das características dos castrati era utrapassar a tessitura dos sopranos no grave e dos contraltos nos agudos.
A castração antes da puberdade impede a libertação para a corrente sanguínea das hormonas sexuais produzidas pelos testículos, as quais provocariam o crescimento normal da laringe masculina (para o dobro do comprimento) entre outras características sexuais secundárias, como o crescimento da barba.Basicamente, os castrati podiam fazer tudo... menos ter filhos.
Quando o jovem castrato chega à idade adulta, o seu corpo desenvolve-se, nomeadamente em termos de capacidade pulmonar e força muscular, mas a sua laringe não. A prática de castração de jovens cantores teve início no século XVI, tendo surgido devido à necessidade de vozes agudas nos coros das igrejas da Europa Ocidental, já que a Igreja Católica Romana não aceitava mulheres no coro das igrejas. Na ópera, esta prática atingiu o seu auge nos séculos XVII e XVIII. O papel do herói era muitas vezes escrito para castrati, como por exemplo nas óperas de Handel. Nos dias de hoje, esses papéis são frequentemente desempenhados por cantoras ou por contratenores. Todavia, a parte composta para castrati de algumas óperas barrocas é de execução tão complexa e difícil que é quase impossível cantá-la.
Muitos rapazes que eram alvo da castração eram crianças órfãs ou abandonadas. Algumas famílias pobres, incapazes de criar a sua prole numerosa, entregavam um filho para ser castrado. Em Nápoles, recebiam a sua instrução em conservatórios pertencentes à Igreja, onde leccionavam músicos de renome. Algumas fontes referem que muitas barbearias napolitanas tinham à entrada um dístico com a indicação "Qui si castrano ragazzi" (Aqui castram-se rapazes).
Em 1870, a prática de castração destinada a este fim foi proibida em Itália, o último país onde ainda era efectuada. Em 1902, o papa Leão XIII proibiu definitivamente a utilização de castrati nos coros das igrejas. O último castrato a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913.
Favoritos 29*
Olá! Deve haver uma grande lista de espera, mas mesmo assim envio o meu favorito 2.
Cena do filme Farinelli, que eu agradeço à Cláudia por me ter emprestado aqui há uns tempos, em que ele canta a famosa ária de Haendel. É uma cena electrizante; esta ária belíssima e um ambiente tão bem recriado, quase dá vontade de termos vivido durante o Barroco.
Sílvia Carvalho